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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A modalização aplicada ao gênero Regimento escolar por meio de verbos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A modalização aplicada ao gênero Regimento escolar por meio de verbos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A modalização aplicada ao gênero Regimento escolar por meio de verbos
Finalidade da aula: Analisar a modalização no gênero Regimento escolar por meio dos tempos e dos modos verbais identificando os seus efeitos de sentido.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Regimento escolar
Objeto(s) do conhecimento: Análise de textos legais/normativos, propositivos e reivindicatórios/modalização.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP27, EF69LP28, EF07LP14
Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.  

Código: LPO7_04SQA09

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

(EF69LP28) Observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos, as modalidades deônticas, que se referem ao eixo da conduta (obrigatoriedade/permissibilidade) como, por exemplo: Proibição: “Não se deve fumar em recintos fechados.”; Obrigatoriedade: “A vida tem que valer a pena.”; Possibilidade: “É permitido a entrada de menores acompanhados de adultos responsáveis”, e os mecanismos de modalização adequados aos textos políticos e propositivos, as modalidades apreciativas, em que o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia. Por exemplo: “Que belo discurso!”, “Discordo das escolhas de Antônio.” “Felizmente, o buraco ainda não causou acidentes mais graves.”

(EF07LP14) Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade.


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