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Plano de Aula
Plano de aula: O caráter modalizador no Regimento escolar
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar e no campo de atuação na Vida pública. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Ler previamente os textos dos slides para decidir se serão projetados ou impressos.
Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma Instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das Instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.
Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional
Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto, além da abstração a que pode chegar o aluno ao analisar os aspectos que envolvem a modalização nos textos de Regimento escolar.
Referências sobre o assunto:
Portal educação - Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.
BAIRROS, Mariângela. Gomes, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Apresente o tema da aula e questione os alunos sobre o que esperam aprender dado o tema da aula projetado (ou escrito no quadro). Não é necessário conduzir a reflexão para um caminho específico, pois a ideia é explorar a perspectiva dos educandos.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Organize os alunos em duplas. Isso facilitará a reflexão sobre o assunto que será abordado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações:
- Projete o texto ou imprima-o e distribua às duplas. Há cópia para impressão no link que está nos Materiais complementares logo abaixo.
- Peça para que leiam-no e conjuguem os verbos em vermelho da forma que acharem mais adequado ao caráter que querem atribuir ao trecho - obrigatoriedade ou possibilidade. Não há maneira única de chegar ao objetivo esperado, contudo é importante alertar que pensem em colocar verbos conjugados em determinado tempo e modo, que ocorram sozinhos ou que componham locuções verbais e apontem para o sentido de obrigatoriedade ou possibilidade. Se for necessário, programe-se para retomar o “tópico modo e tempo verbal” com os alunos em momento anterior a esta aula, retomando as modalidades deônticas de proibição, possibilidade, obrigatoriedade e os valores dos tempos verbais relacionados.
- O tempo para esta etapa é de 15 minutos.
Materiais complementares: Versão para impressão neste link.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete o texto com as sugestões de preenchimento ou imprima-o e distribua para as duplas.
- Confira as respostas das duplas analisando se conseguiram atribuir o caráter esperado aos trechos.
- No final, analise, coletivamente, os tempos e modos verbais escolhidos pelos alunos e também a formação da locução verbal de um verbo auxiliar + verbo principal fazer. Veja se aparecem outras possibilidades e coloque-as em discussão. Espera-se que os alunos preencham e percebam a preponderância dos tempos presente e futuro do presente do modo indicativo. Espera-se também que escolham o auxiliar (poder e ou dever). Neste caso discutir a diferença de cada escolha (poder ou dever) e dos tempos e modos. A ideia é que eles cheguem próximos às modalidades deônticas de proibição, possibilidade e obrigatoriedade.
- O tempo para esta etapa é 10 minutos.
Materiais complementares: Versão para impressão neste link.
Desenvolvimento
Orientações:
- Proponha aos alunos analisarem as duas versões do artigo 51 da seção sobre avaliação de um Regimento escolar e ouça as considerações das duplas. Espera-se que os alunos consigam perceber que quando há possibilidade não há obrigação de o aluno realizar a prova. Ficaria a critério dele escolher participar ou não dos estudos de recuperação.
- Na perspectiva obrigatória, há uma imposição ao aluno. Ele terá de realizar estes estudos. Com relação à terceira versão do artigo 51, a expectativa é de que os alunos percebam que existe uma incoerência no uso do tempo verbal. Como está no passado, o verbo não se adequa ao contexto da aplicação de uma norma. Afinal, nos gêneros normativos, como o Regimento escolar, os verbos são usados no presente do indicativo ou no futuro do pretérito do indicativo.
- Com relação ao tempo, isso ocorre porque a aplicação de regras, normas e leis pressupõe o momento presente ou o futuro. Não se pode criar uma lei para o passado. Ela não tem validade nem aplicação.
- Já com relação ao modo indicativo, a escolha tem a ver com a pressuposição da aplicação das leis. Isso significa que a perspectiva que a dúvida traz no modo subjuntivo é uma inadequação e permitiria confusões que poderiam levar ao descumprimento das normas.
- Pode haver, ainda, a dúvida sobre o modo imperativo. Neste caso é importante lembrar que este modo usa elementos dos outros dois modos (indicativo e subjuntivo) para se realizar. É evidente que as leis e as normas possuem caráter de imperatividade quando possuem a modalização deôntica de obrigatoriedade, mas é preciso lembrar que a tessitura verbal se apoia no modo indicativo como base para sua construção.
- O tempo para esta etapa é 15 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Leia com os alunos - ou para eles - os questionamentos do slide, que pode, ainda, ser copiado no quadro.
- Peça para os alunos analisarem as duas versões do artigo 51 e, com base nesta análise, responder ao que se pede socializando oralmente as opiniões. Espera-se que eles percebam que na primeira versão a construção verbal está num tempo inadequado para o texto de Regimento escolar: o passado. Esta inadequação se dá pela aplicação das leis e normas se realizarem no presente ou no futuro, o que pede que a ação verbal se realize também neste tempo. Isso justifica a segunda versão ser considerada adequada para este gênero.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula de uma sequência sobre o gênero Regimento Escolar, e diz respeito à análise linguística e semiótica da modalização.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Aplicativo Loom para gravar sua tela e preparar videoaulas (tutorial disponível aqui).
Introdução: A modelização e a intencionalidade no Regimento Escolar
Como estamos adaptando os planos de aula para uma modalidade remota de ensino e muitas vezes não podemos prever as dificuldades dos alunos na hora da realização das atividades de análise linguística, sugerimos que, antecipadamente, grave uma videoaula utilizando a ferramenta Loom, revisando alguns conteúdos que julgar necessários para o desenvolvimento desta aula, como as classes de palavras: advérbios, adjetivos e verbos (retomando as modalidades deônticas de proibição, possibilidade, obrigatoriedade e os valores dos tempos verbais relacionados). Com esse aplicativo, é possível gravar sua tela com uma apresentação de PowerPoint, de modo que sua imagem apareça em um canto da tela, juntamente com seu áudio. Se optar por essa ação, grave uma aula não muito extensa, mas com muitos exemplos dos efeitos de sentido produzidos por esses elementos gramaticais no texto.
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e explique que nas próximas três aulas eles irão estudar os efeitos da modalização textual no gênero Regimento Escolar, de modo a compreender como os modalizadores contribuem para a construção de sentidos e para o cumprimento da intencionalidade. Então, envie aos alunos, por e-mail, o arquivo disponível em materiais complementares, do plano LPO7_04SQA07, juntamente com a atividade do segundo slide do desenvolvimento do mesmo plano, que precisa ser digitada por você em um documento de Word. Envie aos alunos também as orientações, conforme apresentadas no plano, para realizarem a atividade. Oriente que formem duplas ou trios para discutirem a temática. Estabeleça um prazo para que as atividades sejam realizadas e devolvidas a você.
Como devolutiva desta etapa, grave um vídeo ou áudio comentando as respostas dos alunos e completando a análise, ressaltando pontos importantes nos quais os alunos tenham demonstrado fragilidade de comprensão. Explique, em seguida, que textos são sempre norteados por intenções e que, no caso dos trechos de Regimento Escolar analisados, a intencionalidade se deu no uso das classes de palavras (adjetivo, advérbio e verbos), mas que nas duas próximas etapas o foco será no caráter deôntico, visto por último, pois trata-se de um recurso muito característico ao texto de Regimento Escolar e possui muitos aspectos a serem descobertos.
Se possível, organize para esse fechamento um encontro síncrono, para que os alunos tenham oportunidade de expressar suas considerações sobre o que aprenderam.
Desenvolvimento: A obrigação e a possibilidade no Regimento Escolar
Para esta etapa, conforme orientado no plano LPO7_04SQA08, o ideal é que os alunos trabalhem em grupos ou trios. Por isso, estimule os alunos a interagirem entre seus pares para realizarem as atividades. Envie, por e-mail, as orientações para a aula, juntamente com o arquivo da atividade, disponível nos materiais complementares do plano LPO7_04SQA08. Estabeleça um prazo para que a atividade seja realizada e devolvida a você. Após a entrega da atividade, organize uma devolutiva, se possível em um momento síncrono, para que os alunos possam interagir. Pode ser até mesmo em um vídeo gravado no Loom, no qual você apresenta o texto da resolução da atividade comentando as respostas dos alunos e ressaltando pontos importantes da análise, conforme aqueles apontados no plano original. Nessa devolutiva, aproveite para apresentar aos alunos outras possibilidades de análise, como aquelas trazidas no plano original, no slide final do desenvolvimento e no slide de fechamento do plano.
Fechamento: A modalização textual a serviço de um projeto de escola
Para a etapa final, aplique a atividade do plano LPO7_04SQA09. Envie aos alunos, por e-mail, os arquivos disponíveis nos materiais complementares do plano original. Envie também um áudio explicando a atividade e estimulando-os a realizarem-na, em duplas, de forma que possam interagir e conversar sobre como realizar as alterações no texto para se obter o resultado esperado. Ressalte a importância de manterem a estruturação tipológica do Regimento, ou seja, a formalidade textual e a configuração dos modos e tempos verbais que conferem ao texto sua autenticidade. Estabeleça um prazo para que a atividade seja feita e devolvida. Ao final, organize uma devolutiva comentando as atividades dos alunos.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a terem um diálogo com os familiares sobre o Regimento Escolar, sobre seu caráter democrático e regulador do funcionamento da escola. Esse será um importante momento para os alunos questionarem os responsáveis sobre sua efetiva participação junto à comunidade escolar. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.