Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia; computadores ou tablets com acesso à internet (um equipamento para cada dupla). Este plano, por se tratar de notícia online, necessita de recursos tecnológicos.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes poderão ter dificuldade em perceber as marcas linguísticas que produzem diferentes efeitos de sentido e denotam intencionalidade.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso - Notícia. São Paulo: FTD, 2001.
FARIA, M. A.; Zanchetta Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos.
Orientações:
- Organize os alunos em duplas e mostre-lhes a seguinte notícia online cujo link se encontra no Material complementar. Comente que a notícia
foi publicada no site da Folha de S.Paulo. Comente brevemente o tema da notícia e verifique quais conhecimentos prévios os alunos têm sobre o
assunto. - Leia a notícia oralmente com a turma a fim de possibilitar maior mediação e discussão.
- Solicite às duplas que leiam a notícia e percebam os links e imagens presentes no corpo do texto procurando relacionar ao conteúdo da notícia.
- Permita que os estudantes percebam aspectos relacionados aos recursos linguísticos e semióticos apresentados na notícia. Leve-os a perceber que o jornalista noticia o fato trazendo vários elementos de defesa aos cuidados com o aquecimento global e a mudanças climáticas. Alguns aspectos que podem ser observados pelos alunos:
- Em geral, as manchetes referem-se a fatos que já ocorreram, mas, apesar disso, o tempo verbal utilizado nelas costuma ser o presente, pois a principal função da manchete é chamar a atenção do leitor, produzindo o efeito de sentido de atualidade.
- O tempo empregado no lide e no corpo do texto não é o mesmo tempo empregado na manchete. No lide e no corpo do texto noticioso, usa-se, predominantemente, o pretérito (passado), porque é preciso situar os fatos relatados no espaço e no tempo (ou em seu momento histórico).
Isso confere maior credibilidade à notícia. - No texto noticioso, o relato é feito quase sempre em terceira pessoa a fim de produzir o efeito de sentido de distanciamento do jornalista em relação ao fato noticiado, o que contribui, também, para que se produza o efeito de sentido de neutralidade quanto ao que está sendo veiculado. Esta é uma das principais marcas de imparcialidade da notícia. No entanto, as escolhas linguísticas denotam que o jornalista defende a necessidade de cuidados com o aquecimento global.
- No que concerne à ordenação dos fatos no texto noticioso, eles costumam ser relatados em ordem decrescente de importância, ou seja, em geral, narram-se, primeiro, os eventos mais importantes (os que atrairão mais a atenção dos leitores), e, depois, os eventos menos importantes. Portanto, na notícia, os fatos não são relatados em ordem cronológica, e sim em ordem decrescente de relevância dos eventos.
- Atente para a forma como o jornalista reforça as ideias de controle climático e a forma como ele coloca que isso tem a ver com o problema dos incêndios na Califórnia.
- Lembre-se que esta é uma aula de descoberta, na qual os estudantes devem ser motivados a encontrar as características e regularidades da notícia online. Os aspectos apresentados aqui devem guiar sua mediação, mas o processo deve partir dos estudantes.
Materiais complementares:
Clique aqui para acessar o link da notícia online para projeção e leitura.