Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando o verbo imperativo e seu valor persuasivo no gênero panfleto/folheto
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folhetos/Panfletos da campanha publicitária impressos, texto para a atividade do slide 5 impresso, projetor multimídia, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades em perceber a diferença de emprego do verbo imperativo ao denotar ordem, de forma autoritária, com o sentido de alertar, convidar ou recomendar, mantendo o intuito de interferir no comportamento do consumidor.
Referências sobre o assunto:
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Pergunte se os estudantes lembram o que são verbos no modo imperativo e em quais situações eles utilizam ou observam esse tipo de verbo na vida diária.
- Explique brevemente que nesta aula iremos analisar alguns folhetos/panfletos que utilizam verbos no imperativo como estratégia apelativa na construção do texto.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize a turma em dupla, a fim de promover a construção coletiva e cooperativa do conhecimento.
- Distribua os folhetos/panfletos da campanha Foca no trânsito impressos para os estudantes.
- Projete, se possível, os folhetos com o aparelho multimídia para melhor visualização.
- Faça a leitura coletiva dos folhetos com a turma.
- Peça para que os estudantes respondam no caderno as questões acima.
- Esclareça o sentido do verbo PERSUADIR.
per·su·a·dir - (latim persuadeo, -ere, persuadir, convencer)
verbo transitivo e pronominal
1. Levar ou levar-se a acreditar ou a executar alguma coisa (ex.: persuadiu a mãe a ir ao médico; persuadi-me de que é preciso resolver o assunto já). = CONVENCER, INDUZIR
verbo intransitivo
2. Levar o convencimento ao ânimo de alguém (ex.: ele sabe persuadir).
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/persuadir [consultado em 30-09-2018].
- Permita depois que haja socialização oral das respostas com a turma.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Solicite que os estudantes respondam em dupla, em seus cadernos, as questões presentes no slide.
- Socialize as respostas oralmente.
- Agora, peça para que os estudantes comparem os dois modos verbais e respondam se ao transformar as frases do imperativo para o indicativo, ocorreu mudança de sentido.
- Indague-os qual dos modos verbais, na opinião deles, atingirá melhor o objetivo do folheto que é alertar para os comportamentos de risco no trânsito.
- Estimule a reflexão sobre se verbos no imperativo, além de tentar regular o comportamento de seu interlocutor por dizer como esse deve agir ou se comportar, também criam uma intimidade ou relação mais próxima com o interlocutor.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue o texto impresso (disponível nos materiais complementares) com as lacunas para que os alunos possam completar.
- Peça aos alunos que observem as palavras que foram retiradas no trecho do texto sobre segurança no trânsito.
- Ajude-os a levantar hipóteses: Que palavras foram apagadas? É possível adivinhar quais verbos foram apagados?
- Lembre-os da importância de escolher as palavras sugeridas de acordo com o contexto a fim de manter o sentido das frases. Nesse momento, trabalhar em dupla será essencial na tomada de decisão.
- Socialize as respostas oralmente com a turma.
- Fonte: https://www.estudopratico.com.br/o-que-entender-por-educacao-no-transito/ e https://icetran.com.br/blog/educacao-no-transito-preserva-vidas-e-transforma/
Materiais complementares: Você encontra a versão da atividade para impressão aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Agora, entregue uma cópia do texto completo ou projete-o para que os estudantes analisem se utilizaram os verbos que contemplem o sentido do texto.
- Ajude os estudantes a perceberem como os verbos utilizados no texto tem por objetivo interferir ou mudar o comportamento do leitor no trânsito, por conscientizá-lo e motivá-lo a agir.
- Já que educação no trânsito é essencial, que ações são recomendadas para algumas instituições?
- Que ações são recomendadas para motoristas? E para os pedestres? E usuários de bicicletas, skates e afins?
- Além de ações, que dicas há no texto para manter a paz no trânsito?
- Compare o texto com o folheto da campanha #focanotrânsito.
Materiais complementares: Você encontra a versão do gabarito da atividade para impressão aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça para que eles registrem no caderno a resposta a questão do slide.
- Oriente-os na escrita para que os estudantes escrevam sobre o que aprenderam na aula, com orientações para o uso de verbos no imperativo em folhetos/panfletos.
- Depois, exponha o registro de cada dupla e conversem sobre suas percepções durante as atividades realizadas na aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Convença-me se for capaz – verbos imperativos em folhetos/panfletos
Este é o plano número 5 de uma sequência de 15 planos, então, caso você tenha aplicado as aulas anteriores, principalmente o plano 4, que tratou diretamente dos verbos no modo imperativo e de seus efeitos de sentido em peças publicitárias, os alunos devem ter uma bagagem cognitiva a ser ativada.
Para aquecer, envie aos alunos um áudio ou um e-mail relembrando os estudos já realizados sobre os verbos no modo imperativo, e comente que, nesta aula, vocês estudarão um pouco mais sobre o uso do imperativo como estratégia imperativa em panfletos e folhetos. Envie por e-mail as imagens constantes no slide de Introdução, previamente salvas em arquivos por você, juntamente com as questões que acompanham o slide. Peça também que os alunos pesquisem em um dicionário o sentido do verbo persuadir. Estabeleça um prazo não muito longo para que os alunos respondam e lhe devolvam. Após a devolutiva dos alunos, envie novo áudio ou e-mail comentando as respostas.
Importante: Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Estudando os verbos no imperativo
Envie aos alunos, por e-mail, o arquivo com a atividade, disponível na seção “Materiais e atividades”, conforme encadeamento constante do slide 2 do Desenvolvimento. Peça que os alunos realizem-na preenchendo as lacunas com as formas verbais adequadas e que, em seguida, respondam: qual foi o objetivo do texto? Como os verbos usados para preencher as lacunas contribuíram para a construção do sentido? Estabeleça um novo prazo e peça que os alunos devolvam a atividade realizada.
Fechamento: O que vocês aprenderam nesta aula?
Como fechamento, envie aos alunos um áudio comentando suas respostas ao exercício e também aos questionamentos colocados, sobre como os verbos contribuem para interferir ou mudar o comportamento do leitor no trânsito, ou seja, para persuadi-lo.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família sobre o poder de convencer ou persuadir alguém, e sobre como isso é visível nos textos publicitários. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.