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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Regimento Escolar: estruturação do parágrafo normativo e de seções

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Regimento Escolar: estruturação do parágrafo normativo e de seções

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Haverá nesta aula um material a ser impresso. Ele está disponibilizado no slide correspondente ao seu uso. O professor precisará providenciar uma cartolina de qualquer cor para a atividade de fechamento. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: “O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma Instituição Escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento Escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, através das Instâncias Colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.”

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto.

Referências sobre o assunto:

BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Mobilize os alunos a pensar sobre o que será realizado na aula. Estimule-os a sugestionar o que poderia ser realizado partindo do tema da aula.
  • Estimule os alunos a participarem livremente, instigando-os a acionarem e compartilharem conhecimentos prévios sobre a capacidade de reconhecimento da estrutura de diferentes gêneros e a levantarem hipóteses sobre por que a estrutura de um regimento escolar precisa ser estruturada.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de, no máximo, cinco integrantes.
  • Inicie a aula questionando-os sobre o uso do celular em sala de aula. Ouça os posicionamentos dos alunos, mas evite fazer colocações para confirmar ou contrariar qualquer um deles. Leve em consideração qualquer espectro semântico sobre o verbo usar, desde o uso pessoal do aluno até o uso pedagógico. Pode acontecer de alunos questionarem o uso feito pelos professores em qualquer âmbito (pessoal e profissional) na escola. Evite, ainda assim, fazer qualquer colocação, apenas ouvindo os posicionamentos dos discentes.
  • Projete o texto ou imprima-o se quiser. Há uma cópia da notícia no link dos materiais complementares logo abaixo.
  • Organize a leitura de maneira que cada grupo tenha pelo menos um (podendo ser mais) leitor. A sugestão é atribuir um parágrafo por aluno.

Materiais complementares: notícia para impressão neste link.

Fontes:

- TOKARNIA, Mariana. Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/celular-ganha-cada-vez-mais-espaco-nas-escolas-mostra-pesquisa>.

- G1. Parlamento Francês aprova proibição dos celulares em escolas na França. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/07/31/parlamento-frances-aprova-proibicao-dos-celulares-em-escolas-na-franca.ghtm>. Acesso em 20.08.2018

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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de, no máximo, cinco.
  • Inicie a aula questionando-os sobre o uso do celular em sala de aula. Ouça os posicionamentos dos alunos, mas evite fazer colocações para confirmar ou contrariar qualquer um deles. Leve em consideração qualquer espectro semântico sobre o verbo usar, desde o uso pessoal do aluno até o uso pedagógico. Pode acontecer de alunos questionarem o uso feito pelos professores em qualquer âmbito (pessoal e profissional) na escola. Evite, ainda assim, fazer qualquer colocação, apenas ouvindo os posicionamentos dos discentes.
  • Projete o texto ou imprima-o se quiser. Há cópia da notícia no link dos materiais complementares logo abaixo.
  • Organize a leitura de maneira que cada grupo tenha pelo menos um (podendo ser mais) leitor. A sugestão é atribuir um parágrafo por aluno.

Materiais complementares: notícia para impressão neste link.

Fontes:

- TOKARNIA, Mariana. Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/celular-ganha-cada-vez-mais-espaco-nas-escolas-mostra-pesquisa>.

- G1. Parlamento Francês aprova proibição dos celulares em escolas na França. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/07/31/parlamento-frances-aprova-proibicao-dos-celulares-em-escolas-na-franca.ghtm>. Acesso em 20.08.2018

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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o texto ou imprima-o se quiser. Há cópia da notícia no link dos materiais complementares logo abaixo.
  • Repita o processo de leitura ainda de maneira que cada grupo tenha pelo menos um (podendo ser mais) leitor.

Materiais complementares: notícia para impressão neste link.

Fontes:

- TOKARNIA, Mariana. Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/celular-ganha-cada-vez-mais-espaco-nas-escolas-mostra-pesquisa>.

- G1. Parlamento Francês aprova proibição dos celulares em escolas na França. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/07/31/parlamento-frances-aprova-proibicao-dos-celulares-em-escolas-na-franca.ghtm>. Acesso em 20.08.2018

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o texto ou imprima-o se quiser. Há cópia da notícia no link dos materiais complementares logo abaixo.
  • Repita o processo de leitura ainda de maneira que cada grupo tenha pelo menos um (podendo ser mais) leitor.

Materiais complementares: notícia para impressão neste link.

Fontes:

- TOKARNIA, Mariana. Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/celular-ganha-cada-vez-mais-espaco-nas-escolas-mostra-pesquisa>.

- G1. Parlamento Francês aprova proibição dos celulares em escolas na França. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/07/31/parlamento-frances-aprova-proibicao-dos-celulares-em-escolas-na-franca.ghtm>. Acesso em 20.08.2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Inicie as discussões sobre o uso do celular em sala de aula questionando os alunos sobre o que leram nas duas notícias. Nesse momento é importante que haja liberdade de pensamento por parte dos alunos, mas deve-se guiar as análises por caminhos que evitem a radicalização. Seja a proibição total, seja a liberação total, tem-se aí um cenário desfavorável e difícil de ser concretizado. Nesse sentido, busque a mediação que guie para a ideia de que há possibilidade de usar-se o celular de maneira consciente e mesmo para usos pedagógicos.
  • Entregue aos grupos um envelope com o trecho do regimento escolar que organizaria o uso esperado do celular. Esse arquivo está disponível nos materiais complementares.
  • Oriente os alunos quanto às seguintes instruções:
  • Cada envelope possui um trecho de um capítulo de Regimento Escolar com duas seções.
  • Cada seção trata de um aspecto diferente do uso do celular em sala.
  • A seção I é focada no uso pessoal.
  • A seção II é focada no uso pedagógico.
  • Lembre os alunos de que é possível que algum artigo possua parágrafos ou mesmo incisos.
  • Atente aos alunos que precisam acrescentar informações como as nomenclaturas (art., seção, incisos com as respectivas ordenações por numerais - cardinais, ordinais ou romanos) para que se obtenha a construção plena do texto de Regimento Escolar.
  • O tempo para essa etapa é de 18 minutos.

Materiais complementares: Acesse aqui o arquivo a ser usado nessa aula. O gabarito para a atividade está neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete as normas do Regimento como são esperadas.
  • Confira com os grupos se houve acerto total ou se houve algum texto deslocado na organização. A ordem os artigos dentro de uma seção não é relevante, nem a ordem dos incisos dentro de um artigo ou parágrafo. Mas se houver incisos em parágrafo ou artigo errado, ou mesmo artigos em seções equivocadas, é necessário avaliar a escolha do grupo. Qual seria o motivo da escolha? Que análise levou os alunos a optarem por essa configuração?
  • É importante avaliar cada caso e esclarecer coletivamente quando houver emprego equivocado de alguma informação.
  • O tempo para essa etapa é de 9 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Reflita com os alunos sobre a necessidade de regulamentar o uso dos celular e conduza reflexão de modo que fique clara a necessidade do Regimento Escolar na vida da comunidade escolar. Espera-se que os educandos atentem-se para o fato de que a organização estrutural dos regimentos escolares nos propicia uma leitura assertiva. Dessa maneira, diminui-se a possibilidade de haver dúvidas sobre o texto, pois possibilita-se ao criador das leis detalhar situações de aplicação das normas. Os educandos podem responder informações como “a leitura fica mais fácil” ou “é possível entender melhor o texto”. Valorize essas respostas, mas questione-os sobre o motivo de a leitura tornar-se mais fácil e o entendimento ser mais efetivo. Assim, possibilita-se uma exploração maior da visão do aluno.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Haverá nesta aula um material a ser impresso. Ele está disponibilizado no slide correspondente ao seu uso. O professor precisará providenciar uma cartolina de qualquer cor para a atividade de fechamento. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: “O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma Instituição Escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento Escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, através das Instâncias Colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.”

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto.

Referências sobre o assunto:

BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Mobilize os alunos a pensar sobre o que será realizado na aula. Estimule-os a sugestionar o que poderia ser realizado partindo do tema da aula.
  • Estimule os alunos a participarem livremente, instigando-os a acionarem e compartilharem conhecimentos prévios sobre a capacidade de reconhecimento da estrutura de diferentes gêneros e a levantarem hipóteses sobre por que a estrutura de um regimento escolar precisa ser estruturada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de, no máximo, cinco integrantes.
  • Inicie a aula questionando-os sobre o uso do celular em sala de aula. Ouça os posicionamentos dos alunos, mas evite fazer colocações para confirmar ou contrariar qualquer um deles. Leve em consideração qualquer espectro semântico sobre o verbo usar, desde o uso pessoal do aluno até o uso pedagógico. Pode acontecer de alunos questionarem o uso feito pelos professores em qualquer âmbito (pessoal e profissional) na escola. Evite, ainda assim, fazer qualquer colocação, apenas ouvindo os posicionamentos dos discentes.
  • Projete o texto ou imprima-o se quiser. Há uma cópia da notícia no link dos materiais complementares logo abaixo.
  • Organize a leitura de maneira que cada grupo tenha pelo menos um (podendo ser mais) leitor. A sugestão é atribuir um parágrafo por aluno.

Materiais complementares: notícia para impressão neste link.

Fontes:

- TOKARNIA, Mariana. Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/celular-ganha-cada-vez-mais-espaco-nas-escolas-mostra-pesquisa>.

- G1. Parlamento Francês aprova proibição dos celulares em escolas na França. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/07/31/parlamento-frances-aprova-proibicao-dos-celulares-em-escolas-na-franca.ghtm>. Acesso em 20.08.2018

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Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de, no máximo, cinco.
  • Inicie a aula questionando-os sobre o uso do celular em sala de aula. Ouça os posicionamentos dos alunos, mas evite fazer colocações para confirmar ou contrariar qualquer um deles. Leve em consideração qualquer espectro semântico sobre o verbo usar, desde o uso pessoal do aluno até o uso pedagógico. Pode acontecer de alunos questionarem o uso feito pelos professores em qualquer âmbito (pessoal e profissional) na escola. Evite, ainda assim, fazer qualquer colocação, apenas ouvindo os posicionamentos dos discentes.
  • Projete o texto ou imprima-o se quiser. Há cópia da notícia no link dos materiais complementares logo abaixo.
  • Organize a leitura de maneira que cada grupo tenha pelo menos um (podendo ser mais) leitor. A sugestão é atribuir um parágrafo por aluno.

Materiais complementares: notícia para impressão neste link.

Fontes:

- TOKARNIA, Mariana. Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/celular-ganha-cada-vez-mais-espaco-nas-escolas-mostra-pesquisa>.

- G1. Parlamento Francês aprova proibição dos celulares em escolas na França. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/07/31/parlamento-frances-aprova-proibicao-dos-celulares-em-escolas-na-franca.ghtm>. Acesso em 20.08.2018

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Orientações:

  • Projete o texto ou imprima-o se quiser. Há cópia da notícia no link dos materiais complementares logo abaixo.
  • Repita o processo de leitura ainda de maneira que cada grupo tenha pelo menos um (podendo ser mais) leitor.

Materiais complementares: notícia para impressão neste link.

Fontes:

- TOKARNIA, Mariana. Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/celular-ganha-cada-vez-mais-espaco-nas-escolas-mostra-pesquisa>.

- G1. Parlamento Francês aprova proibição dos celulares em escolas na França. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/07/31/parlamento-frances-aprova-proibicao-dos-celulares-em-escolas-na-franca.ghtm>. Acesso em 20.08.2018

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Orientações:

  • Projete o texto ou imprima-o se quiser. Há cópia da notícia no link dos materiais complementares logo abaixo.
  • Repita o processo de leitura ainda de maneira que cada grupo tenha pelo menos um (podendo ser mais) leitor.

Materiais complementares: notícia para impressão neste link.

Fontes:

- TOKARNIA, Mariana. Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/celular-ganha-cada-vez-mais-espaco-nas-escolas-mostra-pesquisa>.

- G1. Parlamento Francês aprova proibição dos celulares em escolas na França. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/07/31/parlamento-frances-aprova-proibicao-dos-celulares-em-escolas-na-franca.ghtm>. Acesso em 20.08.2018

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Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Inicie as discussões sobre o uso do celular em sala de aula questionando os alunos sobre o que leram nas duas notícias. Nesse momento é importante que haja liberdade de pensamento por parte dos alunos, mas deve-se guiar as análises por caminhos que evitem a radicalização. Seja a proibição total, seja a liberação total, tem-se aí um cenário desfavorável e difícil de ser concretizado. Nesse sentido, busque a mediação que guie para a ideia de que há possibilidade de usar-se o celular de maneira consciente e mesmo para usos pedagógicos.
  • Entregue aos grupos um envelope com o trecho do regimento escolar que organizaria o uso esperado do celular. Esse arquivo está disponível nos materiais complementares.
  • Oriente os alunos quanto às seguintes instruções:
  • Cada envelope possui um trecho de um capítulo de Regimento Escolar com duas seções.
  • Cada seção trata de um aspecto diferente do uso do celular em sala.
  • A seção I é focada no uso pessoal.
  • A seção II é focada no uso pedagógico.
  • Lembre os alunos de que é possível que algum artigo possua parágrafos ou mesmo incisos.
  • Atente aos alunos que precisam acrescentar informações como as nomenclaturas (art., seção, incisos com as respectivas ordenações por numerais - cardinais, ordinais ou romanos) para que se obtenha a construção plena do texto de Regimento Escolar.
  • O tempo para essa etapa é de 18 minutos.

Materiais complementares: Acesse aqui o arquivo a ser usado nessa aula. O gabarito para a atividade está neste link.

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Orientações:

  • Projete as normas do Regimento como são esperadas.
  • Confira com os grupos se houve acerto total ou se houve algum texto deslocado na organização. A ordem os artigos dentro de uma seção não é relevante, nem a ordem dos incisos dentro de um artigo ou parágrafo. Mas se houver incisos em parágrafo ou artigo errado, ou mesmo artigos em seções equivocadas, é necessário avaliar a escolha do grupo. Qual seria o motivo da escolha? Que análise levou os alunos a optarem por essa configuração?
  • É importante avaliar cada caso e esclarecer coletivamente quando houver emprego equivocado de alguma informação.
  • O tempo para essa etapa é de 9 minutos.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Reflita com os alunos sobre a necessidade de regulamentar o uso dos celular e conduza reflexão de modo que fique clara a necessidade do Regimento Escolar na vida da comunidade escolar. Espera-se que os educandos atentem-se para o fato de que a organização estrutural dos regimentos escolares nos propicia uma leitura assertiva. Dessa maneira, diminui-se a possibilidade de haver dúvidas sobre o texto, pois possibilita-se ao criador das leis detalhar situações de aplicação das normas. Os educandos podem responder informações como “a leitura fica mais fácil” ou “é possível entender melhor o texto”. Valorize essas respostas, mas questione-os sobre o motivo de a leitura tornar-se mais fácil e o entendimento ser mais efetivo. Assim, possibilita-se uma exploração maior da visão do aluno.
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