14471
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância verbal: compreensão dos mecanismos com base em exercícios

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Concordância verbal: compreensão dos mecanismos com base em exercícios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudio Santana Bispo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio aos alunos dizendo que vocês irão fazer um exercício sobre o comportamento dos verbos em um texto. É interessante ativar os conhecimentos prévios de seus alunos. Para isso, leia o texto “Um mestre diferente”, disponível nos Materiais do Plano, dando destaque  na entonação  aos verbos e seus sujeitos correspondentes. Envie esse texto aos alunos para que leiam com atenção aos verbos e a que ou a quem eles se referem. Diga, no áudio, que o exercício deve ser feito em duplas e enviado em uma pasta específica do Google Drive. Caso não seja possível utilizar o Drive, utilize os canais de comunicação mais fáceis para vocês.

Desenvolvimento
Poste na pasta do Google Drive, em um Google Doc, os exercícios 1 e 2 disponíveis nos Materiais do Plano. Oriente os alunos para que prestem atenção na relação entre o Verbo e o Sujeito das orações. Peça que as duplas façam um documento com suas respostas no Google Docs, dentro da pasta criada. Marque uma data para a entrega da atividade e auxilie sua turma pelos meios de comunicação combinados por vocês.

Fechamento
Após ver as produções de seus alunos, faça um compilado com os principais destaques que você julgar importantes e compartilhe com eles via Google Drive ou outro canal. Envie um novo áudio para concluir esta aula, aproveitando o que está no Fechamento do Plano: “O verbo pode ser flexionado em número (singular e plural) e em pessoa (primeira, segunda ou terceira pessoa do singular ou plural). Além disso, o verbo pode sofrer variações que indicam o modo e o tempo nos quais ocorrem as ações do sujeito, e essa relação é chamada de Concordância Verbal.” Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, interagindo com sua turma e buscando mostrar mais exemplos.

Convite às famílias
Nasrudin, personagem do conto “Um mestre diferente”, lido neste Plano, é originário do folclore da Turquia. Nasrudin é um mulá (que em árabe significa "mestre"). É um herói curioso: parece ingênuo, mas é mais esperto do que todos nós. Lembrou de algum personagem parecido de nosso folclore? Sim, Pedro Malasartes e Nasrudin têm muitas coisas em comum! Convide as famílias a ler um conto de Nasrudin e outro de Pedro Malasartes para que vejam suas semelhanças e diferenças, e também o que faz deles seres tão queridos e populares em diferentes culturas. Sugira que leiam o conto de Nasrudin chamado Sopa de Pato, disponível aqui, e o antológico conto de Pedro Malasartes, Sopa de Pedra, disponível aqui. Encorage as famílias que lerem os contos a enviar algum comentário por escrito ou em áudio, falando de como foi essa experiência, se já conheciam as histórias e se ficaram com “gostinho de quero mais”. Se houver entusiasmo, você também pode sugerir que enviem uma receita de sopa que seja um sucesso na família!

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_13ATS02

(EF06LP06) Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas