Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramentas para compartilhamento do link da reportagem, como grupo de Whatsapp, E-mail ou postagem no Google Classroom (tutorial disponível aqui);
- Ferramenta para compartilhamento de mensagens: grupo de Whatsapp, site de criação de fórum (disponível aqui) ou Google Classroom;
- Google Docs (tutorial disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Encaminhe para os alunos a reportagem “Temperatura média da Terra cresceu 1,02 grau Celsius desde século XIX” (disponível aqui) e questione-os (sugere-se a pergunta disponível no Google Classroom):
- Qual a influência das florestas no clima brasileiro?
Mão na massa
Divida a turma em duplas e diga que elas devem pesquisar, em livros ou sites confiáveis, sobre a influência das florestas no clima brasileiro, para responder à questão disparadora da aula.
Colaborativamente, devem escrever um texto autoral e explicativo sobre o assunto e compartilhá-lo com os colegas e com você.
Sistematização
Após todos os alunos lerem os textos uns dos outros, retome a questão disparadora da aula e escreva uma resposta coletiva, em um parágrafo.
Convite às famílias
Sugira que pesquisem imagens de satélites de florestas brasileiras desde 2000 até a atualidade e comparem com dados climáticos desse mesmo período, atentando-se para o aumento da temperatura, refletindo sobre como podem contribuir com a diminuição do desmatamento.