14453
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre concordância verbal e sentido em contos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e orientar os alunos, a fim de que tenham condições de realizar as tarefas com autonomia;
Texto para leitura, disponível aqui.

- Opcionais:
Videoaula disponível aqui
Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Faça uma orientação, através de áudio, vídeo ou mensagem de texto pelo WhatsApp, explicando a atividade e oferecendo informações para que os alunos possam realizar a tarefa sozinhos. Envie a capa do livro apresentada no slide de Introdução do plano de aula e faça uma exploração dela para que os alunos analisem a relação entre título, subtítulo e ilustrações. Utilize as orientações da Introdução do plano, mas faça você mesmo a exploração, uma vez que não há uma interação direta para que os alunos conversem sobre os elementos da capa. Diga que eles irão conhecer um conto popular africano desse livro e fale um pouco sobre o texto antes de iniciar a leitura.

Desenvolvimento
Envie para a turma um áudio ou vídeo em que você realiza a leitura do texto em voz alta. Oriente aos alunos que ouçam a leitura. Disponibilize a atividade proposta nos slides do Desenvolvimento do plano de aula (texto com lacunas e verbos entre parênteses) e proponha que eles leiam o texto e preencham as lacunas com a flexão verbal correta. Para auxiliar os alunos na resolução da atividade, faça uma explicação em áudio ou vídeo sobre concordância verbal ou sugira que assistam a uma videoaula sobre o assunto. Disponibilize um tempo para que os alunos resolvam a atividade e envie o texto completo para que eles possam conferir as suas respostas e corrigir possíveis erros.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem as descobertas e as compartilhem no grupo de WhatsApp, a partir da afirmação: Na aula de hoje, descobri que… Outra opção para garantir a interação entre os alunos na sistematização da atividade é criar um mural virtual colaborativo Padlet para que cada aluno escreva uma frase sintetizando o que aprendeu durante a atividade.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para uma roda de leitura do conto africano. Proponha que aproveitem para contar sobre o que aprenderam a respeito do assunto estudado e formem, com os familiares, frases para exercitar a concordância verbal.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_07ATS01

(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas