14476
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - A influência das florestas no clima brasileiro

Plano de aula de Ciências com atividades para 5º ano do Fundamental sobre o desmatamento das florestas ao aumento da temperatura no país.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Imprima as imagens que mostram o desmatamento das florestas brasileiras ao longo dos anos disponível no material para impressão.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes entendem sobre o assunto. Faça questionamentos do tipo: O que é uma floresta? Quias florestas você conhece? Quais são as principais florestas do Brasil? O que é clima? O que a floresta tem a ver com o clima?

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia a reportagem com a turma, motive uma breve discussão sobre as possíveis causas e consequências do aquecimento global. Faça questionamentos do tipo: O que o aumento da temperatura representa para nosso planeta? O que é aquecimento global? O que causa o aquecimento global? Por que? Quais as consequências do aquecimento global?

Link para reportagem: https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/temperatura-media-da-terra-cresceu-102-grau-celsius-desde-seculo-xix-18002272

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de 3 a 5 estudantes. Forneça aos grupos as imagens via satélite das florestas brasileiras ao longo dos anos disponível no material para impressão. Oriente-os a analisá-las, sobretudo quanto ao desmatamento. Auxilie-os a pesquisarem sobre as modificações climáticas e a relacionarem essas informações com as imagens. Oriente-os na elaboração de uma associação visual nas análises realizadas. Sugira a confecção de um mural, um stop motion, ou outra estratégia que considerar mais eficiente e viável para o contexto da turma.

Páginas que apresentam a temperatura média anual: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/page&page=anomaliaTempMediaAnual

https://pt.climate-data.org/location/243582/

Caso não seja possível realizar a pesquisa na internet durante a aula, imprima as informações disponíveis nas páginas e forneça aos grupos.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia o slide com a turma. Proponha uma breve discussão sobre as conclusões obtidas da análise das imagens e pesquisas sobre as mudanças climáticas, os impactos do aumento da temperatura do planeta e possíveis medidas para preservação das floresta brasileiras.

Material de apoio:

http://pre.univesp.br/entrevista-paulo-roberto-moutinho#.W3H7w9JKg2x

https://www.youtube.com/watch?v=8sovsUzYZFM

http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_fisica_por_tras_das_mudancas_climaticas.html

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/09/02/O-aumento-da-temperatura-mundial-desde-1850-resumido-em-uma-imagem

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Imprima as imagens que mostram o desmatamento das florestas brasileiras ao longo dos anos disponível no material para impressão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes entendem sobre o assunto. Faça questionamentos do tipo: O que é uma floresta? Quias florestas você conhece? Quais são as principais florestas do Brasil? O que é clima? O que a floresta tem a ver com o clima?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia a reportagem com a turma, motive uma breve discussão sobre as possíveis causas e consequências do aquecimento global. Faça questionamentos do tipo: O que o aumento da temperatura representa para nosso planeta? O que é aquecimento global? O que causa o aquecimento global? Por que? Quais as consequências do aquecimento global?

Link para reportagem: https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/temperatura-media-da-terra-cresceu-102-grau-celsius-desde-seculo-xix-18002272

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de 3 a 5 estudantes. Forneça aos grupos as imagens via satélite das florestas brasileiras ao longo dos anos disponível no material para impressão. Oriente-os a analisá-las, sobretudo quanto ao desmatamento. Auxilie-os a pesquisarem sobre as modificações climáticas e a relacionarem essas informações com as imagens. Oriente-os na elaboração de uma associação visual nas análises realizadas. Sugira a confecção de um mural, um stop motion, ou outra estratégia que considerar mais eficiente e viável para o contexto da turma.

Páginas que apresentam a temperatura média anual: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/page&page=anomaliaTempMediaAnual

https://pt.climate-data.org/location/243582/

Caso não seja possível realizar a pesquisa na internet durante a aula, imprima as informações disponíveis nas páginas e forneça aos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia o slide com a turma. Proponha uma breve discussão sobre as conclusões obtidas da análise das imagens e pesquisas sobre as mudanças climáticas, os impactos do aumento da temperatura do planeta e possíveis medidas para preservação das floresta brasileiras.

Material de apoio:

http://pre.univesp.br/entrevista-paulo-roberto-moutinho#.W3H7w9JKg2x

https://www.youtube.com/watch?v=8sovsUzYZFM

http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_fisica_por_tras_das_mudancas_climaticas.html

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/09/02/O-aumento-da-temperatura-mundial-desde-1850-resumido-em-uma-imagem

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano