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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O caráter modalizador no Regimento escolar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre O caráter modalizador no Regimento escolar

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar e no campo de atuação na Vida pública. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Ler previamente os textos dos slides para decidir se serão projetados ou impressos.

Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma Instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das Instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto, além da abstração a que pode chegar o aluno ao analisar os aspectos que envolvem a modalização nos textos de Regimento escolar.

Referências sobre o assunto:

Portal educação - Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

BAIRROS, Mariângela. Gomes, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e questione os alunos sobre o que esperam aprender dado o tema da aula projetado (ou escrito no quadro). Não é necessário conduzir a reflexão para um caminho específico, pois a ideia é explorar a perspectiva dos educandos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas. Isso facilitará a reflexão sobre o assunto que será abordado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações:

  • Projete o texto ou imprima-o e distribua às duplas. Há cópia para impressão no link que está nos Materiais complementares logo abaixo.
  • Peça para que leiam-no e conjuguem os verbos em vermelho da forma que acharem mais adequado ao caráter que querem atribuir ao trecho - obrigatoriedade ou possibilidade. Não há maneira única de chegar ao objetivo esperado, contudo é importante alertar que pensem em colocar verbos conjugados em determinado tempo e modo, que ocorram sozinhos ou que componham locuções verbais e apontem para o sentido de obrigatoriedade ou possibilidade. Se for necessário, programe-se para retomar o “tópico modo e tempo verbal” com os alunos em momento anterior a esta aula, retomando as modalidades deônticas de proibição, possibilidade, obrigatoriedade e os valores dos tempos verbais relacionados.
  • O tempo para esta etapa é de 15 minutos.

Materiais complementares: Versão para impressão neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o texto com as sugestões de preenchimento ou imprima-o e distribua para as duplas.
  • Confira as respostas das duplas analisando se conseguiram atribuir o caráter esperado aos trechos.
  • No final, analise, coletivamente, os tempos e modos verbais escolhidos pelos alunos e também a formação da locução verbal de um verbo auxiliar + verbo principal fazer. Veja se aparecem outras possibilidades e coloque-as em discussão. Espera-se que os alunos preencham e percebam a preponderância dos tempos presente e futuro do presente do modo indicativo. Espera-se também que escolham o auxiliar (poder e ou dever). Neste caso discutir a diferença de cada escolha (poder ou dever) e dos tempos e modos. A ideia é que eles cheguem próximos às modalidades deônticas de proibição, possibilidade e obrigatoriedade.
  • O tempo para esta etapa é 10 minutos.

Materiais complementares: Versão para impressão neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha aos alunos analisarem as duas versões do artigo 51 da seção sobre avaliação de um Regimento escolar e ouça as considerações das duplas. Espera-se que os alunos consigam perceber que quando há possibilidade não há obrigação de o aluno realizar a prova. Ficaria a critério dele escolher participar ou não dos estudos de recuperação.
  • Na perspectiva obrigatória, há uma imposição ao aluno. Ele terá de realizar estes estudos. Com relação à terceira versão do artigo 51, a expectativa é de que os alunos percebam que existe uma incoerência no uso do tempo verbal. Como está no passado, o verbo não se adequa ao contexto da aplicação de uma norma. Afinal, nos gêneros normativos, como o Regimento escolar, os verbos são usados no presente do indicativo ou no futuro do pretérito do indicativo.
  • Com relação ao tempo, isso ocorre porque a aplicação de regras, normas e leis pressupõe o momento presente ou o futuro. Não se pode criar uma lei para o passado. Ela não tem validade nem aplicação.
  • Já com relação ao modo indicativo, a escolha tem a ver com a pressuposição da aplicação das leis. Isso significa que a perspectiva que a dúvida traz no modo subjuntivo é uma inadequação e permitiria confusões que poderiam levar ao descumprimento das normas.
  • Pode haver, ainda, a dúvida sobre o modo imperativo. Neste caso é importante lembrar que este modo usa elementos dos outros dois modos (indicativo e subjuntivo) para se realizar. É evidente que as leis e as normas possuem caráter de imperatividade quando possuem a modalização deôntica de obrigatoriedade, mas é preciso lembrar que a tessitura verbal se apoia no modo indicativo como base para sua construção.
  • O tempo para esta etapa é 15 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Leia com os alunos - ou para eles - os questionamentos do slide, que pode, ainda, ser copiado no quadro.
  • Peça para os alunos analisarem as duas versões do artigo 51 e, com base nesta análise, responder ao que se pede socializando oralmente as opiniões. Espera-se que eles percebam que na primeira versão a construção verbal está num tempo inadequado para o texto de Regimento escolar: o passado. Esta inadequação se dá pela aplicação das leis e normas se realizarem no presente ou no futuro, o que pede que a ação verbal se realize também neste tempo. Isso justifica a segunda versão ser considerada adequada para este gênero.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar e no campo de atuação na Vida pública. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Ler previamente os textos dos slides para decidir se serão projetados ou impressos.

Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma Instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das Instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto, além da abstração a que pode chegar o aluno ao analisar os aspectos que envolvem a modalização nos textos de Regimento escolar.

Referências sobre o assunto:

Portal educação - Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

BAIRROS, Mariângela. Gomes, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e questione os alunos sobre o que esperam aprender dado o tema da aula projetado (ou escrito no quadro). Não é necessário conduzir a reflexão para um caminho específico, pois a ideia é explorar a perspectiva dos educandos.

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Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas. Isso facilitará a reflexão sobre o assunto que será abordado.
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Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações:

  • Projete o texto ou imprima-o e distribua às duplas. Há cópia para impressão no link que está nos Materiais complementares logo abaixo.
  • Peça para que leiam-no e conjuguem os verbos em vermelho da forma que acharem mais adequado ao caráter que querem atribuir ao trecho - obrigatoriedade ou possibilidade. Não há maneira única de chegar ao objetivo esperado, contudo é importante alertar que pensem em colocar verbos conjugados em determinado tempo e modo, que ocorram sozinhos ou que componham locuções verbais e apontem para o sentido de obrigatoriedade ou possibilidade. Se for necessário, programe-se para retomar o “tópico modo e tempo verbal” com os alunos em momento anterior a esta aula, retomando as modalidades deônticas de proibição, possibilidade, obrigatoriedade e os valores dos tempos verbais relacionados.
  • O tempo para esta etapa é de 15 minutos.

Materiais complementares: Versão para impressão neste link.

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Orientações:

  • Projete o texto com as sugestões de preenchimento ou imprima-o e distribua para as duplas.
  • Confira as respostas das duplas analisando se conseguiram atribuir o caráter esperado aos trechos.
  • No final, analise, coletivamente, os tempos e modos verbais escolhidos pelos alunos e também a formação da locução verbal de um verbo auxiliar + verbo principal fazer. Veja se aparecem outras possibilidades e coloque-as em discussão. Espera-se que os alunos preencham e percebam a preponderância dos tempos presente e futuro do presente do modo indicativo. Espera-se também que escolham o auxiliar (poder e ou dever). Neste caso discutir a diferença de cada escolha (poder ou dever) e dos tempos e modos. A ideia é que eles cheguem próximos às modalidades deônticas de proibição, possibilidade e obrigatoriedade.
  • O tempo para esta etapa é 10 minutos.

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Orientações:

  • Proponha aos alunos analisarem as duas versões do artigo 51 da seção sobre avaliação de um Regimento escolar e ouça as considerações das duplas. Espera-se que os alunos consigam perceber que quando há possibilidade não há obrigação de o aluno realizar a prova. Ficaria a critério dele escolher participar ou não dos estudos de recuperação.
  • Na perspectiva obrigatória, há uma imposição ao aluno. Ele terá de realizar estes estudos. Com relação à terceira versão do artigo 51, a expectativa é de que os alunos percebam que existe uma incoerência no uso do tempo verbal. Como está no passado, o verbo não se adequa ao contexto da aplicação de uma norma. Afinal, nos gêneros normativos, como o Regimento escolar, os verbos são usados no presente do indicativo ou no futuro do pretérito do indicativo.
  • Com relação ao tempo, isso ocorre porque a aplicação de regras, normas e leis pressupõe o momento presente ou o futuro. Não se pode criar uma lei para o passado. Ela não tem validade nem aplicação.
  • Já com relação ao modo indicativo, a escolha tem a ver com a pressuposição da aplicação das leis. Isso significa que a perspectiva que a dúvida traz no modo subjuntivo é uma inadequação e permitiria confusões que poderiam levar ao descumprimento das normas.
  • Pode haver, ainda, a dúvida sobre o modo imperativo. Neste caso é importante lembrar que este modo usa elementos dos outros dois modos (indicativo e subjuntivo) para se realizar. É evidente que as leis e as normas possuem caráter de imperatividade quando possuem a modalização deôntica de obrigatoriedade, mas é preciso lembrar que a tessitura verbal se apoia no modo indicativo como base para sua construção.
  • O tempo para esta etapa é 15 minutos.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Leia com os alunos - ou para eles - os questionamentos do slide, que pode, ainda, ser copiado no quadro.
  • Peça para os alunos analisarem as duas versões do artigo 51 e, com base nesta análise, responder ao que se pede socializando oralmente as opiniões. Espera-se que eles percebam que na primeira versão a construção verbal está num tempo inadequado para o texto de Regimento escolar: o passado. Esta inadequação se dá pela aplicação das leis e normas se realizarem no presente ou no futuro, o que pede que a ação verbal se realize também neste tempo. Isso justifica a segunda versão ser considerada adequada para este gênero.
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