14453
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre concordância verbal e sentido em contos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Katiúscia Macêdo Cardoso Brandão
Mentor: Eliana Albuquerque
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Finalidade da aula: Identificar a relação de concordância estabelecida entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfologia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF05LP06

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a relação de concordância estabelecida entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

Materiais necessários: Texto impresso “Furos no céu”, de Lenice Gomes, pilão, folha na cor preta e recortes de estrelas.

Dificuldades antecipadas: Desconhecer concordância verbal.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris (Org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. Sintaxe para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2018.

GOMES, Lenice ;HOLANDA, Arlene; GOMES, Clayson. Furos no céu. In: ______________ et al. Nina África: Contos de uma África menina para ninar gente de todas as idades. São Paulo: Elementar, 2010, pp. 6-10.

SANTOS, Leonor Werneck. Análise e produção de textos. 1ª. edição, 2ª. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf


Código: LPO5_07ATS01

(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas