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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Regimento Escolar: estruturação do parágrafo normativo e de seções

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Regimento Escolar: estruturação do parágrafo normativo e de seções

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: Desafio coletivo – organizando um trecho de um regimento escolar
Entre em contato por áudio e explique que nesta aula eles irão fazer a leitura de duas notícias: uma sobre o uso dos celulares nas escolas brasileiras para fins pedagógicos; outra sobre a proibição do uso de celulares em escolas francesas. Explique que eles terão que ler, refletir um pouco sobre as duas notícias, escrever um parágrafo com seu posicionamento sobre a questão e enviá-lo a você. Envie aos alunos, então, por e-mail, o arquivo com as notícias, disponível na seção Materiais e atividades. Estabeleça um prazo para que os alunos enviem o parágrafo com seus posicionamentos.
Caso seja possível realizar um encontro síncrono, via Google Meet ou Zoom, façam juntos as discussões sobre as leituras e deixe que os alunos se posicionem, manifestando suas opiniões. Se isso não for possível, envie aos alunos uma devolutiva, por áudio, comentando sobre os posicionamentos manifestados por eles.

Desenvolvimento: Como o Regimento Escolar pode garantir o uso consciente e pedagógico do celular em sala de aula?
Para esta atividade, organize a classe em grupos. Crie pastas no Google Drive, sendo uma para cada grupo. Nessas pastas, crie um documento compartilhado com o trecho do regimento escolar, disponível em materiais complementares, no plano original. Então, envie aos alunos um áudio explicando a tarefa, conforme o slide desenvolvimento no plano original, e diga que em cada pasta no Google Drive há trechos de um capítulo de Regimento Escolar com os quais eles terão que trabalhar conjuntamente. Caso seja necessário, envie aos alunos um tutorial explicando como se usa o Google Drive e o Docs. Estabeleça um prazo para que os alunos realizem a atividade. Como os trabalhos estarão compartilhados com você no Google Drive, acompanhe o andamento e, se necessário, reoriente os alunos enviando áudios aos grupos.
Faça a devolutiva enviando a cada grupo as normas esperadas para o Regimento. Comente com eles a forma como fizeram, comparando-a com a forma esperada.

Fechamento: Por que é importante regulamentar o uso do celular nas escolas?
Para o fechamento, peça que os alunos respondam a esta pergunta: por que é importante regulamentar o uso do celular nas escolas? Depois que receber as respostas, faça um quadro com as respostas dos alunos e seus comentários, e o envie a todos.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a terem um diálogo com os familiares sobre o uso do celular como apoio pedagógico. Neste momento de ensino remoto, é possível que todos percebam como essa ferramenta pode ser aliada da aprendizagem. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_04SQA06

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

(EF69LP28) Observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos, as modalidades deônticas, que se referem ao eixo da conduta (obrigatoriedade/permissibilidade) como, por exemplo: Proibição: “Não se deve fumar em recintos fechados.”; Obrigatoriedade: “A vida tem que valer a pena.”; Possibilidade: “É permitido a entrada de menores acompanhados de adultos responsáveis”, e os mecanismos de modalização adequados aos textos políticos e propositivos, as modalidades apreciativas, em que o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia. Por exemplo: “Que belo discurso!”, “Discordo das escolhas de Antônio.” “Felizmente, o buraco ainda não causou acidentes mais graves.”


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