14464
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Aplicando funções e flexões do adjetivo no conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Aplicando funções e flexões do adjetivo no conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudio Santana Bispo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:

  • Aula 1. Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a função e a flexão dos adjetivos; inferir a função dos adjetivos no gênero conto, a partir da escuta do texto A Moça Tecelã.
  • Aula 2. Identificar e reconhecer, no texto, algumas relações entre o adjetivo e o substantivo (caracterização dos seres, objetos, sensações, lugares etc.); construir, coletivamente, o conceito de adjetivo.
  • Aula 3.Empregar adjetivos flexionando-os em gênero, número e grau por meio da reescrita de um trecho do conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.

Esta aula possibilita o estudo da classe dos adjetivos por meio da aplicação de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do texto “Um Problema Difícil”, do escritor Pedro Bandeira, por meio de atividades discursivas mais complexas.

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p.137 - dez. 2017).

Materiais necessários:

  • Cópias do texto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.
  • Canetas marca-textos.

Dificuldades antecipadas: Identificar os substantivos e empregar algumas funções e flexões dos adjetivos para caracterizá-los.

Referências sobre o assunto:

BACHI, Lilian Regina Gobbi. A Moça Tecelã: uma análise das interpretações teóricas do conto de Marina Colasanti. In.: Revista Entrelaces, v.2, nº 9, Jan.-Jun. (2017).
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37ª ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1ª ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Explique aos alunos que a aula iniciará com a leitura e interpretação do conto “Um problema difícil”, do escritor Pedro Bandeira. Na sequência, eles irão identificar os adjetivos no texto e, por meio de exercícios, compreender as funções e flexões dos adjetivos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Distribua aos alunos as cópias do conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.
  • Faça com eles a leitura oral compartilhada do texto.
  • Obs.: Procure ressaltar, por meio da entonação da voz, o humor e a ironia presentes em algumas passagens do conto.
  • Peça aos alunos que identifiquem alguns adjetivos empregados, como: difícil, preocupado, calado, sério etc., usando canetas marca-texto coloridas para destacá-los.
  • Registre alguns desses adjetivos no quadro, evidenciando as relações entre eles e os seus respectivos substantivos.

Materiais necessários:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Para esta etapa da aula, utilizaremos apenas a primeira parte do conto. A versão integral do texto está disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4160/um-problema-dificil

  • Peça aos alunos para identificarem as principais personagens da primeira parte do conto (Xexéu, pai, guarda, morador(es), delegado, vereador), além de substantivos. Oriente-os a usar uma caneta marca-texto de cor diferente da usada para os adjetivos, na introdução da aula.
  • Proponha-lhes que reescrevam o segundo e o terceiro parágrafos do texto, atribuindo características às personagens destacadas, e também a outros substantivos presentes neste trecho do conto. Por exemplo:
  • “Era um problema chato dos grandes. A turminha animada reuniu-se… Por mais que pensasse, não atinava com uma solução satisfatória… Era apenas um menino triste!”

Obs.: Esta atividade possibilita aos alunos exercitarem as práticas de uso das funções (atribuição de características aos substantivos) e flexões (concordância em gênero e número) do adjetivo, por meio de uma produção textual de reescrita curta, para a qual precisarão mobilizar a capacidade discursiva na escolha dos adjetivos adequados ao contexto, à esfera social cotidiana e, consequentemente, ao gênero escolhido para aula.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula pedindo a alguns alunos que compartilhem em voz alta os seus textos ampliados com os colegas.
  • Chame a atenção da turma para os diferentes adjetivos empregados pelos alunos para caracterizar um mesmo substantivo (se preciso, e se houver tempo disponível, registre alguns exemplos no quadro, como: “A turminha bacana, levada, bagunceira, zoeira, maluca etc.).
  • Obs.: Pergunte aos alunos o que há em comum entre os adjetivos que foram atribuídos a um mesmo substantivo e por que essas características são tão parecidas (no caso do substantivo turminha, por exemplo, os adjetivos empregados provavelmente denotarão qualidades positivas e divertidas, uma vez que a palavra, ainda mais no diminutivo, remete ao universo da infância e da adolescência).
  • Peça-lhes que comparem a leitura do conto antes e depois da inserção dos adjetivos. Caso julgue pertinente, provoque-os com perguntas do tipo:
  • Você gostou mais do conto como era antes, ou como ficou depois que você acrescentou os novos adjetivos? Por quê?
  • O que mudou no conto depois do acréscimo dos adjetivos ?
  • Esses adjetivos ajudaram a tornar as personagens mais interessantes? Por quê?

Obs.: Aproveite para discutir com os alunos sobre como as diferentes escolhas dos adjetivos durante a produção textual muda a maneira de ler e interpretar o texto, pois estas palavras acrescentam novos sentidos aos substantivos com os quais se relacionam, ampliando e enriquecendo a leitura do mundo ao nosso redor. Afinal, há uma grande diferença de sentido entre dizer “Ele ligou para um vereador honesto” e “Ele ligou para um vereador corrupto”, não é mesmo?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:

  • Aula 1. Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a função e a flexão dos adjetivos; inferir a função dos adjetivos no gênero conto, a partir da escuta do texto A Moça Tecelã.
  • Aula 2. Identificar e reconhecer, no texto, algumas relações entre o adjetivo e o substantivo (caracterização dos seres, objetos, sensações, lugares etc.); construir, coletivamente, o conceito de adjetivo.
  • Aula 3.Empregar adjetivos flexionando-os em gênero, número e grau por meio da reescrita de um trecho do conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.

Esta aula possibilita o estudo da classe dos adjetivos por meio da aplicação de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do texto “Um Problema Difícil”, do escritor Pedro Bandeira, por meio de atividades discursivas mais complexas.

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p.137 - dez. 2017).

Materiais necessários:

  • Cópias do texto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.
  • Canetas marca-textos.

Dificuldades antecipadas: Identificar os substantivos e empregar algumas funções e flexões dos adjetivos para caracterizá-los.

Referências sobre o assunto:

BACHI, Lilian Regina Gobbi. A Moça Tecelã: uma análise das interpretações teóricas do conto de Marina Colasanti. In.: Revista Entrelaces, v.2, nº 9, Jan.-Jun. (2017).
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37ª ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1ª ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Explique aos alunos que a aula iniciará com a leitura e interpretação do conto “Um problema difícil”, do escritor Pedro Bandeira. Na sequência, eles irão identificar os adjetivos no texto e, por meio de exercícios, compreender as funções e flexões dos adjetivos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Distribua aos alunos as cópias do conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.
  • Faça com eles a leitura oral compartilhada do texto.
  • Obs.: Procure ressaltar, por meio da entonação da voz, o humor e a ironia presentes em algumas passagens do conto.
  • Peça aos alunos que identifiquem alguns adjetivos empregados, como: difícil, preocupado, calado, sério etc., usando canetas marca-texto coloridas para destacá-los.
  • Registre alguns desses adjetivos no quadro, evidenciando as relações entre eles e os seus respectivos substantivos.

Materiais necessários:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Para esta etapa da aula, utilizaremos apenas a primeira parte do conto. A versão integral do texto está disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4160/um-problema-dificil

  • Peça aos alunos para identificarem as principais personagens da primeira parte do conto (Xexéu, pai, guarda, morador(es), delegado, vereador), além de substantivos. Oriente-os a usar uma caneta marca-texto de cor diferente da usada para os adjetivos, na introdução da aula.
  • Proponha-lhes que reescrevam o segundo e o terceiro parágrafos do texto, atribuindo características às personagens destacadas, e também a outros substantivos presentes neste trecho do conto. Por exemplo:
  • “Era um problema chato dos grandes. A turminha animada reuniu-se… Por mais que pensasse, não atinava com uma solução satisfatória… Era apenas um menino triste!”

Obs.: Esta atividade possibilita aos alunos exercitarem as práticas de uso das funções (atribuição de características aos substantivos) e flexões (concordância em gênero e número) do adjetivo, por meio de uma produção textual de reescrita curta, para a qual precisarão mobilizar a capacidade discursiva na escolha dos adjetivos adequados ao contexto, à esfera social cotidiana e, consequentemente, ao gênero escolhido para aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula pedindo a alguns alunos que compartilhem em voz alta os seus textos ampliados com os colegas.
  • Chame a atenção da turma para os diferentes adjetivos empregados pelos alunos para caracterizar um mesmo substantivo (se preciso, e se houver tempo disponível, registre alguns exemplos no quadro, como: “A turminha bacana, levada, bagunceira, zoeira, maluca etc.).
  • Obs.: Pergunte aos alunos o que há em comum entre os adjetivos que foram atribuídos a um mesmo substantivo e por que essas características são tão parecidas (no caso do substantivo turminha, por exemplo, os adjetivos empregados provavelmente denotarão qualidades positivas e divertidas, uma vez que a palavra, ainda mais no diminutivo, remete ao universo da infância e da adolescência).
  • Peça-lhes que comparem a leitura do conto antes e depois da inserção dos adjetivos. Caso julgue pertinente, provoque-os com perguntas do tipo:
  • Você gostou mais do conto como era antes, ou como ficou depois que você acrescentou os novos adjetivos? Por quê?
  • O que mudou no conto depois do acréscimo dos adjetivos ?
  • Esses adjetivos ajudaram a tornar as personagens mais interessantes? Por quê?

Obs.: Aproveite para discutir com os alunos sobre como as diferentes escolhas dos adjetivos durante a produção textual muda a maneira de ler e interpretar o texto, pois estas palavras acrescentam novos sentidos aos substantivos com os quais se relacionam, ampliando e enriquecendo a leitura do mundo ao nosso redor. Afinal, há uma grande diferença de sentido entre dizer “Ele ligou para um vereador honesto” e “Ele ligou para um vereador corrupto”, não é mesmo?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano