14474
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A ordenação dos fatos e o efeito de imparcialidade na notícia online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A ordenação dos fatos e o efeito de imparcialidade na notícia online

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Notícias online previamente selecionadas pelos alunos, projetor multimídia, computador com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos, provavelmente, terão dificuldade em perceber os efeitos de sentido de imparcialidade, pois não costumam prestar atenção às marcas linguísticas que produzem tais efeitos.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso - Notícia. São Paulo: FTD, 2001.
FARIA, M. A.; Zanchetta Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos discentes, mostrando-lhes este slide.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Para iniciar a aula, discuta com a turma as questões contidas neste slide.
  • Comente as respostas dos alunos, ajudando-os a relembrar o que já sabem sobre a ordenação dos fatos e sobre o efeito de sentido de imparcialidade nas notícias.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Solicite que cada aluno escolha uma notícia online antes desta aula, pois esta notícia será utilizada em uma das atividades propostas. Caso a escola não tenha computadores com acesso à internet, ou, caso os estudantes não tenham celulares com acesso à internet, peça-lhes que imprimam a notícia selecionada e tragam-na para a aula.
  • Organize os discentes em duplas e solicite-lhes que leiam esta notícia: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/10/meninas-trocam-de-lugar-com-prefeitos-e-vereadores-para-alertar-sobre-direitos.shtml>. Acesso em:
    13 nov. 2018.
  • Em seguida, distribua às duplas cópias da atividade cujo título é “Atividade de análise de características do estilo de uma notícia”, a qual se encontra em Materiais complementares. Proponha que as duplas discutam, com base na notícia lida, as questões colocadas nesta atividade. Peça que os alunos anotem suas respostas.
  • Enquanto as duplas fazem a discussão, caminhe pela sala de aula para esclarecer as eventuais dúvidas dos alunos e para fazer intervenções se necessário.
  • Depois desta discussão em duplas, proponha uma discussão coletiva das respostas, convidando alguns estudantes a expor suas respostas.
  • Concluída a discussão, solicite que cada estudante faça, individualmente, a leitura da notícia online que foi selecionada por ele antes desta aula.
  • Após a leitura, distribua aos alunos cópias do arquivo intitulado “Análise de alguns recursos do estilo da notícia online que você selecionou”
    (acesse o arquivo em Materiais complementares) e oriente os estudantes a responder as questões contidas neste arquivo. Esta atividade deve ser feita individualmente para que cada discente possa exercitar o que aprendeu na atividade em duplas.
  • Depois que os alunos tiverem respondido as perguntas, proponha uma discussão com a turma. Nesta discussão, convide alguns estudantes a expor suas respostas e comente-as quando necessário, explicando aos discentes que:
  • Nas notícias, os eventos não são narrados na ordem em que aconteceram (ordem cronológica), mas, sim, na ordem de relevância dos fatos (relatam-se, em primeiro lugar, os fatos considerados mais importantes; depois, narram-se os fatos menos importantes). Isto é feito para atrair a atenção do leitor.
  • Os relatos, no texto noticioso, costumam ser escritos em terceira pessoa, o que produz um efeito de sentido de objetividade e de distanciamento em relação ao fato narrado, visando-se manter a neutralidade em relação ao que está sendo veiculado.
  • É comum que, na notícia, haja declarações de pessoas envolvidas com o fato relatado (discurso direto), o que confere maior credibilidade à notícia e possibilita ao leitor uma visão mais clara quanto ao sujeito citado no texto, além de isentar, de certa forma, o jornalista da responsabilidade pelo que é dito.
  • No texto noticioso, os adjetivos são pouco utilizados, pois eles podem revelar a opinião do jornalista e/ou do jornal/revista/portal de notícias para o qual ele escreve. O uso de adjetivos, em alguns casos, pode comprometer a credibilidade do jornal/revista/portal onde a notícia circula, contribuindo para que se produza um efeito de sentido de sensacionalismo. Justamente para que a notícia pareça neutra/imparcial, evita-se a utilização de adjetivos. Deste modo, na notícia, há, em geral, uma predominância de substantivos e verbos.

Materiais complementares: Para acessar o arquivo “Atividade de análise de características do estilo de uma notícia”, clique aqui.

Para acessar o arquivo “Análise de algumas características do estilo da notícia online que você selecionou”, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para encerrar, faça uma breve revisão do que foi estudado nesta aula.
  • Para isso, proponha que os alunos respondam oralmente a questão contida neste slide.
  • Espera-se que, em suas respostas, os discentes mencionem, por exemplo, que a organização dos eventos na notícia não segue uma ordem cronológica, mas, sim, uma ordem de relevância dos fatos, e que a notícia procura ser um texto imparcial. Para isso, vale-se de recursos linguísticos que produzem o efeito de sentido de neutralidade (relato em terceira pessoa, declarações das pessoas envolvidas nos fatos, predominância de substantivos e ausência - ou uso raro - de adjetivos).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Notícias online previamente selecionadas pelos alunos, projetor multimídia, computador com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos, provavelmente, terão dificuldade em perceber os efeitos de sentido de imparcialidade, pois não costumam prestar atenção às marcas linguísticas que produzem tais efeitos.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso - Notícia. São Paulo: FTD, 2001.
FARIA, M. A.; Zanchetta Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos discentes, mostrando-lhes este slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Para iniciar a aula, discuta com a turma as questões contidas neste slide.
  • Comente as respostas dos alunos, ajudando-os a relembrar o que já sabem sobre a ordenação dos fatos e sobre o efeito de sentido de imparcialidade nas notícias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Solicite que cada aluno escolha uma notícia online antes desta aula, pois esta notícia será utilizada em uma das atividades propostas. Caso a escola não tenha computadores com acesso à internet, ou, caso os estudantes não tenham celulares com acesso à internet, peça-lhes que imprimam a notícia selecionada e tragam-na para a aula.
  • Organize os discentes em duplas e solicite-lhes que leiam esta notícia: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/10/meninas-trocam-de-lugar-com-prefeitos-e-vereadores-para-alertar-sobre-direitos.shtml>. Acesso em:
    13 nov. 2018.
  • Em seguida, distribua às duplas cópias da atividade cujo título é “Atividade de análise de características do estilo de uma notícia”, a qual se encontra em Materiais complementares. Proponha que as duplas discutam, com base na notícia lida, as questões colocadas nesta atividade. Peça que os alunos anotem suas respostas.
  • Enquanto as duplas fazem a discussão, caminhe pela sala de aula para esclarecer as eventuais dúvidas dos alunos e para fazer intervenções se necessário.
  • Depois desta discussão em duplas, proponha uma discussão coletiva das respostas, convidando alguns estudantes a expor suas respostas.
  • Concluída a discussão, solicite que cada estudante faça, individualmente, a leitura da notícia online que foi selecionada por ele antes desta aula.
  • Após a leitura, distribua aos alunos cópias do arquivo intitulado “Análise de alguns recursos do estilo da notícia online que você selecionou”
    (acesse o arquivo em Materiais complementares) e oriente os estudantes a responder as questões contidas neste arquivo. Esta atividade deve ser feita individualmente para que cada discente possa exercitar o que aprendeu na atividade em duplas.
  • Depois que os alunos tiverem respondido as perguntas, proponha uma discussão com a turma. Nesta discussão, convide alguns estudantes a expor suas respostas e comente-as quando necessário, explicando aos discentes que:
  • Nas notícias, os eventos não são narrados na ordem em que aconteceram (ordem cronológica), mas, sim, na ordem de relevância dos fatos (relatam-se, em primeiro lugar, os fatos considerados mais importantes; depois, narram-se os fatos menos importantes). Isto é feito para atrair a atenção do leitor.
  • Os relatos, no texto noticioso, costumam ser escritos em terceira pessoa, o que produz um efeito de sentido de objetividade e de distanciamento em relação ao fato narrado, visando-se manter a neutralidade em relação ao que está sendo veiculado.
  • É comum que, na notícia, haja declarações de pessoas envolvidas com o fato relatado (discurso direto), o que confere maior credibilidade à notícia e possibilita ao leitor uma visão mais clara quanto ao sujeito citado no texto, além de isentar, de certa forma, o jornalista da responsabilidade pelo que é dito.
  • No texto noticioso, os adjetivos são pouco utilizados, pois eles podem revelar a opinião do jornalista e/ou do jornal/revista/portal de notícias para o qual ele escreve. O uso de adjetivos, em alguns casos, pode comprometer a credibilidade do jornal/revista/portal onde a notícia circula, contribuindo para que se produza um efeito de sentido de sensacionalismo. Justamente para que a notícia pareça neutra/imparcial, evita-se a utilização de adjetivos. Deste modo, na notícia, há, em geral, uma predominância de substantivos e verbos.

Materiais complementares: Para acessar o arquivo “Atividade de análise de características do estilo de uma notícia”, clique aqui.

Para acessar o arquivo “Análise de algumas características do estilo da notícia online que você selecionou”, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para encerrar, faça uma breve revisão do que foi estudado nesta aula.
  • Para isso, proponha que os alunos respondam oralmente a questão contida neste slide.
  • Espera-se que, em suas respostas, os discentes mencionem, por exemplo, que a organização dos eventos na notícia não segue uma ordem cronológica, mas, sim, uma ordem de relevância dos fatos, e que a notícia procura ser um texto imparcial. Para isso, vale-se de recursos linguísticos que produzem o efeito de sentido de neutralidade (relato em terceira pessoa, declarações das pessoas envolvidas nos fatos, predominância de substantivos e ausência - ou uso raro - de adjetivos).
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano