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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estudo do fonema /s/ - exercícios

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Estudo do fonema /s/ - exercícios

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Pontes Lima Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam a diferença entre letra e fonema, identifiquem que o fonema /s/ pode ser representado por mais de uma letra e escrevam as palavras com correção ortográfica.

Materiais necessários: Caça-palavras impresso e dicionários.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem encontrar dificuldades em usar corretamente as letras que representam o fonema /s/ nas palavras trabalhadas e de entender que a grafia de algumas delas pode afetar o sentido.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009.

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em 26 de novembro de 2018.

Tema da Aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles lembram a diferença entre fonema e letra.
  • Explique que as palavras são formadas por sons e a menor unidade do som chama-se fonema.
  • Afirme que as // representam um som e que nesta aula estudarão o som /s/.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • solicite aos alunos que digam palavras que têm o fonema /s/. Escreva no quadro essas palavras, questionando-os quanto às diferentes grafias. Alguns exemplos:
  • C,Ç: acetinado, açafrão, almaço, anoitecer, censura, cimento…
  • S: ânsia, ansiedade, cansar, cansado, descansar, descanso, diversão, excursão, farsa, ganso…
  • SS: assar, asseio, assinar, carrossel, cassino, concessão, discussão, escassez, escasso, essencial, expressão…
  • SC,SÇ: acréscimo, adolescente, ascensão, consciência, consciente, crescer, cresço, cresça …
  • X: aproximar, auxiliar, auxílio, máximo próximo, proximidade, trouxe, trouxer…
  • XC: excedente, exceder, excelência, excelente ...
  • Pergunte aos alunos se eles conhecem um caça-palavras e se já usaram um.
  • Questione se eles conhecem as regras do jogo. Estimule-os com perguntas: Para que serve um caça-palavras? Como se usa? Qual o objetivo do jogo?
  • Informe que eles receberão um caça-palavras para resolver.
  • Os alunos devem estar cientes que o objetivo do jogo é encontrar e circundar as palavras escondidas na grade de palavras.

As palavras podem estar escondidas verticalmente, horizontalmente ou diagonalmente dentro da grade. Da esquerda para direita ou de trás para frente.

Materiais complementares: Caça-palavras impresso (aqui).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em duplas. Dessa forma, os alunos podem trocar ideias a respeito das pistas fornecidas.
  • Diga que cada dupla vai receber um caça-palavras e as palavras que eles têm que encontrar são palavras com o fonema /s/. Diga que cada palavra está escrita de mais de uma maneira e que apenas uma é a correta.
  • Informe que as palavras podem estar na vertical, horizontal ou diagonal. Na ordem correta ou de trás para frente.
  • Entregue um caça-palavras a cada dupla.
  • Explique que as dicas servem para que eles encontrem pensem e encontrem as palavras presentes no diagrama.
  • Se for necessário, resolva uma das dicas com os alunos como se fosse um ditado oral. Apenas ditando o som das palavras, eles deverão buscar a grafia no caça-palavras.
  • Diga que eles têm 10 minutos para resolver.
  • Os alunos estranharão que as duas primeiras palavras têm o mesmo som. Não dê as respostas agora, apenas vá estimulando a curiosidade deles. Exemplo: “E duas palavras podem ter o mesmo som e grafia diferente?”
  • Passados os 10 minutos, peça que cada dupla pegue um dicionário e solicite que procurem no dicionário as palavras e vejam se localizaram as palavras com as grafias corretas.
  • Aqui estão as respostas das dicas:
  • PALAVRA 1: tensão
  • PALAVRA 2: tenção
  • PALAVRA 3: expectativa
  • PALAVRA 4: nascer
  • PALAVRA 5: discussão
  • PALAVRA 6: exceção
  • PALAVRA 7: transmissão
  • PALAVRA 8: ascensorista
  • PALAVRA 9: conscientizar
  • PALAVRA 10: miscigenação

Materiais complementares: Caça-palavras impresso (aqui).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em duplas. Dessa forma, os alunos podem trocar ideias a respeito das pistas fornecidas.
  • Diga que cada dupla vai receber um caça-palavras e as palavras que eles têm que encontrar são palavras com o fonema /s/. Diga que cada palavra está escrita de mais de uma maneira e que apenas uma é a correta.
  • Informe que as palavras podem estar na vertical, horizontal ou diagonal. Na ordem correta ou de trás para frente.
  • Entregue um caça-palavras a cada dupla.
  • Explique que as dicas servem para que eles encontrem pensem e encontrem as palavras presentes no diagrama.
  • Se for necessário, resolva uma das dicas com os alunos como se fosse um ditado oral. Apenas ditando o som das palavras, eles deverão buscar a grafia no caça-palavras.
  • Diga que eles têm 10 minutos para resolver.
  • Os alunos estranharão que as duas primeiras palavras têm o mesmo som. Não dê as respostas agora, apenas vá estimulando a curiosidade deles. Exemplo: “E duas palavras podem ter o mesmo som e grafia diferente?”
  • Passados os 10 minutos, peça que cada dupla pegue um dicionário e solicite que procurem no dicionário as palavras e vejam se localizaram as palavras com as grafias corretas.
  • Aqui estão as respostas das dicas:
  • PALAVRA 1: tensão
  • PALAVRA 2: tenção
  • PALAVRA 3: expectativa
  • PALAVRA 4: nascer
  • PALAVRA 5: discussão
  • PALAVRA 6: exceção
  • PALAVRA 7: transmissão
  • PALAVRA 8: ascensorista
  • PALAVRA 9: conscientizar
  • PALAVRA 10: miscigenação

Materiais complementares: Caça-palavras impresso (aqui).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Mostre a grafia correta das palavras.
  • Peça que alunos observem que, apesar de letras, diferentes o som em destaque é o mesmo /s/.
  • Pergunte aos alunos se acharam a atividade difícil, se em alguma palavra em particular eles tiveram mais dificuldade. Exemplo: Vocês erraram a ortografia de alguma palavra? Qual? Acreditam que não vão errar mais?
  • Questione como se pode aprender ortografia. Estimule-os através de perguntas. Exemplo: Como podemos não errar mais a escrita das palavras? E quando tivermos dúvida em que lugar podemos verificar a forma correta?
  • Afirme que, muitas vezes, as grafias não podem ser explicadas por nenhuma regra, pois é a origem da palavra ou a tradição de uso que justificam a forma de escrever e que por isso devemos ler muito para fixarmos a forma escrita e procurar o dicionário quando tivermos dúvidas.
  • O slide 7 pode ser mostrado ou não.

Materiais complementares: dicionários.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Informe que o tempo acabou.
  • Peça que cada dupla pegue um dicionário.
  • Solicite que cada dupla procure no dicionário as palavras e vejam se localizaram as palavras com as ortografias corretas.
  • Mostre a grafia correta das palavras.
  • Peça que alunos observem que apesar de letras diferentes o som em destaque é o mesmo (/s/).
  • Pergunte aos alunos se acharam a atividade difícil, se em alguma palavra em particular eles tiveram mais dificuldade. Exemplo: Vocês erraram a ortografia de alguma palavra? qual? Acreditam que não vão errar mais?
  • Questione como se pode aprender ortografia. Estimule-os através de perguntas. Exemplo: Como podemos não errar mais a escrita das palavras? E quando tivermos dúvida em que lugar podemos verificar a forma correta?
  • Afirme que, muitas vezes, as grafias não podem ser explicadas por nenhuma regra, pois é a origem da palavra ou a tradição de uso que justificam a forma de escrever e que por isso devemos ler muito para que fixarmos a forma escrita e procurar o dicionário quando tivermos dúvidas.

Materiais complementares: dicionários.

Professor: O slide 8 pode ser mostrado ou não.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam a diferença entre letra e fonema, identifiquem que o fonema /s/ pode ser representado por mais de uma letra e escrevam as palavras com correção ortográfica.

Materiais necessários: Caça-palavras impresso e dicionários.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem encontrar dificuldades em usar corretamente as letras que representam o fonema /s/ nas palavras trabalhadas e de entender que a grafia de algumas delas pode afetar o sentido.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009.

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em 26 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles lembram a diferença entre fonema e letra.
  • Explique que as palavras são formadas por sons e a menor unidade do som chama-se fonema.
  • Afirme que as // representam um som e que nesta aula estudarão o som /s/.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • solicite aos alunos que digam palavras que têm o fonema /s/. Escreva no quadro essas palavras, questionando-os quanto às diferentes grafias. Alguns exemplos:
  • C,Ç: acetinado, açafrão, almaço, anoitecer, censura, cimento…
  • S: ânsia, ansiedade, cansar, cansado, descansar, descanso, diversão, excursão, farsa, ganso…
  • SS: assar, asseio, assinar, carrossel, cassino, concessão, discussão, escassez, escasso, essencial, expressão…
  • SC,SÇ: acréscimo, adolescente, ascensão, consciência, consciente, crescer, cresço, cresça …
  • X: aproximar, auxiliar, auxílio, máximo próximo, proximidade, trouxe, trouxer…
  • XC: excedente, exceder, excelência, excelente ...
  • Pergunte aos alunos se eles conhecem um caça-palavras e se já usaram um.
  • Questione se eles conhecem as regras do jogo. Estimule-os com perguntas: Para que serve um caça-palavras? Como se usa? Qual o objetivo do jogo?
  • Informe que eles receberão um caça-palavras para resolver.
  • Os alunos devem estar cientes que o objetivo do jogo é encontrar e circundar as palavras escondidas na grade de palavras.

As palavras podem estar escondidas verticalmente, horizontalmente ou diagonalmente dentro da grade. Da esquerda para direita ou de trás para frente.

Materiais complementares: Caça-palavras impresso (aqui).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em duplas. Dessa forma, os alunos podem trocar ideias a respeito das pistas fornecidas.
  • Diga que cada dupla vai receber um caça-palavras e as palavras que eles têm que encontrar são palavras com o fonema /s/. Diga que cada palavra está escrita de mais de uma maneira e que apenas uma é a correta.
  • Informe que as palavras podem estar na vertical, horizontal ou diagonal. Na ordem correta ou de trás para frente.
  • Entregue um caça-palavras a cada dupla.
  • Explique que as dicas servem para que eles encontrem pensem e encontrem as palavras presentes no diagrama.
  • Se for necessário, resolva uma das dicas com os alunos como se fosse um ditado oral. Apenas ditando o som das palavras, eles deverão buscar a grafia no caça-palavras.
  • Diga que eles têm 10 minutos para resolver.
  • Os alunos estranharão que as duas primeiras palavras têm o mesmo som. Não dê as respostas agora, apenas vá estimulando a curiosidade deles. Exemplo: “E duas palavras podem ter o mesmo som e grafia diferente?”
  • Passados os 10 minutos, peça que cada dupla pegue um dicionário e solicite que procurem no dicionário as palavras e vejam se localizaram as palavras com as grafias corretas.
  • Aqui estão as respostas das dicas:
  • PALAVRA 1: tensão
  • PALAVRA 2: tenção
  • PALAVRA 3: expectativa
  • PALAVRA 4: nascer
  • PALAVRA 5: discussão
  • PALAVRA 6: exceção
  • PALAVRA 7: transmissão
  • PALAVRA 8: ascensorista
  • PALAVRA 9: conscientizar
  • PALAVRA 10: miscigenação

Materiais complementares: Caça-palavras impresso (aqui).

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em duplas. Dessa forma, os alunos podem trocar ideias a respeito das pistas fornecidas.
  • Diga que cada dupla vai receber um caça-palavras e as palavras que eles têm que encontrar são palavras com o fonema /s/. Diga que cada palavra está escrita de mais de uma maneira e que apenas uma é a correta.
  • Informe que as palavras podem estar na vertical, horizontal ou diagonal. Na ordem correta ou de trás para frente.
  • Entregue um caça-palavras a cada dupla.
  • Explique que as dicas servem para que eles encontrem pensem e encontrem as palavras presentes no diagrama.
  • Se for necessário, resolva uma das dicas com os alunos como se fosse um ditado oral. Apenas ditando o som das palavras, eles deverão buscar a grafia no caça-palavras.
  • Diga que eles têm 10 minutos para resolver.
  • Os alunos estranharão que as duas primeiras palavras têm o mesmo som. Não dê as respostas agora, apenas vá estimulando a curiosidade deles. Exemplo: “E duas palavras podem ter o mesmo som e grafia diferente?”
  • Passados os 10 minutos, peça que cada dupla pegue um dicionário e solicite que procurem no dicionário as palavras e vejam se localizaram as palavras com as grafias corretas.
  • Aqui estão as respostas das dicas:
  • PALAVRA 1: tensão
  • PALAVRA 2: tenção
  • PALAVRA 3: expectativa
  • PALAVRA 4: nascer
  • PALAVRA 5: discussão
  • PALAVRA 6: exceção
  • PALAVRA 7: transmissão
  • PALAVRA 8: ascensorista
  • PALAVRA 9: conscientizar
  • PALAVRA 10: miscigenação

Materiais complementares: Caça-palavras impresso (aqui).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Mostre a grafia correta das palavras.
  • Peça que alunos observem que, apesar de letras, diferentes o som em destaque é o mesmo /s/.
  • Pergunte aos alunos se acharam a atividade difícil, se em alguma palavra em particular eles tiveram mais dificuldade. Exemplo: Vocês erraram a ortografia de alguma palavra? Qual? Acreditam que não vão errar mais?
  • Questione como se pode aprender ortografia. Estimule-os através de perguntas. Exemplo: Como podemos não errar mais a escrita das palavras? E quando tivermos dúvida em que lugar podemos verificar a forma correta?
  • Afirme que, muitas vezes, as grafias não podem ser explicadas por nenhuma regra, pois é a origem da palavra ou a tradição de uso que justificam a forma de escrever e que por isso devemos ler muito para fixarmos a forma escrita e procurar o dicionário quando tivermos dúvidas.
  • O slide 7 pode ser mostrado ou não.

Materiais complementares: dicionários.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Informe que o tempo acabou.
  • Peça que cada dupla pegue um dicionário.
  • Solicite que cada dupla procure no dicionário as palavras e vejam se localizaram as palavras com as ortografias corretas.
  • Mostre a grafia correta das palavras.
  • Peça que alunos observem que apesar de letras diferentes o som em destaque é o mesmo (/s/).
  • Pergunte aos alunos se acharam a atividade difícil, se em alguma palavra em particular eles tiveram mais dificuldade. Exemplo: Vocês erraram a ortografia de alguma palavra? qual? Acreditam que não vão errar mais?
  • Questione como se pode aprender ortografia. Estimule-os através de perguntas. Exemplo: Como podemos não errar mais a escrita das palavras? E quando tivermos dúvida em que lugar podemos verificar a forma correta?
  • Afirme que, muitas vezes, as grafias não podem ser explicadas por nenhuma regra, pois é a origem da palavra ou a tradição de uso que justificam a forma de escrever e que por isso devemos ler muito para que fixarmos a forma escrita e procurar o dicionário quando tivermos dúvidas.

Materiais complementares: dicionários.

Professor: O slide 8 pode ser mostrado ou não.

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