14452
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sistematizando o conhecimento do gênero Crônica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre o gênero crônica

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: - Cópias do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo, para todos os alunos

- Cópias da atividade de reescrita para todos os alunos

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, será trabalhada uma crônica humorística, que lança mão da ironia e do humor como forma de criticar aspectos da sociedade, política, cultura ou economia, garantindo uma leitura envolvente e a reflexão acerca dessas questões.

Dificuldades antecipadas: A mudança de foco narrativo requer atenção e propriedade de aspectos linguísticos, como a adequação dos pronomes e verbos relacionados ao narrador e às demais personagens da história. É interessante promover uma reflexão acerca dessas questões no momento de socialização dos textos produzidos.

Referências sobre o assunto:

Fonte: “Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa”, Gabriela Portilho, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa. Acesso em: 30 de setembro de 2018.

Fonte: Crônica: o cotidiano em destaque, Djario Dias Araújo, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em: 10 de setembro de 2018.

Fonte: “Crônica”, Redação Brasil Escola, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm. Acesso em 30 de setembro de 2108.

Fonte: “A Crônica”, Marina Cabral, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-cronica.htm. Acesso em 30 de setembro de 2108.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e instigue a sua imaginação a respeito do assunto de que irá tratar.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Proponha uma tempestade de ideias, a partir dos questionamentos apresentados no slide 3. O objetivo é despertar o interesse dos alunos pela atividade que será desenvolvida nesta aula, bem como levantar seus conhecimentos prévios acerca da importância do narrador.
  • Escute e valorize as colocações dos alunos, ampliando, quando necessário, os questionamentos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Organize o tempo da seguinte maneira: 10 minutos para o planejamento e apresentação da leitura dramatizada + 10 minutos para a discussão acerca do papel do narrador + 20 minutos para a realização da atividade e socialização das questões.
  • Entregue 1 cópia do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo, para cada aluno e explique-lhes que hoje, novamente, trabalharemos com essa crônica.
  • Solicite 3 alunos para fazerem, voluntariamente, uma leitura dramatizada do texto. No trio, um aluno representará o pai, um representará o filho e o terceiro, o narrador. Enfatize que eles não precisarão decorar o texto, mas realizar a leitura com a entonação e expressões faciais e corporais que julgarem mais adequadas a cada fala ou situação.
  • Disponibilize 5 minutos para que se organizem e planejem a apresentação e 5 minutos para a apresentação propriamente dita.
  • Após a apresentação, lance alguns questionamentos para o grupo, acerca do que podem concluir a partir de sua própria leitura e da apresentação a que assistiram. Essa discussão tem por objetivo reconhecer e analisar o tipo de narrador, percebendo as mudanças ocasionadas no texto de acordo com o foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa. Como fechamento, relembre que o tipo de narrador da crônica lida é narrador-observador, cuja função é apenas a de contar a história. Explique que também existe o narrador-personagem, que além de contar a história participa dela. Questione:
  • Na apresentação, quem representou o papel do narrador?
  • Essa pessoa realizou alguma ação na história ou apenas limitou-se a contá-la?
  • Mesmo estando de fora da história, o narrador tem conhecimento de todos os fatos que acontecem nela?
  • Ele tem conhecimento também do que pensam e sentem as personagens? Cite um exemplo do texto que confirme sua resposta.
  • Se o narrador, além de contar, também participasse da história, que diferenças vocês acham que poderiam existir entre as duas formas de contá-la?

  • Organize os alunos em duplas e entregue uma cópia da atividade escrita para cada. Oriente os alunos a trocarem ideias e reflexões com o seu par na atividade, para que, juntos, possam analisar e compreender as alterações a serem realizadas.
  • Após a resolução, proponha um momento de socialização das respostas, durante o qual você deverá explorar não só as alterações feitas durante as reescritas, mas também o raciocínio envolvido na escolha de cada palavra/mudança.

Materiais complementares:

  • Para imprimir a atividade de reescrita, clique aqui.
  • Caso deseje consultar as respostas da atividades de reescrita, clique aqui.
  • Caso deseje consultar as respostas referentes à discussão oral sobre o narrador, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • O objetivo deste fechamento é retomar o painel que foi elaborado na aula 1, contendo um comparativo das características dos gêneros Crônica e Notícia, e alimentá-lo com novas descobertas.
  • Questione os alunos sobre as características relativas ao gênero que podem ser acrescidas ao painel. Podem ser relativas às marcas de humor presentes nas crônicas - com as quais eles não haviam tido contato no momento de produção do painel -, ao gênero propriamente dito - que tenham sido percebidas ao longo do estudo - ou à importância/função do narrador - que foi o enfoque maior desta aula.
  • À medida que os alunos forem lançando suas ideias e que elas forem validadas, faça o registro no painel, que estará afixado em sala de aula. Caso o painel ainda não tenha sido produzido, proponha que seja feito neste momento, listando as características do gênero Crônica.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: - Cópias do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo, para todos os alunos

- Cópias da atividade de reescrita para todos os alunos

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, será trabalhada uma crônica humorística, que lança mão da ironia e do humor como forma de criticar aspectos da sociedade, política, cultura ou economia, garantindo uma leitura envolvente e a reflexão acerca dessas questões.

Dificuldades antecipadas: A mudança de foco narrativo requer atenção e propriedade de aspectos linguísticos, como a adequação dos pronomes e verbos relacionados ao narrador e às demais personagens da história. É interessante promover uma reflexão acerca dessas questões no momento de socialização dos textos produzidos.

Referências sobre o assunto:

Fonte: “Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa”, Gabriela Portilho, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa. Acesso em: 30 de setembro de 2018.

Fonte: Crônica: o cotidiano em destaque, Djario Dias Araújo, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em: 10 de setembro de 2018.

Fonte: “Crônica”, Redação Brasil Escola, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm. Acesso em 30 de setembro de 2108.

Fonte: “A Crônica”, Marina Cabral, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-cronica.htm. Acesso em 30 de setembro de 2108.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e instigue a sua imaginação a respeito do assunto de que irá tratar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Proponha uma tempestade de ideias, a partir dos questionamentos apresentados no slide 3. O objetivo é despertar o interesse dos alunos pela atividade que será desenvolvida nesta aula, bem como levantar seus conhecimentos prévios acerca da importância do narrador.
  • Escute e valorize as colocações dos alunos, ampliando, quando necessário, os questionamentos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Organize o tempo da seguinte maneira: 10 minutos para o planejamento e apresentação da leitura dramatizada + 10 minutos para a discussão acerca do papel do narrador + 20 minutos para a realização da atividade e socialização das questões.
  • Entregue 1 cópia do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo, para cada aluno e explique-lhes que hoje, novamente, trabalharemos com essa crônica.
  • Solicite 3 alunos para fazerem, voluntariamente, uma leitura dramatizada do texto. No trio, um aluno representará o pai, um representará o filho e o terceiro, o narrador. Enfatize que eles não precisarão decorar o texto, mas realizar a leitura com a entonação e expressões faciais e corporais que julgarem mais adequadas a cada fala ou situação.
  • Disponibilize 5 minutos para que se organizem e planejem a apresentação e 5 minutos para a apresentação propriamente dita.
  • Após a apresentação, lance alguns questionamentos para o grupo, acerca do que podem concluir a partir de sua própria leitura e da apresentação a que assistiram. Essa discussão tem por objetivo reconhecer e analisar o tipo de narrador, percebendo as mudanças ocasionadas no texto de acordo com o foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa. Como fechamento, relembre que o tipo de narrador da crônica lida é narrador-observador, cuja função é apenas a de contar a história. Explique que também existe o narrador-personagem, que além de contar a história participa dela. Questione:
  • Na apresentação, quem representou o papel do narrador?
  • Essa pessoa realizou alguma ação na história ou apenas limitou-se a contá-la?
  • Mesmo estando de fora da história, o narrador tem conhecimento de todos os fatos que acontecem nela?
  • Ele tem conhecimento também do que pensam e sentem as personagens? Cite um exemplo do texto que confirme sua resposta.
  • Se o narrador, além de contar, também participasse da história, que diferenças vocês acham que poderiam existir entre as duas formas de contá-la?

  • Organize os alunos em duplas e entregue uma cópia da atividade escrita para cada. Oriente os alunos a trocarem ideias e reflexões com o seu par na atividade, para que, juntos, possam analisar e compreender as alterações a serem realizadas.
  • Após a resolução, proponha um momento de socialização das respostas, durante o qual você deverá explorar não só as alterações feitas durante as reescritas, mas também o raciocínio envolvido na escolha de cada palavra/mudança.

Materiais complementares:

  • Para imprimir a atividade de reescrita, clique aqui.
  • Caso deseje consultar as respostas da atividades de reescrita, clique aqui.
  • Caso deseje consultar as respostas referentes à discussão oral sobre o narrador, clique aqui.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • O objetivo deste fechamento é retomar o painel que foi elaborado na aula 1, contendo um comparativo das características dos gêneros Crônica e Notícia, e alimentá-lo com novas descobertas.
  • Questione os alunos sobre as características relativas ao gênero que podem ser acrescidas ao painel. Podem ser relativas às marcas de humor presentes nas crônicas - com as quais eles não haviam tido contato no momento de produção do painel -, ao gênero propriamente dito - que tenham sido percebidas ao longo do estudo - ou à importância/função do narrador - que foi o enfoque maior desta aula.
  • À medida que os alunos forem lançando suas ideias e que elas forem validadas, faça o registro no painel, que estará afixado em sala de aula. Caso o painel ainda não tenha sido produzido, proponha que seja feito neste momento, listando as características do gênero Crônica.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP29 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano