Atividade para impressão - texto
Plano de Aula
Plano de aula: O texto teatral: relação entre textos
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Data show
Fotocópias dos textos
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferentemente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de identificar as diferenças nos modos como os textos se organizam, pois estão habituados a dar maior atenção ao conteúdo em detrimento dos aspectos formais.
Referências sobre o assunto:
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresentar o tema no slide e ler para os alunos.
Nesta aula, o aluno deverá perceber que é possível contar uma mesma história de maneiras diferentes, ou seja, que há diferentes modos de se organizar um texto, e que tal organização irá alterar a forma como os personagens são caracterizados e a maneira como as falas são apresentadas, por exemplo. Sendo assim, é interessante deixar que eles percebam, pelas leituras dos textos e pelas questões apresentadas, como a estrutura textual pode se modificar de acordo com a intenção comunicativa. Evite facilitar demais a compreensão, pois, ao tirarem suas próprias conclusões com base em suas descobertas, a aprendizagem ocorrerá de forma mais significativa.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Apresente as questões do slide para à turma e peça aos alunos que respondam oralmente. Deixe que se expressem à vontade, apenas organize as falas e delimite o tempo para que a atividade de ativação do conhecimento prévio não se estenda muito.
Respostas possíveis/Desejáveis:
- Sim. Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela Adormecida, Cinderela, etc.
- São bondosos e honestos.
- Lendo contos de fadas, ouvindo professores e pais narrando.
Obs: é interessante chamar a atenção dos alunos para o fato dos Contos de Fadas trazerem, muitas vezes, reis, rainhas, príncipes, princesas, figuras da monarquia que existiam e eram mais comuns na Idade Média. Diga aos alunos que o Contos de fadas são histórias muito, muito antigas, que vêm passando de geração em geração no mundo todo, e podem variar de lugar para lugar. Como eles foram criados na Idade Média, na Europa, as figuras que se repetem nessas histórias tão conhecidas são de personagens que eram comuns naquela época, como por exemplo bobo da corte, serviçais, conselheiros do rei, cavalheiros, tecelões, servos, soldados do rei, etc. Hoje em dia, ainda existem reis, rainhas, príncipes e princesas em alguns países, como na Inglaterra, por exemplo. Porém, não são mais tão comuns como eram antigamente. Essas histórias, mesmo sendo antigas, continuam nos trazendo encantamento, por isso crianças modernas do mundo todo ainda conhecem e gostam de ouvir Contos de Fadas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações:
- Forme duplas e entregue as cópias dos dois textos para serem lidos. Oriente que cada aluno leia os dois textos. Clique aqui para acessar os textos para impressão.
- Circule pela sala durante a leitura dos alunos, a fim de tirar dúvidas que possam surgir sobre o vocabulário e o enredo dos textos selecionados. Motive-os para que interajam com os colegas de dupla, pois essa interação despertará um maior interesse pelas histórias.
- Após a leitura silenciosa, coloque as questões apresentadas no slide.
- Peça aos alunos que respondam às questões oralmente.
Respostas possíveis/desejáveis:
- Espera-se que a resposta seja sim, pois se trata de um conto bastante popular. É provável que não lembrem o nome da história (A Roupa Nova do Imperador), mas recordem o enredo.
- As semelhanças é ambas tratam do mesmo assunto: uma roupa nova para o rei, tem quase os mesmos personagens (os dois tecelões, o Rei). A primeira história é um conto clássico, os personagens falam um pouco, mas o narrador fala mais, conta a história. É organizada em parágrafos. A segunda história é organizada de forma diferente, através das falas dos personagens, indicações de como os personagens devem se comportar e agir, indicações de cena. Obs.: os alunos podem dizer que a segunda história parece ser um roteiro de peça teatral. Caso isso não aconteça, provoque com perguntas como “Para que servem essas falas e indicações?”
Desenvolvimento
Orientações:
- Informe aos alunos que deverão continuar em duplas para a resolução de uma atividade.
- Apresente as questões do slide e diga que anotem as respostas no caderno.
- Peça a alguns alunos que leiam as respostas dadas.
- Liste no quadro as respostas mais pertinentes e comente-as com o auxílio da turma.
- Oriente a turma para uma leitura oral dos dois textos. Selecione alguns voluntários para fazerem a leitura do conto e a do texto dramático.
- Explique que é muito importante fazer a entonação adequada das frases e observar a pontuação expressiva (uso de pontos de exclamação, interrogação e ponto final). Informe aos alunos-leitores que as falas devem ser divididas de acordo com os personagens e que as orientações entre os parênteses são indicações para os atores e não devem ser lidas em voz alta durante a leitura dramatizada.
Respostas possíveis/desejáveis:
- A primeira história é contada, principalmente, por um narrador.
- O segundo texto.
- No texto 1, o tempo que predomina é o passado. Já a história do texto 2 se passa no presente.
- O Rei, o Tecelão e a Tecelã.
- Antipatia e irritação, pois, nos dois textos, eles são desonestos e querem enganar o rei para ganhar dinheiro.
- Sim. Nos dois textos, o Rei é vaidoso.
Professor, aqui, seria interessante destacar o adjetivo “bondoso”, referindo-se ao Rei, adjetivo que aparece no texto 1, mas não aparece no texto 2.
7. No segundo, pois, há mais falas e dá para saber melhor o que eles pensam e o que querem.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Apresente as questões do slide e peça aos alunos que comentem oralmente.
Resposta possível/desejável:
Tem mais falas, a história se passa no presente, é feito para ser encenado, tem uma organização diferente dos outros textos narrativos, conta uma história…
2. Selecione algumas respostas dos alunos e explique, a partir das respostas dadas, que o texto dramático tem uma organização própria, pois tem como finalidade principal a encenação.
Nesta aula, nosso interesse é despertar o olhar do aluno para a forma como o texto dramático se estrutura e para a forma como se dá a construção da textualidade, ou seja, é importante que ele passe a entender como o texto é construído, e perceba que essa construção se dá a partir de intenções comunicativas.
Ao encerrar, observe se o objetivo da aula foi alcançado.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em no tutorial disponível aqui); Google Forms (aprenda a usá-lo aqui) e Canva (disponível aqui).
Introdução
Apresente a proposta da aula aos alunos, gravando um áudio ou um vídeo a ser compartilhado com a turma. Diga que, nesta aula, eles irão comparar dois textos, sendo que um é um texto do gênero Conto de Fadas e o outro é do gênero Texto Teatral. De preferência, já encaminhe os textos (disponíveis no Material Complementar deste plano) antes de enviar seu áudio ou vídeo. Faça as perguntas do slide de Introdução para ativar os conhecimentos prévios de sua turma, e responda-as mostrando e/ou encaminhando imagens retiradas de Contos de Fadas conhecidos da turma, nos quais apareçam reis e rainhas. Leia os títulos dos dois textos e fale brevemente sobre os autores de cada um. Chame a atenção para o formato visualmente identificável dos dois textos: um é um conto, organizado em parágrafos; o outro é um texto teatral, organizado pelas falas dos personagens.
Desenvolvimento
Finalize seu áudio ou vídeo avisando que, junto com o texto, você encaminhou um formulário do Google com perguntas de interpretação dos textos a serem lidos. Avise que esse trabalho é individual e combine um prazo de entrega das respostas. Utilize, para fazer o formulário, as perguntas disponíveis no Plano de Aula (segundo slide de Desenvolvimento). O Google Forms lhe dará vários feedbacks estatísticos das respostas de seus alunos. Depois, você pode compilar o que achar mais significativo e comentar em novo áudio para a turma. Caso não seja possível usar o Google Forms, encaminhe as questões por escrito e solicite que os estudantes enviem suas respostas no grupo de WhatsApp da turma ou por e-mail.
Fechamento
Após ter dado o feedback sobre as respostas no Google Forms, volte ao grupo de WhatsApp da turma e peça que eles se organizem em duplas para fazer a atividade que está no slide de Fechamento deste plano. Caso seja possível, indique a seus alunos que façam essa atividade criando uma checklist no Canva, aproveitando os modelos coloridos e criativos de listas. Estabeleça um prazo para que compartilhem suas checklists no grupo da turma.
Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula, conversar sobre os textos e gêneros trabalhados e sobre as possíveis interpretações das histórias.
Convite às famílias
A“Roupa Nova do Imperador” é uma história clássica e muito popular. Já foi adaptada inúmeras vezes para desenhos animados e séries famosas, como a Turma da Mônica e o seriado mexicano Chaves. Muitos contadores de história e grupos de teatro também apresentaram esse clássico de Hans Christian Andersen. Pode-se encontrar no YouTube verdadeiras preciosidades, como, por exemplo, a série da TV Escola “Dez Contos de Fadas – A Roupa Nova do Imperador” e o episódio do Quintal da Cultura “Histórias de Papel – A Roupa Nova do Rei”. Sugira que a família busque essas adaptações no YouTube para assistir juntos e depois dizer quais encontrou, quais assistiu e de quais gostou mais para indicar às outras famílias. As famílias que se sentirem à vontade podem enviar por escrito ou por áudio as dicas ao grupo da turma. Se alguma família tiver essa história em livro ou alguma outra adaptação (HQ, Graphic Novel etc.) em casa, vale enviar a foto com a dica de leitura!