14452
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sistematizando o conhecimento do gênero Crônica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre o gênero crônica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa 
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Sistematizando o conhecimento do gênero Crônica

Finalidade da aula: - Reescrever texto do gênero Crônica, passando-o de 3ª para 1ª pessoa, percebendo as mudanças de sentido geradas pela alteração do foco narrativo.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Crônica

Objeto(s) do conhecimento: Formas de composição de narrativas

Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP29

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.  

Materiais necessários: - Cópias do texto A Bola*, de Luís Fernando Veríssimo, para todos os alunos

                                           - Cópias da atividade de reescrita para todos os alunos

                                           * Texto aguardando liberação para uso. A solicitação já foi enviada.  

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, será trabalhada uma crônica humorística, que lança mão da ironia e do humor como forma de criticar aspectos da sociedade, política, cultura ou economia, garantindo uma leitura envolvente e a reflexão acerca dessas questões.

Dificuldades antecipadas: A mudança de foco narrativo requer atenção e propriedade de aspectos linguísticos, como a adequação dos pronomes e verbos relacionados ao narrador e às demais personagens da história. É interessante promover uma reflexão acerca dessas questões no momento de socialização dos textos produzidos.

Referências sobre o assunto:

Fonte: “Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa”, Gabriela Portilho, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa.  Acesso em: 30 de setembro de 2018.

Fonte: Crônica: o cotidiano em destaque, Djario Dias Araújo, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em: 10 de setembro de 2018.

Fonte: “Crônica”, Redação Brasil Escola, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm. Acesso em 30 de setembro de 2108.

Fonte: “A Crônica”, Marina Cabral, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-cronica.htm. Acesso em 30 de setembro de 2108.


Código: LPO5_05SQA06

(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas