Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
- Aula 1: Descobrir o princípio fundamental da concordância nominal, a partir da leitura de um texto de cordel;
- Aula 2: Compreender alguns mecanismos de concordância nominal, a partir da leitura e de exercícios baseados num texto de cordel;
- Aula 3: Aplicar a regra fundamental da concordância nominal (relação entre o substantivo e seus determinantes), a partir da reescrita de um trecho de reportagem.
Esta aula possibilita o estudo das regras de concordância nominal por meio da exercitação de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do texto de cordel Vida da Natureza, de César Obeidi. A aula seguinte possibilita aplicar estas regularidades linguísticas em atividades discursivas mais complexas;
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).
Materiais necessários:
Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25).
*Obs.: O texto encontra-se disponível em “Materiais para impressão”;
Minidicionários;
Smartphones (dicionários digitais);.
Dificuldades antecipadas:
Perceber as relações de concordância entre o nome (substantivo) e os seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo).
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
OBEID, César. Vida rima com cordel. - São Paulo: Editora Salesiana, 2007. Ilustrado por Eduardo Ver (xilogravuras).
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Mundo Mirim: Projeto de Leitura elaborado por Simone Bibian, sobre o livro Vida rima com cordel do escritor César Obeid (ilustrações de Eduardo Ver).
Site: http://www.avemaria.com.br/loja/images/pdf/276.pdf
Revista Nova Escola: Concordância Verbal e Nominal (02 de fevereiro de 2017).
Site: https://novaescola.org.br/conteudo/5800/concordancia-verbal-e-nominal.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Explique aos alunos que, no decorrer da aula, eles farão a leitura compartilhada de um texto de cordel e, na sequência, algumas atividades para exercitar a concordância entre certas palavras, tanto na fala quanto na escrita.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Entregue aos alunos cópias do texto “Vida da Natureza”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver (do livro “Vida rima com cordel”. São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25).
- Faça a leitura oral para os alunos, dando destaque especial à entonação, para que eles sintam a sonoridade, o ritmo e as rimas marcantes dos versos do cordel.
Materiais complementares:
- Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25) - disponível em “Materiais para impressão”.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Oriente os alunos a destacar, usando o marca-texto, algumas palavras empregadas pelo autor para dar nomes às coisas que dão vida à natureza (montanhas, sol, lua, cachoeira, furacão, brisa etc.).
- Explique a eles que essas palavras são denominadas substantivos.
- Registre no quadro essas palavras, chamando atenção para as flexões de gênero e número, como : semente: feminino, singular; vales: masculino, plural, etc.
*Obs.: Caso ache necessário, explique também as noções de gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), pois é importante que os alunos conheçam essas flexões para compreenderem os mecanismos de concordância nominal.
- Sugira aos alunos que escrevam, no caderno, frases com esses substantivos, juntando a eles algumas palavras determinantes (artigos, adjetivos, pronomes e numerais) como as sugeridas no “quadro de palavras determinantes” (slide 6). Por exemplo: As sementes são verdes; Estas montanhas são lindas; Um furacão veloz arrasou a nossa cidade, etc.
- Explique a eles que estas palavras ajudam a determinar e caracterizar os substantivos e, por isso, precisam concordar com ele, em gênero e número.
Materiais complementares:
- Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25) - disponível em “Materiais para impressão”;
- Quadro de Substantivos do Cordel (disponível em “Materiais para Impressão”;
- Quadro de palavras determinantes (disponível em “Materiais para Impressão).
Desenvolvimento
Orientações:
- Oriente os alunos a destacar, usando o marca-texto, algumas palavras empregadas pelo autor para dar nomes às coisas que dão vida à natureza (montanhas, sol, lua, cachoeira, furacão, brisa etc.).
- Explique a eles que essas palavras são denominadas substantivos.
- Registre no quadro essas palavras, chamando atenção para as flexões de gênero e número, como : semente: feminino, singular; vales: masculino, plural, etc.
*Obs.: Caso ache necessário, explique também as noções de gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), pois é importante que os alunos conheçam essas flexões para compreenderem os mecanismos de concordância nominal.
- Sugira aos alunos que escrevam, no caderno, frases com esses substantivos, juntando a eles algumas palavras determinantes (artigos, adjetivos, pronomes e numerais) como as sugeridas no “quadro de palavras determinantes” (slide 6). Por exemplo: As sementes são verdes; Estas montanhas são lindas; Um furacão veloz arrasou a nossa cidade, etc.
- Explique aos alunos que estas palavras ajudam a determinar e caracterizar os substantivos e, por isso, precisam concordar com ele, em gênero e número.
Materiais complementares:
- Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25) - disponível em “Materiais para impressão”;
- Quadro de Substantivos do Cordel (disponível em “Materiais para Impressão”;
- Quadro de palavras determinantes (disponível em “Materiais para Impressão).
Desenvolvimento
Orientações:
- Oriente os alunos a destacar, usando o marca-texto, algumas palavras empregadas pelo autor para dar nomes às coisas que dão vida à natureza (montanhas, sol, lua, cachoeira, furacão, brisa etc.).
- Explique a eles que essas palavras são denominadas substantivos.
- Registre no quadro essas palavras, chamando atenção para as flexões de gênero e número, como : semente: feminino, singular; vales: masculino, plural, etc.
*Obs.: Caso ache necessário, explique também as noções de gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), pois é importante que os alunos conheçam essas flexões para compreenderem os mecanismos de concordância nominal.
- Sugira aos alunos que escrevam, no caderno, frases com esses substantivos, juntando a eles algumas palavras determinantes (artigos, adjetivos, pronomes e numerais) como as sugeridas no “quadro de palavras determinantes” (slide 6). Por exemplo: As sementes são verdes; Estas montanhas são lindas; Um furacão veloz arrasou a nossa cidade, etc.
- Explique aos alunos que estas palavras ajudam a determinar e caracterizar os substantivos e, por isso, precisam concordar com ele, em gênero e número.
Materiais complementares:
- Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25) - disponível em “Materiais para impressão”;
- Quadro de Substantivos do Cordel (disponível em “Materiais para Impressão”;
- Quadro de palavras determinantes (disponível em “Materiais para Impressão).
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Finalize a aula perguntando aos alunos:
- O que foi preciso alterar nas palavras que você acrescentou aos nomes (substantivos) empregados no texto?
*Obs.: Esta pergunta procura levar o aluno a refletir sobre o mecanismo básico da concordância nominal, no qual as palavras determinantes e modificadoras flexionam-se no singular ou no plural, no feminino ou no masculino, de acordo com o substantivo com os quais se relacionam nas frases.
- Por que essa relação entre as palavras recebe o nome de Concordância Nominal?
**Obs.: De acordo com a exercitação das regularidades linguísticas observadas, os alunos estarão em condições de apreender o mecanismo básico da concordância nominal, evidenciando a relação entre os nomes (substantivos) e os seus determinantes (as palavras que se relacionam com os substantivos concordam com eles em gênero e número).
Materiais complementares:
- Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25) - disponível em “Materiais para impressão”.