Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: A Crônica humorística
Finalidade da aula: - Ler com autonomia o gênero Crônica, compreendendo as marcas de humor presentes e identificando situação inicial, personagens, ambiente, conflito e desfecho. - Diferenciar o tipo de narrador, reconhecendo o foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Formas de composição de narrativas
Prática de linguagem:Análise Linguística / Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP29
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: - Cópias das três partes do texto (crônica A Volta, de Luís Fernando Veríssimo*) para todos os alunos
* Texto ainda aguardando liberação para uso. Solicitação já foi enviada.
- Cópia das questões que serão sorteadas
- Caixa para dispor as perguntas para o sorteio
- Folhas de papel A4 para a ilustração
- Lápis de cor / canetinhas
- Fita adesiva para fixação das ilustrações
- Pincel para quadro
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, será trabalhada uma crônica humorística, que lança mão da ironia e do humor como forma de criticar aspectos da sociedade, política, cultura ou economia, garantindo uma leitura envolvente e a reflexão acerca dessas questões.
Dificuldades antecipadas: As informações de cunho inferencial exigem compreensão mais elaborada e, por isso mesmo, requerem estratégias de trabalho pensadas para esse propósito.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em: 10 de setembro de 2018.
CABRAL, Marina. A Crônica. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-cronica.htm. Acesso em 10 de setembro de 2108.
PORTILHO, Gabriela. Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa. 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa. Acesso em: 10 de setembro de 2018.
Redação Brasil Escola. Crônica. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm. Acesso em 10 de setembro de 2108.
Código: LPO5_05SQA04
(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
AULA 12
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes