14480
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Explorando o verbo imperativo e seu valor persuasivo no gênero panfleto/folheto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Explorando o verbo imperativo e seu valor persuasivo no gênero panfleto/folheto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: Convença-me se for capaz  verbos imperativos em folhetos/panfletos
Este é o plano número 5 de uma sequência de 15 planos, então, caso você tenha aplicado as aulas anteriores, principalmente o plano 4, que tratou diretamente dos verbos no modo imperativo e de seus efeitos de sentido em peças publicitárias, os alunos devem ter uma bagagem cognitiva a ser ativada.
Para aquecer, envie aos alunos um áudio ou um e-mail relembrando os estudos já realizados sobre os verbos no modo imperativo, e comente que, nesta aula, vocês estudarão um pouco mais sobre o uso do imperativo como estratégia imperativa em panfletos e folhetos. Envie por e-mail as imagens constantes no slide de Introdução, previamente salvas em arquivos por você, juntamente com as questões que acompanham o slide. Peça também que os alunos pesquisem em um dicionário o sentido do verbo persuadir. Estabeleça um prazo não muito longo para que os alunos respondam e lhe devolvam. Após a devolutiva dos alunos, envie novo áudio ou e-mail comentando as respostas.
Importante: Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.

Desenvolvimento: Estudando os verbos no imperativo
Envie aos alunos, por e-mail, o arquivo com a atividade, disponível na seção “Materiais e atividades”, conforme encadeamento constante do slide 2 do Desenvolvimento. Peça que os alunos realizem-na preenchendo as lacunas com as formas verbais adequadas e que, em seguida, respondam: qual foi o objetivo do texto? Como os verbos usados para preencher as lacunas contribuíram para a construção do sentido? Estabeleça um novo prazo e peça que os alunos devolvam a atividade realizada.

Fechamento: O que vocês aprenderam nesta aula?
Como fechamento, envie aos alunos um áudio comentando suas respostas ao exercício e também aos questionamentos colocados, sobre como os verbos contribuem para interferir ou mudar o comportamento do leitor no trânsito, ou seja, para persuadi-lo.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família sobre o poder de convencer ou persuadir alguém, e sobre como isso é visível nos textos publicitários. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_02SQA05

(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

(EF69LP02) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas