Atividade complementar
Plano de Aula
Plano de aula: Onde posso aplicar a probabilidade?
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade e suas aplicações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
Objetivos específicos
- Relacionar situações-problema com conceitos de espaço amostral e probabilidade.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
- -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade. (5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
- Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes forma de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
- Equação de primeiro grau (6º Ano, álgebra, EF06MA13)
Conceito-chave
Probabilidade
Recursos necessários
- Atividades principal e de Raio X impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Relacionar situações-problema com conceitos de espaço amostral e probabilidade.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para compartilhar o objetivo da aula.
Propósito: Informar a turma o objetivo da aula.
Aquecimento.
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Comece a aula retomando o conceito de que a probabilidade de um evento ocorrer é determinada pela razão entre o número de casos favoráveis em relação ao total de eventos possíveis. Faça as perguntas apresentadas em slide, escute as respostas da turma, tome nota no quadro e as discuta com a classe.
Propósito: Retomar o conceito de probabilidade, como ela é calculada e quais as suas representações.
Discuta com a turma:
- Em que situações usamos probabilidade no nosso dia a dia?
- É possível identificar probabilidade em pesquisas e dados estatísticos?
- De que forma vocês preferem calcular a probabilidade? E como preferem representá-la? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Organize a turma em duplas, e entregue para eles a atividade disponível para impressão. Oriente a turma que as duplas terão que discutir como resolver o problema entre eles e registrar no caderno a solução. Enquanto discutem, ande pela sala para verificar as estratégias deles e quais as dificuldades eles apresentam. Quando abordá-los pergunte o que estão pensando, se entenderam o problema, se o método que estão usando é o mais adequado.
Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Quantas vezes ela terá que jogar a moeda?
- Existem quantos caminhos possíveis para chegar em cada local?
- É possível ela não chegar a um dos seus destinos? Por quê?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Orientação: Organize a turma em duplas, e entregue para eles a atividade disponível para impressão aqui. Oriente a turma que as duplas terão que discutir como resolver o problema entre eles e registrar no caderno a solução. Enquanto discutem, ande pela sala para verificar as estratégias deles e quais as dificuldades eles apresentam. Quando abordá-los pergunte o que estão pensando, se entenderam o problema, se o método que estão usando é o mais adequado.
Caso tenha alguma necessidade consulte o guia de intervenções disponível aqui.
E acesse a resolução da atividade aqui.
Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Quantas vezes ela terá que jogar a moeda?
- Existem quantos caminhos possíveis para chegar em cada local?
- É possível ela não chegar a um dos seus destinos? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:Professor, chame um aluno e faça um rápido experimento ao fim da aula com uma moeda, repetindo a jogada por 4 vezes e anotando os resultados no quadro. Provoque a turma no sentido de comparar o resultado do experimento com o problema que acabou de ser esquematizado no quadro. Encerre a atividade e resuma para a turma o que foi aprendido na aula. Sugira que eles tomem nota do do resumo da aula.
Propósito: Resumir e registrar o conteúdo abordado na aula.
Discuta com a turma:
- O que você esperava que saísse nesse experimento? Por quê?
- Compare o resultado obtido com as possibilidades elencadas no problema.
- Se jogássemos a moeda quatro vezes novamente, será que daria o mesmo resultado? Por quê? E se repetíssemos o lançamento da moeda 50 vezes, seria possível fazer uma estimativa de resultados?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.
Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.
Discuta com a turma:
- Qual é a soma de todas as probabilidades calculadas? Por quê?
- Como você fará para encontrar o número de alunos que praticam outra modalidade?
- Num sorteio de um aluno aleatoriamente em qual das modalidades é mais provável que esse aluno esteja inscrito?
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_23PES02
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google sala de aula, Meet
Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Atividade Principal.
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) que de maneira colaborativa e síncrona os alunos possam respondê-los, ou ainda usar a função de áudio do whatsapp para que um a um postem suas respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos passam pensar sobre ela. Oriente-os a filmar ou fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Neste momento, estimule os alunos a usarem ferramentas de áudio ou vídeo, ou mesmo o Meet para o compartilhamento. Estimule-os a falar como pensaram para resolver o problema. Para guiá-los, lance as perguntas presentes no item “Discuta com a turma”. Estimule-os a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
Objetivos específicos
- Relacionar situações-problema com conceitos de espaço amostral e probabilidade.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
- -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade. (5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
- Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes forma de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
- Equação de primeiro grau (6º Ano, álgebra, EF06MA13)
Conceito-chave
Probabilidade
Recursos necessários
- Atividades principal e de Raio X impressas.