14473
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A intencionalidade na notícia online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A intencionalidade na notícia online

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia; computadores ou tablets com acesso à internet (um equipamento para cada dupla). Este plano, por se tratar de notícia online, necessita de recursos tecnológicos.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes poderão ter dificuldade em perceber as marcas linguísticas que produzem diferentes efeitos de sentido e denotam intencionalidade.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso - Notícia. São Paulo: FTD, 2001.

FARIA, M. A.; Zanchetta Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.
  • Diga-lhes que nesta aula será lida uma notícia online e que o objetivo da aula é que consigam perceber algumas características sobre esta notícia.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesta aula, será tratado o estilo do gênero notícia online. Para identificar o que os alunos já sabem sobre isso faça-lhes a pergunta contida neste slide.
  • Com base nas respostas dos estudantes, explique-lhes que o estilo consiste nas escolhas linguísticas que fazemos para dizer o que pretendemos dizer,
    a fim de produzir o efeito desejado. Ressalte que estas escolhas são feitas em função do nosso interlocutor (pessoa a quem o texto é destinado) e das condições de produção do texto (onde, quando, por quem e para quem ele foi escrito).
  • Explique-lhes, também, que, nesta aula, será abordado o estilo do texto noticioso, isto é, as escolhas linguísticas que se fazem para relatar os fatos na notícia. Pode-se dizer, de maneira muito simplificada, que o estilo de uma notícia diz respeito ao jeito de contar os fatos. Reforce que este jeito de contar
    os fatos pode acarretar um efeito de parcialidade ou imparcialidade, dependendo das escolhas linguísticas feitas pelo jornalista.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas e mostre-lhes a seguinte notícia online cujo link se encontra no Material complementar. Comente que a notícia
    foi publicada no site da Folha de S.Paulo. Comente brevemente o tema da notícia e verifique quais conhecimentos prévios os alunos têm sobre o
    assunto.
  • Leia a notícia oralmente com a turma a fim de possibilitar maior mediação e discussão.
  • Solicite às duplas que leiam a notícia e percebam os links e imagens presentes no corpo do texto procurando relacionar ao conteúdo da notícia.
  • Permita que os estudantes percebam aspectos relacionados aos recursos linguísticos e semióticos apresentados na notícia. Leve-os a perceber que o jornalista noticia o fato trazendo vários elementos de defesa aos cuidados com o aquecimento global e a mudanças climáticas. Alguns aspectos que podem ser observados pelos alunos:
  • Em geral, as manchetes referem-se a fatos que já ocorreram, mas, apesar disso, o tempo verbal utilizado nelas costuma ser o presente, pois a principal função da manchete é chamar a atenção do leitor, produzindo o efeito de sentido de atualidade.
  • O tempo empregado no lide e no corpo do texto não é o mesmo tempo empregado na manchete. No lide e no corpo do texto noticioso, usa-se, predominantemente, o pretérito (passado), porque é preciso situar os fatos relatados no espaço e no tempo (ou em seu momento histórico).
    Isso confere maior credibilidade à notícia.
  • No texto noticioso, o relato é feito quase sempre em terceira pessoa a fim de produzir o efeito de sentido de distanciamento do jornalista em relação ao fato noticiado, o que contribui, também, para que se produza o efeito de sentido de neutralidade quanto ao que está sendo veiculado. Esta é uma das principais marcas de imparcialidade da notícia. No entanto, as escolhas linguísticas denotam que o jornalista defende a necessidade de cuidados com o aquecimento global.
  • No que concerne à ordenação dos fatos no texto noticioso, eles costumam ser relatados em ordem decrescente de importância, ou seja, em geral, narram-se, primeiro, os eventos mais importantes (os que atrairão mais a atenção dos leitores), e, depois, os eventos menos importantes. Portanto, na notícia, os fatos não são relatados em ordem cronológica, e sim em ordem decrescente de relevância dos eventos.
  • Atente para a forma como o jornalista reforça as ideias de controle climático e a forma como ele coloca que isso tem a ver com o problema dos incêndios na Califórnia.
  • Lembre-se que esta é uma aula de descoberta, na qual os estudantes devem ser motivados a encontrar as características e regularidades da notícia online. Os aspectos apresentados aqui devem guiar sua mediação, mas o processo deve partir dos estudantes.

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar o link da notícia online para projeção e leitura.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Para encerrar a aula, proponha que os discentes reflitam sobre a pergunta contida neste slide.
  • Convide alguns estudantes a responder oralmente esta questão diante da turma e peça que todos eles anotem suas próprias respostas.
    Esta é uma maneira de ajudá-los a fazer uma breve revisão das principais características do estilo da notícia que foram descobertas durante a aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia; computadores ou tablets com acesso à internet (um equipamento para cada dupla). Este plano, por se tratar de notícia online, necessita de recursos tecnológicos.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes poderão ter dificuldade em perceber as marcas linguísticas que produzem diferentes efeitos de sentido e denotam intencionalidade.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso - Notícia. São Paulo: FTD, 2001.

FARIA, M. A.; Zanchetta Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.
  • Diga-lhes que nesta aula será lida uma notícia online e que o objetivo da aula é que consigam perceber algumas características sobre esta notícia.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesta aula, será tratado o estilo do gênero notícia online. Para identificar o que os alunos já sabem sobre isso faça-lhes a pergunta contida neste slide.
  • Com base nas respostas dos estudantes, explique-lhes que o estilo consiste nas escolhas linguísticas que fazemos para dizer o que pretendemos dizer,
    a fim de produzir o efeito desejado. Ressalte que estas escolhas são feitas em função do nosso interlocutor (pessoa a quem o texto é destinado) e das condições de produção do texto (onde, quando, por quem e para quem ele foi escrito).
  • Explique-lhes, também, que, nesta aula, será abordado o estilo do texto noticioso, isto é, as escolhas linguísticas que se fazem para relatar os fatos na notícia. Pode-se dizer, de maneira muito simplificada, que o estilo de uma notícia diz respeito ao jeito de contar os fatos. Reforce que este jeito de contar
    os fatos pode acarretar um efeito de parcialidade ou imparcialidade, dependendo das escolhas linguísticas feitas pelo jornalista.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas e mostre-lhes a seguinte notícia online cujo link se encontra no Material complementar. Comente que a notícia
    foi publicada no site da Folha de S.Paulo. Comente brevemente o tema da notícia e verifique quais conhecimentos prévios os alunos têm sobre o
    assunto.
  • Leia a notícia oralmente com a turma a fim de possibilitar maior mediação e discussão.
  • Solicite às duplas que leiam a notícia e percebam os links e imagens presentes no corpo do texto procurando relacionar ao conteúdo da notícia.
  • Permita que os estudantes percebam aspectos relacionados aos recursos linguísticos e semióticos apresentados na notícia. Leve-os a perceber que o jornalista noticia o fato trazendo vários elementos de defesa aos cuidados com o aquecimento global e a mudanças climáticas. Alguns aspectos que podem ser observados pelos alunos:
  • Em geral, as manchetes referem-se a fatos que já ocorreram, mas, apesar disso, o tempo verbal utilizado nelas costuma ser o presente, pois a principal função da manchete é chamar a atenção do leitor, produzindo o efeito de sentido de atualidade.
  • O tempo empregado no lide e no corpo do texto não é o mesmo tempo empregado na manchete. No lide e no corpo do texto noticioso, usa-se, predominantemente, o pretérito (passado), porque é preciso situar os fatos relatados no espaço e no tempo (ou em seu momento histórico).
    Isso confere maior credibilidade à notícia.
  • No texto noticioso, o relato é feito quase sempre em terceira pessoa a fim de produzir o efeito de sentido de distanciamento do jornalista em relação ao fato noticiado, o que contribui, também, para que se produza o efeito de sentido de neutralidade quanto ao que está sendo veiculado. Esta é uma das principais marcas de imparcialidade da notícia. No entanto, as escolhas linguísticas denotam que o jornalista defende a necessidade de cuidados com o aquecimento global.
  • No que concerne à ordenação dos fatos no texto noticioso, eles costumam ser relatados em ordem decrescente de importância, ou seja, em geral, narram-se, primeiro, os eventos mais importantes (os que atrairão mais a atenção dos leitores), e, depois, os eventos menos importantes. Portanto, na notícia, os fatos não são relatados em ordem cronológica, e sim em ordem decrescente de relevância dos eventos.
  • Atente para a forma como o jornalista reforça as ideias de controle climático e a forma como ele coloca que isso tem a ver com o problema dos incêndios na Califórnia.
  • Lembre-se que esta é uma aula de descoberta, na qual os estudantes devem ser motivados a encontrar as características e regularidades da notícia online. Os aspectos apresentados aqui devem guiar sua mediação, mas o processo deve partir dos estudantes.

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar o link da notícia online para projeção e leitura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Para encerrar a aula, proponha que os discentes reflitam sobre a pergunta contida neste slide.
  • Convide alguns estudantes a responder oralmente esta questão diante da turma e peça que todos eles anotem suas próprias respostas.
    Esta é uma maneira de ajudá-los a fazer uma breve revisão das principais características do estilo da notícia que foram descobertas durante a aula.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano