Atividade de análise de algumas características do estilo de uma notícia
Plano de Aula
Plano de aula: A ordenação dos fatos e o efeito de imparcialidade na notícia online
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Notícias online previamente selecionadas pelos alunos, projetor multimídia, computador com acesso à internet.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos, provavelmente, terão dificuldade em perceber os efeitos de sentido de imparcialidade, pois não costumam prestar atenção às marcas linguísticas que produzem tais efeitos.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso - Notícia. São Paulo: FTD, 2001.
FARIA, M. A.; Zanchetta Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos discentes, mostrando-lhes este slide.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Para iniciar a aula, discuta com a turma as questões contidas neste slide.
- Comente as respostas dos alunos, ajudando-os a relembrar o que já sabem sobre a ordenação dos fatos e sobre o efeito de sentido de imparcialidade nas notícias.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Solicite que cada aluno escolha uma notícia online antes desta aula, pois esta notícia será utilizada em uma das atividades propostas. Caso a escola não tenha computadores com acesso à internet, ou, caso os estudantes não tenham celulares com acesso à internet, peça-lhes que imprimam a notícia selecionada e tragam-na para a aula.
- Organize os discentes em duplas e solicite-lhes que leiam esta notícia: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/10/meninas-trocam-de-lugar-com-prefeitos-e-vereadores-para-alertar-sobre-direitos.shtml>. Acesso em:
13 nov. 2018. - Em seguida, distribua às duplas cópias da atividade cujo título é “Atividade de análise de características do estilo de uma notícia”, a qual se encontra em Materiais complementares. Proponha que as duplas discutam, com base na notícia lida, as questões colocadas nesta atividade. Peça que os alunos anotem suas respostas.
- Enquanto as duplas fazem a discussão, caminhe pela sala de aula para esclarecer as eventuais dúvidas dos alunos e para fazer intervenções se necessário.
- Depois desta discussão em duplas, proponha uma discussão coletiva das respostas, convidando alguns estudantes a expor suas respostas.
- Concluída a discussão, solicite que cada estudante faça, individualmente, a leitura da notícia online que foi selecionada por ele antes desta aula.
- Após a leitura, distribua aos alunos cópias do arquivo intitulado “Análise de alguns recursos do estilo da notícia online que você selecionou”
(acesse o arquivo em Materiais complementares) e oriente os estudantes a responder as questões contidas neste arquivo. Esta atividade deve ser feita individualmente para que cada discente possa exercitar o que aprendeu na atividade em duplas. - Depois que os alunos tiverem respondido as perguntas, proponha uma discussão com a turma. Nesta discussão, convide alguns estudantes a expor suas respostas e comente-as quando necessário, explicando aos discentes que:
- Nas notícias, os eventos não são narrados na ordem em que aconteceram (ordem cronológica), mas, sim, na ordem de relevância dos fatos (relatam-se, em primeiro lugar, os fatos considerados mais importantes; depois, narram-se os fatos menos importantes). Isto é feito para atrair a atenção do leitor.
- Os relatos, no texto noticioso, costumam ser escritos em terceira pessoa, o que produz um efeito de sentido de objetividade e de distanciamento em relação ao fato narrado, visando-se manter a neutralidade em relação ao que está sendo veiculado.
- É comum que, na notícia, haja declarações de pessoas envolvidas com o fato relatado (discurso direto), o que confere maior credibilidade à notícia e possibilita ao leitor uma visão mais clara quanto ao sujeito citado no texto, além de isentar, de certa forma, o jornalista da responsabilidade pelo que é dito.
- No texto noticioso, os adjetivos são pouco utilizados, pois eles podem revelar a opinião do jornalista e/ou do jornal/revista/portal de notícias para o qual ele escreve. O uso de adjetivos, em alguns casos, pode comprometer a credibilidade do jornal/revista/portal onde a notícia circula, contribuindo para que se produza um efeito de sentido de sensacionalismo. Justamente para que a notícia pareça neutra/imparcial, evita-se a utilização de adjetivos. Deste modo, na notícia, há, em geral, uma predominância de substantivos e verbos.
Materiais complementares: Para acessar o arquivo “Atividade de análise de características do estilo de uma notícia”, clique aqui.
Para acessar o arquivo “Análise de algumas características do estilo da notícia online que você selecionou”, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para encerrar, faça uma breve revisão do que foi estudado nesta aula.
- Para isso, proponha que os alunos respondam oralmente a questão contida neste slide.
- Espera-se que, em suas respostas, os discentes mencionem, por exemplo, que a organização dos eventos na notícia não segue uma ordem cronológica, mas, sim, uma ordem de relevância dos fatos, e que a notícia procura ser um texto imparcial. Para isso, vale-se de recursos linguísticos que produzem o efeito de sentido de neutralidade (relato em terceira pessoa, declarações das pessoas envolvidas nos fatos, predominância de substantivos e ausência - ou uso raro - de adjetivos).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou PowerPoint, ou gravadas para ser disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Vamos falar sobre algumas características do estilo das notícias
Envie aos alunos um áudio ou um e-mail com os questionamentos apresentados no plano original, no slide da introdução. Peça também que se organizem em duplas ou trios para que troquem ideias e respondam aos questionamentos. Estabeleça um prazo para que eles lhe respondam. Estabeleça, então, um novo contato, comentando as respostas dos alunos e relembrando com eles como se dá a ordenação dos fatos e como se constrói o efeito de sentido de imparcialidade nas notícias.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Aplicação da atividade de análise de características do estilo de uma notícia
Envie aos alunos, por e-mail, o arquivo “Atividade de análise de características do estilo notícia”, disponível na seção “Materiais e atividades” do plano original, e também o link da notícia indicada no slide de desenvolvimento. Apesar de ser uma notícia de 2018, o tema é bastante relevante para discussão. Se você quiser, pode selecionar outra notícia e adaptar a atividade do arquivo. No corpo do e-mail ou, se preferir, por meio de um áudio no WhatsApp, explique aos alunos como deverá ser realizada a tarefa. Comente, nessa abordagem, o que se espera que eles façam, dando ênfase em pontos relativos à análise linguística e semiótica a serem observados durante a leitura da notícia. Estabeleça um prazo para que os alunos devolvam a atividade realizada e deixe que se organizem em duplas para promover e enriquecer a discussão sobre a temática.
Nesta adaptação, optamos por utilizar somente uma das atividades sugeridas no plano, uma vez que o ensino remoto exige a otimização do tempo e um modo mais conciso de se trabalhar.
Fechamento: O que vocês aprenderam sobre a ordenação dos eventos na notícia e sobre o efeito de imparcialidade nesse gênero?
Neste fechamento, proceda a devolutiva da atividade realizada pelos alunos. Para isso, leia os trabalhos devolvidos e prepare um quadro, em arquivo de Word, com comentários para cada questão. Dê ênfase nas respostas dos alunos consideradas adequadas e reforce os pontos em que tenham demonstrado fragilidade. Aproveite para explicar aos alunos como se dá a ordenação dos eventos na notícia e a construção do efeito de imparcialidade. Para isso, inclua na explanação da devolutiva os tópicos apresentados no slide de desenvolvimento do plano original.
Envie aos alunos a devolutiva por e-mail e, se considerar melhor, envie também um áudio comentando cada detalhe do quadro enviado, a fim de reforçar o conteúdo. Por fim, peça que os alunos lhe enviem comentários sobre o que aprenderam nesta aula.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar e compartilhar com a família o estudo sobre a importância de ser um leitor crítico de textos noticiosos e sobre como elementos linguísticos e semióticos contribuem para construir o efeito de sentido de imparcialidade no texto, assim como a ordenação dos eventos é uma importante ponto para chamar a atenção do leitor. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, além de contribuir para ampliar a criticidade e nível de letramento.