14462
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A construção dos personagens na narrativa mitológica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre A construção dos personagens na narrativa mitológica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Grave um áudio ou um vídeo especial aos alunos, contando a narrativa mitológica “A origem da morte”, disponível aqui, recontada por Celso Sisto. Peça, no mesmo áudio, depois da contação, que os alunos escutem mais de uma vez a narrativa e busquem, a cada oitiva, criar imagens mentais cada vez mais ricas dos seres e ambientação da história. Avise que esse exercício de imaginação será utilizado na atividade desta aula. Sugira que desenhem ou anotem essas imagens mentais, listando as características desses seres e desse ambiente da história. Avise que as demais atividades serão compartilhadas por escrito (sugestão: via Google Drive).

Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos o texto lacunado deste Plano, avisando que irão fazer outra versão do que foi ouvido, desta vez, personalizando o texto com adjetivos. Oriente-os a preencher as lacunas lembrando-se das imagens mentais que fizeram quando estavam ouvindo a história. Deverão preencher com adjetivos que combinem com o clima da história, buscando pistas no texto para que utilizem esse recurso de forma coerente com o contexto. Estabeleça um prazo para a atividade e solicite que, após o término, compartilhem na pasta criada no Google Drive para esse fim. Auxilie sua turma nesse processo utilizando as ricas Orientações ao professor do Plano.

Fechamento
Depois que todos tiverem feito suas escolhas, peça que leiam os trabalhos dos colegas e comparem-nos, buscando perceber como o adjetivo personaliza o texto, fazendo com que o narrador que o reconta coloque um pouco de si na história, de modo a renovar o mito cada vez que ele é contado, uma vez que se trata de um gênero de tradição oral. Faça um fechamento desta aula compilando as aprendizagens e compartilhando com os alunos essa compilação. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
As famílias podem ouvir o seu áudio contando a história e buscar fazer o mesmo exercício de imaginação que você sugeriu ao aluno  junto com ele ou em outro momento. Sugira que cada membro da família preencha também o texto lacunado; depois podem compará-los para perceber como cada um colocou um toque de sua personalidade no texto, na escolha dos adjetivos. As famílias que toparem o desafio podem compartilhar suas produções na mesma pasta criada para esta atividade no Google Drive da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_07SQA06

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas