14459
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Planejamento de Exposição Oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejamento de Exposição Oral

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computador e datashow para apresentação de slides; computador ou tablets com o programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/) para alunos fazerem anotações das análises.

Informações sobre o gênero: forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, os alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas: Relembrar etapas do gênero composição oral e utilizá-las no planejamento de um exemplar do gênero.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita-atividades de retextualização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, dizendo que, neste momento, eles deverão planejar uma exposição oral levando em consideração as etapas composicionais do gênero exposição oral.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça para os alunos relembrarem discussões e anotações feitas em aula anterior sobre algum tema estudado previamente. Esse tema será objeto da exposição oral a ser planejada nesta aula e, por isso, já deve estar bem esclarecido aos alunos. Sugere-se que essa discussão seja feita em aula anterior porque o tempo da aula é limitado. A frase do slide pode ser projetada em datashow ou, na ausência de recursos tecnológicos na escola, escrita por você no quadro. O tema pode ser de diversas áreas do estudo, como língua portuguesa, literatura, ciências naturais, matemática etc. Essa pesquisa pode ser feita na internet. Se a escola não dispuser desses recursos tecnológicos, levar revistas ou materiais didáticos. É importante que eles façam anotações sobre o conteúdo para depois organizar sua apresentação oral. As anotações podem ser feitas on-line, pelo programa Padlet (disponível em: <https://pt-br.padlet.com/>), no qual as respostas podem ser compartilhadas, efetivando discussões coletivas. Na ausência de recursos tecnológicos, fazer anotações em cartazes ou blocos de notas. Lembramos que tudo isso será feito em aula(s) anteriores. Nesta aula, discutir inicialmente o conteúdo fará com que eles relembrem o que foi pesquisado, tornando-os habilitados a produzir um planejamento de exposição oral, atentando à estrutura composicional do gênero.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Solicite à turma, após a breve sessão de revisão do tema, que pensem ou relembrem a composição do gênero exposição oral, a fim de preparar/planejar a própria apresentação. Uma estrutura comum desse gênero é composta por, respectivamente, título, apresentação, explanação do tema e fechamento. Na etapa apresentação, são anunciados os oradores e o tema a ser explorado; na etapa explanação, o próprio conteúdo; no fechamento, as possibilidades são diversas, podendo ocorrer uma revisão, um resumo, alguma intertextualidade etc. O slide pode ser projetado em datashow ou, na ausência de recursos tecnológicos na escola, o conteúdo pode ser escrito por você no quadro, entregue aos alunos em pequenos papéis impressos ou até mesmo lido por você. A sugestão é que a revisão das etapas composicionais seja feita em grupos, os mesmos que vão propor exposições orais para o mesmo tema (slide seguinte). Nessa revisão, cada grupo pode produzir uma tabela para preenchimento de etapas possíveis de uma exposição oral e posterior planejamento do que será veiculado em cada momento acerca do tema estudado. Para produzir essa tabela, os alunos podem usar o programa de bloco de notas Padlet (disponível em: <https://pt-br.padlet.com/>). Neste link <https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet>, você encontra informações de como o programa gratuito funciona. Por meio desse programa, os quadros poderão ser compartilhados ao final da aula, para que os grupos comparem diferentes exposições orais propostas pelos colegas. Se a escola não tiver esses recursos tecnológicos à disposição, oferecer cartazes ou folhas de ofício para elaboração do quadro e posterior preenchimento. Sugere-se 15 minutos para esta etapa do Desenvolvimento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos o preenchimento do roteiro, logo após a elaboração desse roteiro (slide anterior). Cada grupo deve preencher o seu quadro com as informações do tema discutido por toda a turma em aula anterior. Novamente, o quadro pode ser completado por meio de computadores ou tablets que contenham o Padlet. Se a escola não tiver esses recursos tecnológicos à disposição, utilize os cartazes ou folhas de ofício para a produção do quadro. É importante que eles trabalhem no grupo para que as discussões possam ser mais aprofundadas e para que haja um detalhamento maior da composição de cada etapa da exposição oral. Sugere-se 20 minutos para esta etapa do Desenvolvimento.

Materiais Complementares: Tabela para impressão (acesse aqui), caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite o compartilhamento do roteiro organizacional das apresentações entre os grupos, para que eles possam ver as ideias dos colegas e aprender com elas. Esse compartilhamento pode ser feito pelo Padlet, no qual os outros grupos podem comentar ou curtir os roteiros dos colegas. Se a escola não tiver esse recurso tecnológico à disposição, os grupos podem circular na sala observando os diferentes cartazes construídos com os resultados da organização. Essa tarefa possibilita a descoberta de diferentes modos de organização e apresentações orais com base em um mesmo tema. Além disso, o que é essencial, por meio dessa socialização eles podem revisar e fixar quais são as etapas do gênero exposição oral.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computador e datashow para apresentação de slides; computador ou tablets com o programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/) para alunos fazerem anotações das análises.

Informações sobre o gênero: forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, os alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas: Relembrar etapas do gênero composição oral e utilizá-las no planejamento de um exemplar do gênero.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita-atividades de retextualização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, dizendo que, neste momento, eles deverão planejar uma exposição oral levando em consideração as etapas composicionais do gênero exposição oral.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça para os alunos relembrarem discussões e anotações feitas em aula anterior sobre algum tema estudado previamente. Esse tema será objeto da exposição oral a ser planejada nesta aula e, por isso, já deve estar bem esclarecido aos alunos. Sugere-se que essa discussão seja feita em aula anterior porque o tempo da aula é limitado. A frase do slide pode ser projetada em datashow ou, na ausência de recursos tecnológicos na escola, escrita por você no quadro. O tema pode ser de diversas áreas do estudo, como língua portuguesa, literatura, ciências naturais, matemática etc. Essa pesquisa pode ser feita na internet. Se a escola não dispuser desses recursos tecnológicos, levar revistas ou materiais didáticos. É importante que eles façam anotações sobre o conteúdo para depois organizar sua apresentação oral. As anotações podem ser feitas on-line, pelo programa Padlet (disponível em: <https://pt-br.padlet.com/>), no qual as respostas podem ser compartilhadas, efetivando discussões coletivas. Na ausência de recursos tecnológicos, fazer anotações em cartazes ou blocos de notas. Lembramos que tudo isso será feito em aula(s) anteriores. Nesta aula, discutir inicialmente o conteúdo fará com que eles relembrem o que foi pesquisado, tornando-os habilitados a produzir um planejamento de exposição oral, atentando à estrutura composicional do gênero.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Solicite à turma, após a breve sessão de revisão do tema, que pensem ou relembrem a composição do gênero exposição oral, a fim de preparar/planejar a própria apresentação. Uma estrutura comum desse gênero é composta por, respectivamente, título, apresentação, explanação do tema e fechamento. Na etapa apresentação, são anunciados os oradores e o tema a ser explorado; na etapa explanação, o próprio conteúdo; no fechamento, as possibilidades são diversas, podendo ocorrer uma revisão, um resumo, alguma intertextualidade etc. O slide pode ser projetado em datashow ou, na ausência de recursos tecnológicos na escola, o conteúdo pode ser escrito por você no quadro, entregue aos alunos em pequenos papéis impressos ou até mesmo lido por você. A sugestão é que a revisão das etapas composicionais seja feita em grupos, os mesmos que vão propor exposições orais para o mesmo tema (slide seguinte). Nessa revisão, cada grupo pode produzir uma tabela para preenchimento de etapas possíveis de uma exposição oral e posterior planejamento do que será veiculado em cada momento acerca do tema estudado. Para produzir essa tabela, os alunos podem usar o programa de bloco de notas Padlet (disponível em: <https://pt-br.padlet.com/>). Neste link <https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet>, você encontra informações de como o programa gratuito funciona. Por meio desse programa, os quadros poderão ser compartilhados ao final da aula, para que os grupos comparem diferentes exposições orais propostas pelos colegas. Se a escola não tiver esses recursos tecnológicos à disposição, oferecer cartazes ou folhas de ofício para elaboração do quadro e posterior preenchimento. Sugere-se 15 minutos para esta etapa do Desenvolvimento.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos o preenchimento do roteiro, logo após a elaboração desse roteiro (slide anterior). Cada grupo deve preencher o seu quadro com as informações do tema discutido por toda a turma em aula anterior. Novamente, o quadro pode ser completado por meio de computadores ou tablets que contenham o Padlet. Se a escola não tiver esses recursos tecnológicos à disposição, utilize os cartazes ou folhas de ofício para a produção do quadro. É importante que eles trabalhem no grupo para que as discussões possam ser mais aprofundadas e para que haja um detalhamento maior da composição de cada etapa da exposição oral. Sugere-se 20 minutos para esta etapa do Desenvolvimento.

Materiais Complementares: Tabela para impressão (acesse aqui), caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite o compartilhamento do roteiro organizacional das apresentações entre os grupos, para que eles possam ver as ideias dos colegas e aprender com elas. Esse compartilhamento pode ser feito pelo Padlet, no qual os outros grupos podem comentar ou curtir os roteiros dos colegas. Se a escola não tiver esse recurso tecnológico à disposição, os grupos podem circular na sala observando os diferentes cartazes construídos com os resultados da organização. Essa tarefa possibilita a descoberta de diferentes modos de organização e apresentações orais com base em um mesmo tema. Além disso, o que é essencial, por meio dessa socialização eles podem revisar e fixar quais são as etapas do gênero exposição oral.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP40 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP42 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano