14480
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Explorando o verbo imperativo e seu valor persuasivo no gênero panfleto/folheto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Explorando o verbo imperativo e seu valor persuasivo no gênero panfleto/folheto

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folhetos/Panfletos da campanha publicitária impressos, texto para a atividade do slide 5 impresso, projetor multimídia, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades em perceber a diferença de emprego do verbo imperativo ao denotar ordem, de forma autoritária, com o sentido de alertar, convidar ou recomendar, mantendo o intuito de interferir no comportamento do consumidor.

Referências sobre o assunto:

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte se os estudantes lembram o que são verbos no modo imperativo e em quais situações eles utilizam ou observam esse tipo de verbo na vida diária.
  • Explique brevemente que nesta aula iremos analisar alguns folhetos/panfletos que utilizam verbos no imperativo como estratégia apelativa na construção do texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em dupla, a fim de promover a construção coletiva e cooperativa do conhecimento.
  • Distribua os folhetos/panfletos da campanha Foca no trânsito impressos para os estudantes.
  • Projete, se possível, os folhetos com o aparelho multimídia para melhor visualização.
  • Faça a leitura coletiva dos folhetos com a turma.
  • Peça para que os estudantes respondam no caderno as questões acima.
  • Esclareça o sentido do verbo PERSUADIR.

per·su·a·dir - (latim persuadeo, -ere, persuadir, convencer)

verbo transitivo e pronominal

1. Levar ou levar-se a acreditar ou a executar alguma coisa (ex.: persuadiu a mãe a ir ao médico; persuadi-me de que é preciso resolver o assunto já). = CONVENCER, INDUZIR

verbo intransitivo

2. Levar o convencimento ao ânimo de alguém (ex.: ele sabe persuadir).

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/persuadir [consultado em 30-09-2018].

  • Permita depois que haja socialização oral das respostas com a turma.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Solicite que os estudantes respondam em dupla, em seus cadernos, as questões presentes no slide.
  • Socialize as respostas oralmente.
  • Agora, peça para que os estudantes comparem os dois modos verbais e respondam se ao transformar as frases do imperativo para o indicativo, ocorreu mudança de sentido.
  • Indague-os qual dos modos verbais, na opinião deles, atingirá melhor o objetivo do folheto que é alertar para os comportamentos de risco no trânsito.
  • Estimule a reflexão sobre se verbos no imperativo, além de tentar regular o comportamento de seu interlocutor por dizer como esse deve agir ou se comportar, também criam uma intimidade ou relação mais próxima com o interlocutor.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Materiais complementares: Você encontra a versão da atividade para impressão aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora, entregue uma cópia do texto completo ou projete-o para que os estudantes analisem se utilizaram os verbos que contemplem o sentido do texto.
  • Ajude os estudantes a perceberem como os verbos utilizados no texto tem por objetivo interferir ou mudar o comportamento do leitor no trânsito, por conscientizá-lo e motivá-lo a agir.
  • Já que educação no trânsito é essencial, que ações são recomendadas para algumas instituições?
  • Que ações são recomendadas para motoristas? E para os pedestres? E usuários de bicicletas, skates e afins?
  • Além de ações, que dicas há no texto para manter a paz no trânsito?
  • Compare o texto com o folheto da campanha #focanotrânsito.

Materiais complementares: Você encontra a versão do gabarito da atividade para impressão aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para que eles registrem no caderno a resposta a questão do slide.
  • Oriente-os na escrita para que os estudantes escrevam sobre o que aprenderam na aula, com orientações para o uso de verbos no imperativo em folhetos/panfletos.
  • Depois, exponha o registro de cada dupla e conversem sobre suas percepções durante as atividades realizadas na aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folhetos/Panfletos da campanha publicitária impressos, texto para a atividade do slide 5 impresso, projetor multimídia, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades em perceber a diferença de emprego do verbo imperativo ao denotar ordem, de forma autoritária, com o sentido de alertar, convidar ou recomendar, mantendo o intuito de interferir no comportamento do consumidor.

Referências sobre o assunto:

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte se os estudantes lembram o que são verbos no modo imperativo e em quais situações eles utilizam ou observam esse tipo de verbo na vida diária.
  • Explique brevemente que nesta aula iremos analisar alguns folhetos/panfletos que utilizam verbos no imperativo como estratégia apelativa na construção do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em dupla, a fim de promover a construção coletiva e cooperativa do conhecimento.
  • Distribua os folhetos/panfletos da campanha Foca no trânsito impressos para os estudantes.
  • Projete, se possível, os folhetos com o aparelho multimídia para melhor visualização.
  • Faça a leitura coletiva dos folhetos com a turma.
  • Peça para que os estudantes respondam no caderno as questões acima.
  • Esclareça o sentido do verbo PERSUADIR.

per·su·a·dir - (latim persuadeo, -ere, persuadir, convencer)

verbo transitivo e pronominal

1. Levar ou levar-se a acreditar ou a executar alguma coisa (ex.: persuadiu a mãe a ir ao médico; persuadi-me de que é preciso resolver o assunto já). = CONVENCER, INDUZIR

verbo intransitivo

2. Levar o convencimento ao ânimo de alguém (ex.: ele sabe persuadir).

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/persuadir [consultado em 30-09-2018].

  • Permita depois que haja socialização oral das respostas com a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Solicite que os estudantes respondam em dupla, em seus cadernos, as questões presentes no slide.
  • Socialize as respostas oralmente.
  • Agora, peça para que os estudantes comparem os dois modos verbais e respondam se ao transformar as frases do imperativo para o indicativo, ocorreu mudança de sentido.
  • Indague-os qual dos modos verbais, na opinião deles, atingirá melhor o objetivo do folheto que é alertar para os comportamentos de risco no trânsito.
  • Estimule a reflexão sobre se verbos no imperativo, além de tentar regular o comportamento de seu interlocutor por dizer como esse deve agir ou se comportar, também criam uma intimidade ou relação mais próxima com o interlocutor.

Slide Plano Aula

Orientações:

Materiais complementares: Você encontra a versão da atividade para impressão aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora, entregue uma cópia do texto completo ou projete-o para que os estudantes analisem se utilizaram os verbos que contemplem o sentido do texto.
  • Ajude os estudantes a perceberem como os verbos utilizados no texto tem por objetivo interferir ou mudar o comportamento do leitor no trânsito, por conscientizá-lo e motivá-lo a agir.
  • Já que educação no trânsito é essencial, que ações são recomendadas para algumas instituições?
  • Que ações são recomendadas para motoristas? E para os pedestres? E usuários de bicicletas, skates e afins?
  • Além de ações, que dicas há no texto para manter a paz no trânsito?
  • Compare o texto com o folheto da campanha #focanotrânsito.

Materiais complementares: Você encontra a versão do gabarito da atividade para impressão aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para que eles registrem no caderno a resposta a questão do slide.
  • Oriente-os na escrita para que os estudantes escrevam sobre o que aprenderam na aula, com orientações para o uso de verbos no imperativo em folhetos/panfletos.
  • Depois, exponha o registro de cada dupla e conversem sobre suas percepções durante as atividades realizadas na aula.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP37 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano