14466
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - O texto teatral: organização das falas e indicações cênicas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre O texto teatral: organização das falas e indicações cênicas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Patrícia Pompeu Brasil

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio pedindo que leiam textos teatrais. Faça uma pré-seleção dos textos disponíveis aqui, da página Teatro na Escola, que disponibiliza uma coletânea com diversos esquetes curtos e cômicos da renomada autora Maria Clara Machado. Sorteie os textos entre os alunos, de forma que cada um leia dois textos diferentes. Para sortear, sugerimos o sorteador online, disponível aqui. Determine um prazo para que leiam os textos.

Desenvolvimento
Encerrado o prazo da leitura, envie um novo áudio pedindo que se juntem em duplas para comparar os textos que leram e responder às questões do slide 2 de Desenvolvimento do Plano. Oriente os alunos a compartilharem suas respostas em um Documento colaborativo criado no Google Drive (um documento para toda a turma). Após essa atividade, peça, por áudio ou por escrito, que as duplas leiam os trabalhos umas das outras, para trocar aprendizagens entre os pares. Estabeleça um prazo para essa leitura e intervenha acrescentando comentários no Documento colaborativo, se necessário.

Fechamento
Depois desse processo, sorteie uma das duplas para fazer um resumo das principais ideias, um apanhado geral a partir das respostas das demais duplas e dos seus comentários. Esse procedimento de sorteio de duplas para fazer o resumo das conclusões da aula pode ser repetido em outras aulas, para que outras duplas sejam escolhidas. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
As famílias podem ler os textos disponibilizados no link, pois são bem divertidos, leves, curtos e interessam leitores de qualquer idade. Você pode incentivá-los a escolher um dos textos para fazer uma pequena encenação em família, gravar e enviar para o grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_10SQA02

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas