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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância verbal: aplicação das regras com base na reescrita da letra de “Samba do Arnesto”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Concordância verbal: aplicação das regras com base na reescrita da letra de “Samba do Arnesto”

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudio Santana Bispo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
LPO6_13ATS03

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200); Google Drive (tutorial em https://youtu.be/CI_jN0ieQCw ); Google Docs (tutorial em https://youtu.be/H6QtVQxs7AE )

Introdução

Envie um áudio ou vídeo aos alunos dizendo que vocês irão fazer um exercício sobre concordância verbal a partir de um samba. Envie a música “Samba do Arnesto”, para que ouçam, além da letra por escrito (materiais disponíveis no Plano). No áudio/vídeo, fale um pouquinho de Adoniran Barbosa e situe o contexto de produção do Samba do Arnesto, de forma sucinta. Diga que eles devem ter percebido que há várias palavras escritas de forma não-padrão, como
“Arnesto”, “nóis”, “fumo”, “vortemo”, “veiz”, “semos”, “discurpas”, “faiz”, “aduvido” etc. Diga que Adoniran sempre representava, em seus sambas, a maneira do povo de sua comunidade se comunicar, brincando com as formalidades da língua. Encerre seu áudio/vídeo dizendo que irá encaminhar um exercício a ser feito individualmente, compartilhando uma pasta específica do Google Drive. Caso não seja possível utilizar o Drive, envie pelos canais de comunicação que sejam mais fáceis para vocês.

Desenvolvimento

Poste na pasta do Google Drive, em Google Doc, a atividade e oriente os alunos a copiá-la e a criar um documento próprio na mesma pasta. Eles deverão reescrever o texto (Samba do Arnesto) aplicando as regras adequadas à modalidade escrita culta da língua. Peça-lhes que:
     1. Identifique e destaque, usando o recurso de marca-texto do Google Docs, os trechos em que o autor emprega a concordância verbal de maneira diferente da regra padrão.
     2. Reescreva os trechos marcados, de forma que obedeçam à regra padrão de Concordância Verbal.
     3. Responda:
     a. A maneira informal como o autor emprega a concordância, no texto, causa algum problema grave de compreensão da mensagem? Justifique.
     b. Uma linguagem que seguisse as regras padrão estaria adequada à situação de comunicação presente na música? Justifique.
     c. Que mudanças você precisou fazer nos verbos para adequá-los à variedade-padrão da língua?
     d. Cite uma situação na qual o uso padrão da concordância verbal costuma ser exigido.
As sugestões de resposta a essas perguntas estão nas Orientações do Plano.
Peça que as duplas façam um documento no Google Docs dentro da pasta criada, com suas respostas. Marque uma data para a entrega da atividade e auxilie sua turma pelos meios de comunicação combinados por vocês.

Fechamento

Após ver as produções de seus alunos, faça um compilado com os principais destaques que você julgar importantes e compartilhe com eles via Google Drive ou outro canal. Destaque as regras básicas da concordância verbal e encerre esta aula. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula, mostrando mais exemplos e interagindo com sua turma.

Convite às famílias

Convide as famílias a ouvirem o Samba do Arnesto e outros sambas de Adoniran Barbosa, para que descubram (caso não conheçam) esse importante artista da música popular brasileira. “Saudosa Maloca”, “As Mariposa”, “Tiro ao Álvaro”, “Trem das Onze” são sambas inesquecíveis, que marcaram a cultura popular de nosso país e foram regravados inúmeras vezes. Além disso, mexer o corpo, dançar juntos, é uma atividade divertida e importante de ser feita nesta situação de isolamento, então, anime-os a dançar ao som de Adoniran. Encoraje as famílias que se engajarem na proposta a postar quais músicas ouviram, com fotos e vídeos curtos desse momento.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_13ATS03

(EF06LP06) Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).


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