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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os termos da oração na construção dos sentidos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre a construção de sentido nas orações

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Apresente a proposta da aula aos alunos, em um áudio ou vídeo, explicando os exemplos que aparecem no primeiro slide de Introdução deste plano de aula. Adapte as orientações disponíveis nesse mesmo slide para que seu áudio ou vídeo não fique muito longo nessa parte. Todas as orientações também podem ser encaminhadas por escrito.

Desenvolvimento
No mesmo áudio ou vídeo, encaminhe as orientações e exemplos dos dois slides de Desenvolvimento deste Plano. No primeiro slide de Desenvolvimento, faça uma pequena alteração: peça que os alunos pintem ou marquem, dentre os verbos dos retângulos, quais deles poderiam se encaixar na frase. Também solicite que eles respondam à pergunta 1 do segundo slide de Desenvolvimento deste Plano. Então, peça que eles encaminhem essas respostas por WhatsApp ou e-mail, dentro de um prazo estabelecido.

Fechamento
Após ter acesso às respostas de seus alunos, grave um novo áudio ou faça um vídeo comentando-as. Chame a atenção para as questões pontuadas nas Orientações deste Plano, nos slides do Desenvolvimento. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula e conversar sobre as respostas dos alunos.

Convite às famílias
Você poderia propor às famílias um jogo em que criem sintagmas nominais e verbais e depois tentem juntá-los, podendo gerar resultados engraçados. Por exemplo: dois membros criam, digamos, dez sintagmas nominais, assim: os alunos, a mãe, as flores, aquele menino, os peixes, os pássaros, a vovó, a minha tia, a prima (é engraçado usar os nomes dos próprios familiares também). Outros dois membros criam (em separado e sem saber o que a outra dupla está criando) as continuações, ou seja, o sintagma verbal. Por exemplo: correram para a floresta, estavam dormindo no aquário, esqueceram de tirar o pijama para sair, caíram dentro da privada, trocaram as penas, comeram ração, casou cinco vezes e teve doze filhos, pegaram piolho e assim por diante. Quanto mais inusitado, melhor! Dica: misturar ações humanas com ações de diferentes animais cria situações bem interessantes! O verbo deverá ser adequado ao sujeito quando for o momento de juntar as duas partes. A família que se sentir à vontade poderá enviar o resultado do jogo por WhatsApp, por meio de uma foto ou de um vídeo curto.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_02ATS03

(EF06LP10) Identificar sintagmas nominais e verbais como constituintes imediatos da oração.


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