14485
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A modalização aplicada ao gênero Regimento escolar por meio de verbos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A modalização aplicada ao gênero Regimento escolar por meio de verbos

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar e no campo Atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Caderno dos alunos e os materiais a ser utilizados nas aulas cujos links estão aqui e aqui.

Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto, além da abstração a que pode chegar o aluno ao analisar os aspectos que envolvem a modalização nos textos de Regimento escolar.

Referências sobre o assunto:

Portal educação - Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

BAIRROS, Mariângela. Gomes, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Propicie que os alunos se posicionem sobre a informação do tema da aula. Não será necessário intervir em busca de um objetivo, uma vez que esta etapa é fundamentalmente exploradora.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Separe os alunos em duplas. Esta separação possibilita maior diálogo entre os alunos, uma vez que será importante a troca de ideias para a atividade.
  • Entregue a folha de atividade que consta nos Materiais complementares, logo abaixo, para cada aluno (não uma por dupla).

Materiais complementares: Texto para a impressão neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos.

Orientações:

  • Projete o texto do slide atual ou imprima-o e distribua aos alunos. O conteúdo do presente slide pode ser encontrado nos Materiais complementares, logo abaixo.
  • Leia com os alunos o texto do slide. Elucide possíveis dúvidas vocabulares e peça aos alunos que atentem aos elementos da modalização.
  • Na sequência, leia o enunciado da atividade que consta na folha que foi entregue aos alunos. Ele está em negrito.
  • Explique aos educandos que a atividade simula um fato bastante comum nas escolas que é a troca no comando da direção. Explique, ainda, que mudanças no regimento também são comuns, pois escolas são instituições que devem evoluir sempre, acompanhando a evolução da sociedade.
  • Leia o restante do texto da atividade com os alunos.
  • Proponha às duplas que conversem sobre como realizar as alterações de modo a obter o resultado esperado pelo diretor. No entanto, é importante manter a estruturação tipológica do Regimento, ou seja, a formalidade textual e a configuração dos modos e tempos verbais que conferem ao texto sua autenticidade.
  • Ressalte que o texto deve ser alterado apenas para atribuir-lhe o caráter deôntico solicitado.
  • Os alunos podem realizar as respostas à atividade em seu próprio caderno em folha específica destinada pelo professor.
  • Restando 15 minutos para o final desta etapa, compartilhe as respostas dos alunos selecionando duas passagens do Regimento alteradas por cada dupla.
  • Ao término da leitura de cada item, analise, juntamente com a classe, se o objetivo proposto pelo diretor foi alcançado.

Materiais complementares: Texto para a impressão neste link.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide atual ou copie seu conteúdo no quadro.
  • Solicite aos alunos que reflitam sobre o questionamento proposto.
  • Compartilhe oralmente as respostas. Espera-se que os alunos notem que a modalização mudou completamente os aspectos textuais. As mudanças foram impactantes, pois estabeleceram novos parâmetros como no caso do uso do uniforme escolar. Inicialmente era permitido, após as mudanças, tornou-se necessário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar e no campo Atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Caderno dos alunos e os materiais a ser utilizados nas aulas cujos links estão aqui e aqui.

Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto, além da abstração a que pode chegar o aluno ao analisar os aspectos que envolvem a modalização nos textos de Regimento escolar.

Referências sobre o assunto:

Portal educação - Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

BAIRROS, Mariângela. Gomes, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Propicie que os alunos se posicionem sobre a informação do tema da aula. Não será necessário intervir em busca de um objetivo, uma vez que esta etapa é fundamentalmente exploradora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Separe os alunos em duplas. Esta separação possibilita maior diálogo entre os alunos, uma vez que será importante a troca de ideias para a atividade.
  • Entregue a folha de atividade que consta nos Materiais complementares, logo abaixo, para cada aluno (não uma por dupla).

Materiais complementares: Texto para a impressão neste link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos.

Orientações:

  • Projete o texto do slide atual ou imprima-o e distribua aos alunos. O conteúdo do presente slide pode ser encontrado nos Materiais complementares, logo abaixo.
  • Leia com os alunos o texto do slide. Elucide possíveis dúvidas vocabulares e peça aos alunos que atentem aos elementos da modalização.
  • Na sequência, leia o enunciado da atividade que consta na folha que foi entregue aos alunos. Ele está em negrito.
  • Explique aos educandos que a atividade simula um fato bastante comum nas escolas que é a troca no comando da direção. Explique, ainda, que mudanças no regimento também são comuns, pois escolas são instituições que devem evoluir sempre, acompanhando a evolução da sociedade.
  • Leia o restante do texto da atividade com os alunos.
  • Proponha às duplas que conversem sobre como realizar as alterações de modo a obter o resultado esperado pelo diretor. No entanto, é importante manter a estruturação tipológica do Regimento, ou seja, a formalidade textual e a configuração dos modos e tempos verbais que conferem ao texto sua autenticidade.
  • Ressalte que o texto deve ser alterado apenas para atribuir-lhe o caráter deôntico solicitado.
  • Os alunos podem realizar as respostas à atividade em seu próprio caderno em folha específica destinada pelo professor.
  • Restando 15 minutos para o final desta etapa, compartilhe as respostas dos alunos selecionando duas passagens do Regimento alteradas por cada dupla.
  • Ao término da leitura de cada item, analise, juntamente com a classe, se o objetivo proposto pelo diretor foi alcançado.

Materiais complementares: Texto para a impressão neste link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide atual ou copie seu conteúdo no quadro.
  • Solicite aos alunos que reflitam sobre o questionamento proposto.
  • Compartilhe oralmente as respostas. Espera-se que os alunos notem que a modalização mudou completamente os aspectos textuais. As mudanças foram impactantes, pois estabeleceram novos parâmetros como no caso do uso do uniforme escolar. Inicialmente era permitido, após as mudanças, tornou-se necessário.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP27 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP28 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano