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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Descobrindo a concordância nominal a partir da leitura de um texto de cordel

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Descobrindo a concordância nominal a partir da leitura de um texto de cordel

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Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudio Santana Bispo

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:

  • Aula 1: Descobrir o princípio fundamental da concordância nominal, a partir da leitura de um texto de cordel;
  • Aula 2: Compreender alguns mecanismos de concordância nominal, a partir da leitura e de exercícios baseados num texto de cordel;
  • Aula 3: Aplicar a regra fundamental da concordância nominal (relação entre o substantivo e seus determinantes), a partir da reescrita de um trecho de reportagem.

Esta aula possibilita o estudo das regras de concordância nominal por meio da descoberta de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do texto de cordel Vida da Natureza, de César Obeidi. As aulas seguintes propiciam, respectivamente, exercitar e aplicar estas regularidades linguísticas em atividades discursivas mais complexas.

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).

Materiais necessários:

Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25).

*Obs.: O texto encontra-se disponível em “Materiais para impressão”;

Minidicionários;

Smartphones (dicionários digitais);.

Dificuldades antecipadas:

Perceber as relações de concordância entre o nome (substantivo) e os seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo).

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.

OBEID, César. Vida rima com cordel. - São Paulo: Editora Salesiana, 2007. Ilustrado por Eduardo Ver (xilogravuras).

CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

Mundo Mirim: Projeto de Leitura elaborado por Simone Bibian, sobre o livro Vida rima com cordel do escritor César Obeid (ilustrações de Eduardo Ver).

Site: http://www.avemaria.com.br/loja/images/pdf/276.pdf

Espaço do Escritor: César Obeid - Site: http://www.cesarobeid.com.br/espacodoescritor.pdf

Revista Nova Escola: Concordância Verbal e Nominal (02 de fevereiro de 2017).

Site: https://novaescola.org.br/conteudo/5800/concordancia-verbal-e-nominal.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Explique aos alunos que, no decorrer da aula, ocorrerá a leitura de um texto de cordel e que eles devem estar atentos para descobrir como funciona a concordância entre certas palavras, tanto na fala quanto na escrita.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Levante alguns conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Concordância Nominal, levando os alunos a refletir sobre os diferentes sentidos do verbo concordar para que, no decorrer da aula, eles descubram o princípio fundamental que rege a concordância entre o nome (substantivo) e os seus determinantes (artigos, pronomes, numerais, adjetivo), em gênero e número.
  • Inicie a aula perguntando aos alunos:
  • O que significa concordar com algo ou com alguém?
  • Registre no quadro as respostas dadas por eles, como: “Concordar significa aceitar, admitir, permitir, combinar, apoiar, aprovar” etc.
  • *Obs.: caso ache necessário, peça-lhes que pesquisem as diferentes acepções do verbo num dicionário impresso ou por meio do smartphone (dicionários digitais).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • A partir dos diferentes sentidos do verbo concordar, conduza os alunos à seguinte reflexão:
  • E na linguagem falada e escrita, as palavras também concordam entre si?
  • De que maneira isso acontece? Vamos dar alguns exemplos?

*Obs.: Estimule-os a dar exemplos de frases com substantivos masculinos e femininos, no singular e no plural, para que eles percebam as relações entre os nomes e os seus determinantes. Exemplos: “Este celular novo é muito bom”; “Minha tia é uma pessoa maravilhosa”; “Não brinco mais com aqueles brinquedos antigos e bobos”;” Eu gosto mais de assistir às séries dubladas” etc.

  • Registre as frases no quadro, evidenciando as relações entre as palavras que concordam entre si, em gênero e número;
  • Explique aos alunos que você irá fazer a leitura de um texto de cordel.
  • Leia o texto “Vida na Natureza”, do cordelista César Obeid (livro “Vida rima com cordel” - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25).

*Obs.: O texto encontra-se disponível em “Materiais para impressão”;

**Obs.: Dê uma atenção especial à entonação durante a leitura, procurando evidenciar os elementos sonoros típicos do gênero, como as rimas, o ritmo, a musicalidade etc.

  • Promova a interpretação oral do texto, procurando evidenciar algumas características do gênero como o tema, as rimas, o ritmo, a linguagem etc.
  • Peça aos alunos que se lembrem de algumas palavras empregadas pelo autor para dar nomes às coisas que dão vida à natureza.
  • Registre no quadro esses nomes (substantivos), aproveitando para classificá-los quanto ao gênero e ao número: montanhas (feminino, plural); sol (masculino, singular); lua (feminino, singular) etc.
  • Oriente os alunos a acrescentar palavras determinantes (artigos, adjetivos, numerais, pronomes) aos nomes registrados no quadro (“As montanhas mágicas são maravilhosas”, “Hoje de manhã estava um sol lindo!”; etc.).

Materiais complementares:

  • Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25).
  • Obs.: O livro sugerido para a atividade possui uma apresentação gráfica muito bem cuidada, com ilustrações de xilogravuras feitas pelo professor Eduardo Ver, as quais podem ser mostradas aos alunos durante a leitura oral do cordel.
  • Texto disponível em “Materiais para impressão”.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula perguntando aos alunos:
  • O que foi preciso alterar nas palavras que você acrescentou aos nomes (substantivos) empregados no texto?
  • Vamos escrever uma regra básica sobre isso?
  • Registre no quadro as respostas dos alunos, construindo com eles a regra fundamental da concordância nominal.

Materiais complementares:

  • Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25);
  • Texto disponível em “Materiais para impressão”.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:

  • Aula 1: Descobrir o princípio fundamental da concordância nominal, a partir da leitura de um texto de cordel;
  • Aula 2: Compreender alguns mecanismos de concordância nominal, a partir da leitura e de exercícios baseados num texto de cordel;
  • Aula 3: Aplicar a regra fundamental da concordância nominal (relação entre o substantivo e seus determinantes), a partir da reescrita de um trecho de reportagem.

Esta aula possibilita o estudo das regras de concordância nominal por meio da descoberta de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do texto de cordel Vida da Natureza, de César Obeidi. As aulas seguintes propiciam, respectivamente, exercitar e aplicar estas regularidades linguísticas em atividades discursivas mais complexas.

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).

Materiais necessários:

Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25).

*Obs.: O texto encontra-se disponível em “Materiais para impressão”;

Minidicionários;

Smartphones (dicionários digitais);.

Dificuldades antecipadas:

Perceber as relações de concordância entre o nome (substantivo) e os seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo).

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.

OBEID, César. Vida rima com cordel. - São Paulo: Editora Salesiana, 2007. Ilustrado por Eduardo Ver (xilogravuras).

CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

Mundo Mirim: Projeto de Leitura elaborado por Simone Bibian, sobre o livro Vida rima com cordel do escritor César Obeid (ilustrações de Eduardo Ver).

Site: http://www.avemaria.com.br/loja/images/pdf/276.pdf

Espaço do Escritor: César Obeid - Site: http://www.cesarobeid.com.br/espacodoescritor.pdf

Revista Nova Escola: Concordância Verbal e Nominal (02 de fevereiro de 2017).

Site: https://novaescola.org.br/conteudo/5800/concordancia-verbal-e-nominal.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Explique aos alunos que, no decorrer da aula, ocorrerá a leitura de um texto de cordel e que eles devem estar atentos para descobrir como funciona a concordância entre certas palavras, tanto na fala quanto na escrita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Levante alguns conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Concordância Nominal, levando os alunos a refletir sobre os diferentes sentidos do verbo concordar para que, no decorrer da aula, eles descubram o princípio fundamental que rege a concordância entre o nome (substantivo) e os seus determinantes (artigos, pronomes, numerais, adjetivo), em gênero e número.
  • Inicie a aula perguntando aos alunos:
  • O que significa concordar com algo ou com alguém?
  • Registre no quadro as respostas dadas por eles, como: “Concordar significa aceitar, admitir, permitir, combinar, apoiar, aprovar” etc.
  • *Obs.: caso ache necessário, peça-lhes que pesquisem as diferentes acepções do verbo num dicionário impresso ou por meio do smartphone (dicionários digitais).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • A partir dos diferentes sentidos do verbo concordar, conduza os alunos à seguinte reflexão:
  • E na linguagem falada e escrita, as palavras também concordam entre si?
  • De que maneira isso acontece? Vamos dar alguns exemplos?

*Obs.: Estimule-os a dar exemplos de frases com substantivos masculinos e femininos, no singular e no plural, para que eles percebam as relações entre os nomes e os seus determinantes. Exemplos: “Este celular novo é muito bom”; “Minha tia é uma pessoa maravilhosa”; “Não brinco mais com aqueles brinquedos antigos e bobos”;” Eu gosto mais de assistir às séries dubladas” etc.

  • Registre as frases no quadro, evidenciando as relações entre as palavras que concordam entre si, em gênero e número;
  • Explique aos alunos que você irá fazer a leitura de um texto de cordel.
  • Leia o texto “Vida na Natureza”, do cordelista César Obeid (livro “Vida rima com cordel” - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25).

*Obs.: O texto encontra-se disponível em “Materiais para impressão”;

**Obs.: Dê uma atenção especial à entonação durante a leitura, procurando evidenciar os elementos sonoros típicos do gênero, como as rimas, o ritmo, a musicalidade etc.

  • Promova a interpretação oral do texto, procurando evidenciar algumas características do gênero como o tema, as rimas, o ritmo, a linguagem etc.
  • Peça aos alunos que se lembrem de algumas palavras empregadas pelo autor para dar nomes às coisas que dão vida à natureza.
  • Registre no quadro esses nomes (substantivos), aproveitando para classificá-los quanto ao gênero e ao número: montanhas (feminino, plural); sol (masculino, singular); lua (feminino, singular) etc.
  • Oriente os alunos a acrescentar palavras determinantes (artigos, adjetivos, numerais, pronomes) aos nomes registrados no quadro (“As montanhas mágicas são maravilhosas”, “Hoje de manhã estava um sol lindo!”; etc.).

Materiais complementares:

  • Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25).
  • Obs.: O livro sugerido para a atividade possui uma apresentação gráfica muito bem cuidada, com ilustrações de xilogravuras feitas pelo professor Eduardo Ver, as quais podem ser mostradas aos alunos durante a leitura oral do cordel.
  • Texto disponível em “Materiais para impressão”.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula perguntando aos alunos:
  • O que foi preciso alterar nas palavras que você acrescentou aos nomes (substantivos) empregados no texto?
  • Vamos escrever uma regra básica sobre isso?
  • Registre no quadro as respostas dos alunos, construindo com eles a regra fundamental da concordância nominal.

Materiais complementares:

  • Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25);
  • Texto disponível em “Materiais para impressão”.
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