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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os termos da oração na construção dos sentidos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre a construção de sentido nas orações

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar os alunos a reconhecer as relações de dependência existentes entre os termos da oração, sem, contudo, ter como foco as nomenclaturas específicas. Considera-se mais importante nessa fase da escolarização que o aluno compreenda as relações de dependência que se materializam na construção dos sentidos e também na organização textual.

Materiais necessários: datashow para projeção dos slides. Caso não possua esse equipamento, é possível reproduzir o conteúdo no quadro; caderno para que os alunos realizarem o exercício; cópias reprográficas para que o tempo possa ser mais bem aproveitado com a atividade de análise linguística.

Dificuldades antecipadas: pode ser que os alunos tenham dificuldade em fazer substituições de palavras e ainda manter o sentido das frases. Faça-os pensar na coerência entre agentes e ações.

Referências sobre o assunto:

NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola. Norma e uso na Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.
TRAVAGLIA. L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de 1 e 2 graus. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABREU, A. S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia: Ateliê Editorial, 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: ao apresentar o tema, antecipe aos alunos que os termos sintagma nominal e sintagma verbal referem-se às duas partes principais da oração. A primeira tem como o núcleo o nome e a segunda, o verbo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e oriente a leitura da primeira oração, com destaque para o verbo.
  • Depois de ler o trecho que explica a necessidade de um complemento para o verbo “morder”, faça o exercício de eliminar o verbo, escondendo-o na frase (use um pedaço de papel, um apagador ou qualquer objeto que possa ser útil para cobrir a palavra) e pergunte aos alunos sobre o sentido que restou na oração: “É possível saber o que aconteceu?” “Quem o cachorro mordeu?”. É importante que os alunos compreendam a importância do elemento que completa o sentido do verbo, para que eles possam comparar a estrutura dessa oração à estrutura do exemplo posterior.
  • Leia com os alunos a segunda oração e dê destaque ao verbo.
  • Pergunte aos alunos se o sentido nesse exemplo está completo.
  • Leia o trecho que descreve a característica do verbo “morrer”, o qual já carrega em si o sentido completo da ação.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o segundo slide e desenvolva as atividades com os alunos.
  • Aproveite o momento para levar o grupo a refletir sobre o que é essencial e o que é acessório, ou seja, os termos que não podem deixar de ser expressos na oração, pois completam o sentido, e os que são utilizados para acrescentar informações não essenciais, que se eliminadas não provocam a perda do sentido.
  • Faça esse exercício com os alunos, eliminando o termo acessório e perguntando sobre a manutenção ou não do sentido da oração: “O tecido encolheu” (depois da lavagem).
  • Essa atividade pode ser feita de forma individual e depois socializada com o grupo. É importante que o aluno registre esses exemplos no caderno para ter como consultá-los.

Materiais complementares:

O conteúdo do slide está disponível para impressão no anexo deste plano

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para o grupo e retome o exemplo inicial: “Meu cachorro mordeu o vizinho”.
  • Discuta com o grupo a importância do verbo nessa oração a partir da simulação de sua ausência “Meu cachorro _ o vizinho”.
  • Pergunte sobre a manutenção do sentido e sobre a possibilidade de compreensão e da coerência desse último exemplo.
  • Exercite a troca de elementos por meio da inferência, promovendo uma atividade coletiva em que os alunos deverão decidir sobre quais verbos caberiam no lugar do que foi suprimido, reconstruindo a coerência da oração.
  • Continue explorando outras formas de mostrar aos alunos o peso que o verbo carrega na construção dos sentidos da oração. Para isso, apresente o último exemplo “___mordeu o vizinho.”
  • Leia com os alunos a última frase do slide e aproveite para explicar melhor o conceito de “núcleo” como parte principal para a construção do sentido.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide e peça que os alunos leiam o exemplo dado, com destaque para os elementos em negrito.
  • Recupere o conceito de núcleo para que eles possam perceber que as palavras destacadas têm essa função na oração. Ou seja, a partir de agora eles verão que não é só o verbo que carrega o sentido, mas que o nome também pode ter essa característica.
  • Leia as descrições de sintagma nominal e sintagma verbal, que acompanham cada parte da oração e reforce a ideia de que essa denominação se dá em função do núcleo de cada parte: o nome cachorro na primeira e o verbo mordeu na segunda.
  • Leia com os alunos os exemplos seguintes, em que foram suprimidos o núcleo do sintagma nominal “cachorro” e um termo determinante “meu”.
  • Conduza-os para a resposta à última pergunta, que vai encerrar a ideia de que em cada parte da oração (sintagma nominal e sintagma verbal) há um núcleo que é essencial para a construção do sentido, assim como define o último trecho do slide.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para o grupo de alunos e proponha uma leitura compartilhada do texto.
  • Releia o trecho em destaque, solicitando que os alunos identifiquem a palavra que mostra de quem se fala nesse trecho.
  • Conduza os alunos a buscarem uma resposta para a primeira questão apresentada.
  • Registre as opções trazidas pelos alunos, já que no texto é possível encontrar duas palavras que fazem referência ao sujeito, tais como: “o menino”, “o filho”, e ainda podem surgir outras como resultado do exercício de inferência, “o garoto”, por exemplo.
  • Finalize a atividade promovendo uma reflexão sobre como é possível chegar à conclusão de que no trecho em destaque se fala do “menino”.
  • Leve-os a compreender que nem sempre o núcleo do sintagma nominal está explícito na oração, mas nós conseguimos saber quem ele é por meio do texto, que apresenta em seu conteúdo informações importantes sobre esse núcleo, assim como palavras que servem para nomeá-lo.
  • A tarefa, posterior à aula, pode basear-se na pesquisa de outros exemplos de orações, com foco nos verbos que exigem complemento ou não. O resultado da pesquisa pode ser útil para a continuidade das aulas sobre esse mesmo tema e para a ampliação dos conceitos de elementos essenciais e acessórios.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar os alunos a reconhecer as relações de dependência existentes entre os termos da oração, sem, contudo, ter como foco as nomenclaturas específicas. Considera-se mais importante nessa fase da escolarização que o aluno compreenda as relações de dependência que se materializam na construção dos sentidos e também na organização textual.

Materiais necessários: datashow para projeção dos slides. Caso não possua esse equipamento, é possível reproduzir o conteúdo no quadro; caderno para que os alunos realizarem o exercício; cópias reprográficas para que o tempo possa ser mais bem aproveitado com a atividade de análise linguística.

Dificuldades antecipadas: pode ser que os alunos tenham dificuldade em fazer substituições de palavras e ainda manter o sentido das frases. Faça-os pensar na coerência entre agentes e ações.

Referências sobre o assunto:

NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola. Norma e uso na Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.
TRAVAGLIA. L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de 1 e 2 graus. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABREU, A. S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia: Ateliê Editorial, 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: ao apresentar o tema, antecipe aos alunos que os termos sintagma nominal e sintagma verbal referem-se às duas partes principais da oração. A primeira tem como o núcleo o nome e a segunda, o verbo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e oriente a leitura da primeira oração, com destaque para o verbo.
  • Depois de ler o trecho que explica a necessidade de um complemento para o verbo “morder”, faça o exercício de eliminar o verbo, escondendo-o na frase (use um pedaço de papel, um apagador ou qualquer objeto que possa ser útil para cobrir a palavra) e pergunte aos alunos sobre o sentido que restou na oração: “É possível saber o que aconteceu?” “Quem o cachorro mordeu?”. É importante que os alunos compreendam a importância do elemento que completa o sentido do verbo, para que eles possam comparar a estrutura dessa oração à estrutura do exemplo posterior.
  • Leia com os alunos a segunda oração e dê destaque ao verbo.
  • Pergunte aos alunos se o sentido nesse exemplo está completo.
  • Leia o trecho que descreve a característica do verbo “morrer”, o qual já carrega em si o sentido completo da ação.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o segundo slide e desenvolva as atividades com os alunos.
  • Aproveite o momento para levar o grupo a refletir sobre o que é essencial e o que é acessório, ou seja, os termos que não podem deixar de ser expressos na oração, pois completam o sentido, e os que são utilizados para acrescentar informações não essenciais, que se eliminadas não provocam a perda do sentido.
  • Faça esse exercício com os alunos, eliminando o termo acessório e perguntando sobre a manutenção ou não do sentido da oração: “O tecido encolheu” (depois da lavagem).
  • Essa atividade pode ser feita de forma individual e depois socializada com o grupo. É importante que o aluno registre esses exemplos no caderno para ter como consultá-los.

Materiais complementares:

O conteúdo do slide está disponível para impressão no anexo deste plano

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para o grupo e retome o exemplo inicial: “Meu cachorro mordeu o vizinho”.
  • Discuta com o grupo a importância do verbo nessa oração a partir da simulação de sua ausência “Meu cachorro _ o vizinho”.
  • Pergunte sobre a manutenção do sentido e sobre a possibilidade de compreensão e da coerência desse último exemplo.
  • Exercite a troca de elementos por meio da inferência, promovendo uma atividade coletiva em que os alunos deverão decidir sobre quais verbos caberiam no lugar do que foi suprimido, reconstruindo a coerência da oração.
  • Continue explorando outras formas de mostrar aos alunos o peso que o verbo carrega na construção dos sentidos da oração. Para isso, apresente o último exemplo “___mordeu o vizinho.”
  • Leia com os alunos a última frase do slide e aproveite para explicar melhor o conceito de “núcleo” como parte principal para a construção do sentido.

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Orientações:

  • Apresente o slide e peça que os alunos leiam o exemplo dado, com destaque para os elementos em negrito.
  • Recupere o conceito de núcleo para que eles possam perceber que as palavras destacadas têm essa função na oração. Ou seja, a partir de agora eles verão que não é só o verbo que carrega o sentido, mas que o nome também pode ter essa característica.
  • Leia as descrições de sintagma nominal e sintagma verbal, que acompanham cada parte da oração e reforce a ideia de que essa denominação se dá em função do núcleo de cada parte: o nome cachorro na primeira e o verbo mordeu na segunda.
  • Leia com os alunos os exemplos seguintes, em que foram suprimidos o núcleo do sintagma nominal “cachorro” e um termo determinante “meu”.
  • Conduza-os para a resposta à última pergunta, que vai encerrar a ideia de que em cada parte da oração (sintagma nominal e sintagma verbal) há um núcleo que é essencial para a construção do sentido, assim como define o último trecho do slide.
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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para o grupo de alunos e proponha uma leitura compartilhada do texto.
  • Releia o trecho em destaque, solicitando que os alunos identifiquem a palavra que mostra de quem se fala nesse trecho.
  • Conduza os alunos a buscarem uma resposta para a primeira questão apresentada.
  • Registre as opções trazidas pelos alunos, já que no texto é possível encontrar duas palavras que fazem referência ao sujeito, tais como: “o menino”, “o filho”, e ainda podem surgir outras como resultado do exercício de inferência, “o garoto”, por exemplo.
  • Finalize a atividade promovendo uma reflexão sobre como é possível chegar à conclusão de que no trecho em destaque se fala do “menino”.
  • Leve-os a compreender que nem sempre o núcleo do sintagma nominal está explícito na oração, mas nós conseguimos saber quem ele é por meio do texto, que apresenta em seu conteúdo informações importantes sobre esse núcleo, assim como palavras que servem para nomeá-lo.
  • A tarefa, posterior à aula, pode basear-se na pesquisa de outros exemplos de orações, com foco nos verbos que exigem complemento ou não. O resultado da pesquisa pode ser útil para a continuidade das aulas sobre esse mesmo tema e para a ampliação dos conceitos de elementos essenciais e acessórios.
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