14467
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - O texto teatral: relação entre textos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre O texto teatral: relação entre textos

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Patrícia Pompeu Brasil

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Data show

Fotocópias dos textos

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferentemente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de identificar as diferenças nos modos como os textos se organizam, pois estão habituados a dar maior atenção ao conteúdo em detrimento dos aspectos formais.

Referências sobre o assunto:

https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/

https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995

https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresentar o tema no slide e ler para os alunos.

Nesta aula, o aluno deverá perceber que é possível contar uma mesma história de maneiras diferentes, ou seja, que há diferentes modos de se organizar um texto, e que tal organização irá alterar a forma como os personagens são caracterizados e a maneira como as falas são apresentadas, por exemplo. Sendo assim, é interessante deixar que eles percebam, pelas leituras dos textos e pelas questões apresentadas, como a estrutura textual pode se modificar de acordo com a intenção comunicativa. Evite facilitar demais a compreensão, pois, ao tirarem suas próprias conclusões com base em suas descobertas, a aprendizagem ocorrerá de forma mais significativa.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Apresente as questões do slide para à turma e peça aos alunos que respondam oralmente. Deixe que se expressem à vontade, apenas organize as falas e delimite o tempo para que a atividade de ativação do conhecimento prévio não se estenda muito.

Respostas possíveis/Desejáveis:

  • Sim. Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela Adormecida, Cinderela, etc.
  • São bondosos e honestos.
  • Lendo contos de fadas, ouvindo professores e pais narrando.

Obs: é interessante chamar a atenção dos alunos para o fato dos Contos de Fadas trazerem, muitas vezes, reis, rainhas, príncipes, princesas, figuras da monarquia que existiam e eram mais comuns na Idade Média. Diga aos alunos que o Contos de fadas são histórias muito, muito antigas, que vêm passando de geração em geração no mundo todo, e podem variar de lugar para lugar. Como eles foram criados na Idade Média, na Europa, as figuras que se repetem nessas histórias tão conhecidas são de personagens que eram comuns naquela época, como por exemplo bobo da corte, serviçais, conselheiros do rei, cavalheiros, tecelões, servos, soldados do rei, etc. Hoje em dia, ainda existem reis, rainhas, príncipes e princesas em alguns países, como na Inglaterra, por exemplo. Porém, não são mais tão comuns como eram antigamente. Essas histórias, mesmo sendo antigas, continuam nos trazendo encantamento, por isso crianças modernas do mundo todo ainda conhecem e gostam de ouvir Contos de Fadas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações:

  • Forme duplas e entregue as cópias dos dois textos para serem lidos. Oriente que cada aluno leia os dois textos. Clique aqui para acessar os textos para impressão.
  • Circule pela sala durante a leitura dos alunos, a fim de tirar dúvidas que possam surgir sobre o vocabulário e o enredo dos textos selecionados. Motive-os para que interajam com os colegas de dupla, pois essa interação despertará um maior interesse pelas histórias.
  • Após a leitura silenciosa, coloque as questões apresentadas no slide.
  • Peça aos alunos que respondam às questões oralmente.

Respostas possíveis/desejáveis:

  • Espera-se que a resposta seja sim, pois se trata de um conto bastante popular. É provável que não lembrem o nome da história (A Roupa Nova do Imperador), mas recordem o enredo.
  • As semelhanças é ambas tratam do mesmo assunto: uma roupa nova para o rei, tem quase os mesmos personagens (os dois tecelões, o Rei). A primeira história é um conto clássico, os personagens falam um pouco, mas o narrador fala mais, conta a história. É organizada em parágrafos. A segunda história é organizada de forma diferente, através das falas dos personagens, indicações de como os personagens devem se comportar e agir, indicações de cena. Obs.: os alunos podem dizer que a segunda história parece ser um roteiro de peça teatral. Caso isso não aconteça, provoque com perguntas como “Para que servem essas falas e indicações?”

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Informe aos alunos que deverão continuar em duplas para a resolução de uma atividade.
  • Apresente as questões do slide e diga que anotem as respostas no caderno.
  • Peça a alguns alunos que leiam as respostas dadas.
  • Liste no quadro as respostas mais pertinentes e comente-as com o auxílio da turma.
  • Oriente a turma para uma leitura oral dos dois textos. Selecione alguns voluntários para fazerem a leitura do conto e a do texto dramático.
  • Explique que é muito importante fazer a entonação adequada das frases e observar a pontuação expressiva (uso de pontos de exclamação, interrogação e ponto final). Informe aos alunos-leitores que as falas devem ser divididas de acordo com os personagens e que as orientações entre os parênteses são indicações para os atores e não devem ser lidas em voz alta durante a leitura dramatizada.

Respostas possíveis/desejáveis:

  • A primeira história é contada, principalmente, por um narrador.
  • O segundo texto.
  • No texto 1, o tempo que predomina é o passado. Já a história do texto 2 se passa no presente.
  • O Rei, o Tecelão e a Tecelã.
  • Antipatia e irritação, pois, nos dois textos, eles são desonestos e querem enganar o rei para ganhar dinheiro.
  • Sim. Nos dois textos, o Rei é vaidoso.

Professor, aqui, seria interessante destacar o adjetivo “bondoso”, referindo-se ao Rei, adjetivo que aparece no texto 1, mas não aparece no texto 2.

7. No segundo, pois, há mais falas e dá para saber melhor o que eles pensam e o que querem.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente as questões do slide e peça aos alunos que comentem oralmente.

Resposta possível/desejável:

Tem mais falas, a história se passa no presente, é feito para ser encenado, tem uma organização diferente dos outros textos narrativos, conta uma história…

2. Selecione algumas respostas dos alunos e explique, a partir das respostas dadas, que o texto dramático tem uma organização própria, pois tem como finalidade principal a encenação.

Nesta aula, nosso interesse é despertar o olhar do aluno para a forma como o texto dramático se estrutura e para a forma como se dá a construção da textualidade, ou seja, é importante que ele passe a entender como o texto é construído, e perceba que essa construção se dá a partir de intenções comunicativas.

Ao encerrar, observe se o objetivo da aula foi alcançado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Data show

Fotocópias dos textos

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferentemente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de identificar as diferenças nos modos como os textos se organizam, pois estão habituados a dar maior atenção ao conteúdo em detrimento dos aspectos formais.

Referências sobre o assunto:

https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/

https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995

https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresentar o tema no slide e ler para os alunos.

Nesta aula, o aluno deverá perceber que é possível contar uma mesma história de maneiras diferentes, ou seja, que há diferentes modos de se organizar um texto, e que tal organização irá alterar a forma como os personagens são caracterizados e a maneira como as falas são apresentadas, por exemplo. Sendo assim, é interessante deixar que eles percebam, pelas leituras dos textos e pelas questões apresentadas, como a estrutura textual pode se modificar de acordo com a intenção comunicativa. Evite facilitar demais a compreensão, pois, ao tirarem suas próprias conclusões com base em suas descobertas, a aprendizagem ocorrerá de forma mais significativa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Apresente as questões do slide para à turma e peça aos alunos que respondam oralmente. Deixe que se expressem à vontade, apenas organize as falas e delimite o tempo para que a atividade de ativação do conhecimento prévio não se estenda muito.

Respostas possíveis/Desejáveis:

  • Sim. Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela Adormecida, Cinderela, etc.
  • São bondosos e honestos.
  • Lendo contos de fadas, ouvindo professores e pais narrando.

Obs: é interessante chamar a atenção dos alunos para o fato dos Contos de Fadas trazerem, muitas vezes, reis, rainhas, príncipes, princesas, figuras da monarquia que existiam e eram mais comuns na Idade Média. Diga aos alunos que o Contos de fadas são histórias muito, muito antigas, que vêm passando de geração em geração no mundo todo, e podem variar de lugar para lugar. Como eles foram criados na Idade Média, na Europa, as figuras que se repetem nessas histórias tão conhecidas são de personagens que eram comuns naquela época, como por exemplo bobo da corte, serviçais, conselheiros do rei, cavalheiros, tecelões, servos, soldados do rei, etc. Hoje em dia, ainda existem reis, rainhas, príncipes e princesas em alguns países, como na Inglaterra, por exemplo. Porém, não são mais tão comuns como eram antigamente. Essas histórias, mesmo sendo antigas, continuam nos trazendo encantamento, por isso crianças modernas do mundo todo ainda conhecem e gostam de ouvir Contos de Fadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações:

  • Forme duplas e entregue as cópias dos dois textos para serem lidos. Oriente que cada aluno leia os dois textos. Clique aqui para acessar os textos para impressão.
  • Circule pela sala durante a leitura dos alunos, a fim de tirar dúvidas que possam surgir sobre o vocabulário e o enredo dos textos selecionados. Motive-os para que interajam com os colegas de dupla, pois essa interação despertará um maior interesse pelas histórias.
  • Após a leitura silenciosa, coloque as questões apresentadas no slide.
  • Peça aos alunos que respondam às questões oralmente.

Respostas possíveis/desejáveis:

  • Espera-se que a resposta seja sim, pois se trata de um conto bastante popular. É provável que não lembrem o nome da história (A Roupa Nova do Imperador), mas recordem o enredo.
  • As semelhanças é ambas tratam do mesmo assunto: uma roupa nova para o rei, tem quase os mesmos personagens (os dois tecelões, o Rei). A primeira história é um conto clássico, os personagens falam um pouco, mas o narrador fala mais, conta a história. É organizada em parágrafos. A segunda história é organizada de forma diferente, através das falas dos personagens, indicações de como os personagens devem se comportar e agir, indicações de cena. Obs.: os alunos podem dizer que a segunda história parece ser um roteiro de peça teatral. Caso isso não aconteça, provoque com perguntas como “Para que servem essas falas e indicações?”

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Informe aos alunos que deverão continuar em duplas para a resolução de uma atividade.
  • Apresente as questões do slide e diga que anotem as respostas no caderno.
  • Peça a alguns alunos que leiam as respostas dadas.
  • Liste no quadro as respostas mais pertinentes e comente-as com o auxílio da turma.
  • Oriente a turma para uma leitura oral dos dois textos. Selecione alguns voluntários para fazerem a leitura do conto e a do texto dramático.
  • Explique que é muito importante fazer a entonação adequada das frases e observar a pontuação expressiva (uso de pontos de exclamação, interrogação e ponto final). Informe aos alunos-leitores que as falas devem ser divididas de acordo com os personagens e que as orientações entre os parênteses são indicações para os atores e não devem ser lidas em voz alta durante a leitura dramatizada.

Respostas possíveis/desejáveis:

  • A primeira história é contada, principalmente, por um narrador.
  • O segundo texto.
  • No texto 1, o tempo que predomina é o passado. Já a história do texto 2 se passa no presente.
  • O Rei, o Tecelão e a Tecelã.
  • Antipatia e irritação, pois, nos dois textos, eles são desonestos e querem enganar o rei para ganhar dinheiro.
  • Sim. Nos dois textos, o Rei é vaidoso.

Professor, aqui, seria interessante destacar o adjetivo “bondoso”, referindo-se ao Rei, adjetivo que aparece no texto 1, mas não aparece no texto 2.

7. No segundo, pois, há mais falas e dá para saber melhor o que eles pensam e o que querem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente as questões do slide e peça aos alunos que comentem oralmente.

Resposta possível/desejável:

Tem mais falas, a história se passa no presente, é feito para ser encenado, tem uma organização diferente dos outros textos narrativos, conta uma história…

2. Selecione algumas respostas dos alunos e explique, a partir das respostas dadas, que o texto dramático tem uma organização própria, pois tem como finalidade principal a encenação.

Nesta aula, nosso interesse é despertar o olhar do aluno para a forma como o texto dramático se estrutura e para a forma como se dá a construção da textualidade, ou seja, é importante que ele passe a entender como o texto é construído, e perceba que essa construção se dá a partir de intenções comunicativas.

Ao encerrar, observe se o objetivo da aula foi alcançado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP27 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP29 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano