14458
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Canal de comunicação: WhatsApp;
Atividade disponível aqui;
Texto disponível aqui.

Introdução: Resenha crítica: Como é organizada?
Envie aos alunos um vídeo ou áudio orientando a atividade. Diga que receberão várias partes de uma resenha crítica sobre "O diário de Anne Frank", e que elas estarão fora de ordem. Oriente os alunos sobre como poderão resolver a atividade. Aproveite e retome, no áudio ou no vídeo, o conceito, a finalidade e a forma de composição da resenha crítica. Solicite que os alunos retomem suas anotações sobre o gênero, caso ainda tenham dúvidas.

Desenvolvimento
Envie a atividade aos alunos pelo WhatsApp, lembrando de alterá-la para que os parágrafos fiquem fora de ordem, uma vez que a finalidade é que os alunos organizem o texto na ordem correta. Junto com a atividade, envie a consigna que está no slide 1 do Desenvolvimento no plano de aula. Oriente os alunos que leiam cada trecho da resenha para pensar em que ordem o trecho deve ser organizado. Oriente-os a retomar as notas sobre a forma de composição da resenha crítica. Pode também sugerir que os alunos convidem um familiar para tentar montar o texto com ele, ou ainda que os alunos façam uma videochamada com um colega, para que possam dialogar sobre a atividade. Dê o tempo necessário para que os alunos realizem a atividade e, em seguida, envie a eles um áudio ou vídeo seu lendo a resenha na íntegra e de forma ordenada. Oriente os alunos a acompanharem a leitura, comparando-a com a forma como organizaram o texto. Diga que podem ouvir a leitura várias vezes até que consigam reorganizar o texto, caso haja necessidade.

Fechamento

Proponha aos alunos que retomem as suas anotações sobre a forma de composição de uma resenha crítica e gravem um áudio com a consigna apresentada no slide 1 do Fechamento da atividade. Os áudios podem circular entre os alunos para que sigam aprendendo uns com os outros.

Convite às famílias
Que tal sugerir aos alunos que compartilhem a resenha com seus familiares? Para isso, oriente que leiam para alguém a resenha montada.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_01SQA06

(EF05LP14) Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas