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Plano de aula - A estrutura composicional do texto de leis e normas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A estrutura composicional do texto de leis e normas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
- Padlet – ferramenta para a construção interativa de um mural (tutorial disponível aqui);
- Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio do link do mural do Padlet.

- Opcionais:
Canais para aulas online, como o Google Meets (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: A estrutura composicional do texto de leis e normas
Crie um mural no Padlet e insira os dois quadros apresentados no slide de desenvolvimento, com a pergunta: o que há em comum entre as estruturas dos textos a seguir? Grave um áudio no próprio Padlet orientando os alunos a refletirem sobre a questão, compararem os dois textos e comentarem suas observações na própria ferramenta. Envie o link do mural aos alunos e estipule um prazo curto para que realizem a tarefa comparativa. Acompanhe os comentários dos alunos no Padlet, valorizando suas observações e complementando-as sempre que necessário.

Desenvolvimento
Após a realização da comparação dos textos, organize um quadro com as estruturas básicas contempladas durante a análise dos alunos. Siga as orientações trazidas no plano original, no slide de fechamento, para a construção do quadro, com o apontamento sobre as estruturas a serem explicitadas para os alunos. Insira esse quadro no mural criado no Padlet e envie aos alunos a atualização do mural. Para finalizar a atividade, peça que os alunos analisem em que contexto as leis acima se aplicam. A saber, o texto I é um trecho de um Regimento Escolar e o texto II é um regulamento de uso de piscina de condomínio. Toda a interação da aula deve ocorrer por meio da ferramenta Padlet.

Fechamento
Grave um áudio, no próprio mural, comentando com os alunos sobre o que aprenderam na aula, e enfatize que esse mural do Padlet poderá ser consultado sempre que tiverem dúvidas sobre a estrutura dos textos normativos e legais.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a apresentarem aos seus familiares o mural do Padlet com o estudo sobre a estrutura dos textos normativos e legais. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_04SQA04

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.


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