14454
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os termos da oração na construção dos sentidos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre a construção de sentido nas orações

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias 
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Os termos da oração na construção dos sentidos

Finalidade da aula: Revisar trechos de um texto, como foco nos elementos essenciais de cada um dos sintagmas, para compreender a construção dos sentidos que se dá pelas relações entre o sintagma nominal e o sintagma verbal.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Sintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF06LP10

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar os alunos a reconhecer as relações de dependência existentes entre os termos da oração, sem, contudo, ter como foco as nomenclaturas específicas. Considera-se mais importante nessa fase da escolarização que o aluno compreenda as relações de dependência que se materializam na construção dos sentidos e também na organização textual.

Materiais necessários: datashow para projeção dos slides. Caso não possua esse equipamento, é possível reproduzir o conteúdo no quadro; caderno para que os alunos realizarem o exercício; cópias reprográficas para que o tempo possa ser mais bem aproveitado com a atividade de análise linguística.

Dificuldades antecipadas: pode ser que os alunos tenham dificuldade em fazer substituições de palavras e ainda manter o sentido das frases. Faça-os pensar na coerência entre agentes e ações.

Referências sobre o assunto:

NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola. Norma e uso na Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.
TRAVAGLIA. L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de 1 e 2 graus. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABREU, A. S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia: Ateliê Editorial, 2018.


Código: LPO6_02ATS03

(EF06LP10) Identificar sintagmas nominais e verbais como constituintes imediatos da oração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas