14457
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Texto para leitura, disponível aqui
Atividade disponível aqui.

- Opcionais:
Ferramentas de videoconferência, como Google Meets, Hangouts, WhatsApp etc.

Introdução: Resenha crítica: que gênero textual é esse?
Envie aos alunos, pelo whatsApp ou por e-mail, uma orientação em texto, áudio ou vídeo, solicitando que escrevam ou gravem um áudio sobre o que sabem a respeito de resenhas críticas. Para isso, utilize as questões da Introdução da aula. Outra possibilidade é realizar uma chamada de vídeo com os alunos, usando ferramentas como Google Meets, Hangouts, WhatsApp ou outra de sua preferência. Na videochamada, lance as questões e possibilite que os alunos exponham seus conhecimentos sobre o gênero. Aproveite para ajustar possíveis ideias equivocadas dos alunos. Você também pode aproveitar esse momento e orientar a atividade do Desenvolvimento da aula.

Desenvolvimento:
Envie aos alunos, na orientação da atividade, as questões iniciais do Desenvolvimento do plano, e solicite que reflitam sobre as questões, podendo anotar as respostas no caderno. Envie o texto e a atividade, e oriente-os a ler o texto e resolver a atividade. Caso os alunos tenham acesso à internet, organize duplas para que possam dialogar sobre a atividade pelo WhatsApp, de modo a oportunizar uma interação entre eles.

Fechamento: O que não pode faltar em uma resenha crítica?
Solicite aos alunos que, após concluírem a atividade, relembrem tudo o que já aprenderam sobre resenha crítica e escrevam uma nota em seus cadernos: o que não pode faltar em uma resenha crítica? Solicite que os alunos encaminhem a foto da nota pelo WhatsApp e circule entre os alunos da turma, para que haja interação e eles possam avançar com a ajuda dos colegas.

Convite às famílias
Que tal sugerir aos alunos que compartilhem suas aprendizagens com seus familiares? Oriente-os a ler suas notas para alguém da família, contando o que está aprendendo sobre resenha crítica.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_01SQA05

(EF05LP14) Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas