14460
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Anotação de aula expositiva

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Anotação de aula expositiva

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Bloco de Notas do celular ou do computador.

Introdução
Faça um vídeo com as Orientações do Plano, em que você faz uma aula Expositiva sobre algum tema de interesse dos alunos, relacionado, por exemplo, à pandemia e às formas de evitar a propagação do vírus Covid-19. Utilize imagens e gráficos em sua aula. Envie aos alunos com a orientação de que façam anotações do que acharem importante no vídeo. Diga que é importante que façam essas anotações durante o vídeo. Peça que as anotações sejam feitas em um Bloco de Notas do celular (se possível) para depois serem compartilhadas via Google Drive com os demais alunos da turma. Estabeleça um prazo para que vejam o vídeo e compartilhem as anotações.

Desenvolvimento
Após o compartilhamento das anotações, peça que os alunos leiam as anotações de mais dois colegas (organize esse esquema para que ninguém fique de fora). Devem, então, comparar as anotações uns dos outros e responder às perguntas que estão nas Orientações do slide de Desenvolvimento: 1. Por que vocês selecionaram essas informações e não outras?; 2. Que formas rápidas para fazer anotações vocês usaram?; 3. Vocês selecionaram informações dos slides ou da fala do professor?; 4. De que forma a anotação foi escrita: cópia ou retextualização?; 5. Vocês usaram esquemas, tópicos e desenhos? Estabeleça um prazo para que respondam e salvem em um Google Doc compartilhado na pasta desta atividade no Google Drive, já preparada por você (se não for possível usar esses recursos, use o WhatsApp ou o e-mail).

Fechamento
Leia as anotações e respostas de seus alunos, faça uma compilado com o que você observou e, para encerrar esta aula, envie seus comentários aos alunos via WhatsApp ou e-mail, buscando fazer uma síntese que diga qual é a importância da anotação para o campo de estudo e pesquisa. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a conversar com os membros mais velhos para que relatem aos mais novos como faziam anotações das aulas nos tempos de escola e/ou faculdade. Quem sabe algum deles até guardou um caderno com anotações antigas? Caso haja algum, peça uma foto para compartilhar no grupo da turma, acompanhada de um relato em áudio do dono do caderno. Essa memória ajudará os alunos a compreender o contexto de produção e a finalidade do gênero que está sendo estudado.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_06SQA01

(EF69LP32) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

(EF69LP34) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas