14464
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Aplicando funções e flexões do adjetivo no conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Aplicando funções e flexões do adjetivo no conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudio Santana Bispo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui) e Google Forms (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos o conto “Um problema difícil”, disponível aqui, e um áudio narrando essa história de Pedro Bandeira. Peça que ouçam com atenção, acompanhando a leitura no texto, pois uma atividade será solicitada a partir dele. Peça que eles fiquem atentos a alguns aspectos durante a audição  os personagens da história e os adjetivos usados no texto  e que escutem uma segunda vez, marcando ou destacando essas palavras. Caso queira, você também pode indicar a narração da professora Liliane Vieira, disponível aqui. Avise que as demais orientações da atividade serão enviadas por escrito.

Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos a atividade, que será realizada individualmente: proponha que reescrevam o segundo e o terceiro parágrafos do texto atribuindo características às personagens destacadas e a outros substantivos presentes nesse trecho do conto. Por exemplo: “Era um problema chato dos grandes. A turminha animada reuniu-se… Por mais que pensasse, não atinava com uma solução satisfatória… Era apenas um menino triste!” Combine uma data de entrega e acompanhe o trabalho dos alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês, para auxiliar no que precisarem, especialmente em relação à flexão dos adjetivos. Os trabalhos podem ser feitos com o Google Docs para serem postados em uma pasta compartilhada do Google Drive. Após as entregas, leia as produções e faça um comentário por escrito para dar um feedback a cada aluno, se possível, no próprio documento criado por eles. Faça um compilado das produções, destacando alguns exemplos positivos e também algumas inadequações para ilustrar bem a noção de flexão dos adjetivos, e compartilhe-o com todos. Você também pode pedir que os alunos visitem as respostas uns dos outros para aprender com os colegas.

Fechamento
Envie, por WhatsApp ou e-mail, as perguntas 2 e 3 do slide de Fechamento do Plano, e peça que os alunos respondam, se possível, no mesmo Google Doc criado para a atividade anterior. Se houver possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, aproveitando para interagir mais com seus alunos. Nesse caso, siga o roteiro do slide de Fechamento do plano.

Convite às famílias
Pedro Bandeira (1942 ) é um autor que faz parte da infância de milhares de brasileiros, pois é um dos mais lidos na escola. Seja através da famosa turma dos Karas, com os clássicos “A Droga da Obediência” e “A droga da Amizade”, seja através do filme “Xuxa e o mistério da Feiurinha” (adaptação para o cinema da obra “O fantástico mistério de Feiurinha”, do autor), muita gente já teve algum contato com a obra desse escritor. Estimule as famílias a ler o conto disponível neste plano (“Um problema difícil”) e também “Lado a lado, bem bolado”, acessível pelo site da Nova Escola, disponível aqui
Sugira que as famílias leiam juntas, de forma compartilhada, e pensem sobre as histórias, conversem sobre seus significados. Você também pode sugerir que a família visite o site oficial do escritor, disponível aqui, para saber mais da trajetória de um dos mais importantes, antigos e produtivos escritores de obras para a infância e adolescência de nosso país. Depois, encoraje as famílias que realizarem a atividade a postar fotos ou um pequeno relato desse momento no grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_10ATS03

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas