Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Os termos da oração na construção dos sentidos
Finalidade da aula: Revisar trechos de um texto, como foco nos elementos essenciais de cada um dos sintagmas, para compreender a construção dos sentidos que se dá pelas relações entre o sintagma nominal e o sintagma verbal.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Sintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF06LP10
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar os alunos a reconhecer as relações de dependência existentes entre os termos da oração, sem, contudo, ter como foco as nomenclaturas específicas. Considera-se mais importante nessa fase da escolarização que o aluno compreenda as relações de dependência que se materializam na construção dos sentidos e também na organização textual.
Materiais necessários: datashow para projeção dos slides. Caso não possua esse equipamento, é possível reproduzir o conteúdo no quadro; caderno para que os alunos realizarem o exercício; cópias reprográficas para que o tempo possa ser mais bem aproveitado com a atividade de análise linguística.
Dificuldades antecipadas: pode ser que os alunos tenham dificuldade em fazer substituições de palavras e ainda manter o sentido das frases. Faça-os pensar na coerência entre agentes e ações.
Referências sobre o assunto:
NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola. Norma e uso na Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.
TRAVAGLIA. L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de 1 e 2 graus. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
ABREU, A. S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia: Ateliê Editorial, 2018.
Código: LPO6_02ATS03
(EF06LP10) Identificar sintagmas nominais e verbais como constituintes imediatos da oração.
AULA 01
AULA 02
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes