14465
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - O gênero texto dramático

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre O gênero texto dramático

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Patrícia Pompeu Brasil

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio aos alunos perguntando: quem já foi ao teatro? A que peça assistiu? Quem já participou de uma encenação de teatro? Como foi? Escolha alguns voluntários para responderem também por áudio. Depois, diga que irão conhecer e estudar alguns textos que foram escritos para serem encenados, do gênero Texto Teatral.

Desenvolvimento
Envie, então, o texto 4, disponível aqui (materiais do plano), que é um trecho do livro “O Menino Narigudo”, de Walcyr Carrasco (releitura de Cyrano de Bergerac, obra de Edmond Rostand). Solicite, por áudio ou por escrito, que os alunos se organizem em duplas e preparem um vídeo ou um áudio da leitura desse texto para enviar da forma como acharem melhor. Além disso, devem responder à pergunta: por que vocês decidiram apresentar o texto dessa forma?

Fechamento
Depois que todos tiverem postado suas leituras e respostas à pergunta, faça um fechamento desta aula compilando os aprendizados e compartilhando com os alunos essa compilação. É desejável que os alunos tenham deduzido que, pela forma como o texto teatral está escrito, ele deve ser encenado, e cada fala de cada personagem deve ser lida por um ator diferente. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
As famílias podem ler em voz alta os textos disponibilizados no Plano, dividindo os papéis entre os membros da família. Incentive-os a postarem vídeos e/ou áudios, caso tenham feito a atividade, no grupo da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_10SQA01

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas