14451
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A Crônica humorística

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre a crônica humorística

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas e orientações das atividades;
Texto para leitura, disponível aqui;
Atividade disponível aqui;
PowerPoint (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade por áudio, vídeo ou mensagem de texto. Fale que eles lerão crônicas e convide-os a relembrar o que já aprenderam sobre esse gênero. Para isso, lance as questões propostas nas orientações da Introdução do plano de aula e oriente os alunos a refletir sobre cada questão para respondê-las no caderno. Caso considere necessário, envie à turma, em outro momento, as questões respondidas para que possam compará-las com as suas próprias respostas e refletir sobre os possíveis erros.

Desenvolvimento
Fale para os alunos que, nesta atividade, eles conhecerão crônicas humorísticas e um escritor muito popular: Luis Fernando Verissimo. Explique um pouco sobre crônicas humorísticas e fale sobre o autor. Envie o texto e a atividade aos alunos junto com um áudio ou vídeo lendo em voz alta a crônica A volta. Oriente os alunos a ouvir com atenção a leitura, acompanhando-a com o texto em mãos, caso seja possível. Oriente os alunos a ler silenciosamente o texto e resolver a atividade. Para ajudá-los com a análise, fale que o texto está dividido em três partes e que cada parte ajuda a responder as questões de cada etapa da atividade. Proponha aos alunos que se comuniquem com um colega da turma pelo WhatsApp, caso seja possível, para dialogar sobre suas respostas. Envie as questões respondidas e oriente os alunos a analisar suas respostas para rever possíveis equívocos, consultando novamente o texto para entender as questões.

Fechamento
Solicite aos alunos que façam uma ilustração correspondente a cada parte do texto, de acordo com o que compreenderam. Solicite que enviem seus desenhos e faça um painel de ilustrações dos alunos utilizando o PowerPoint.

Convite às famílias
Ler crônicas de humor em família pode ser um momento de diversão e integração. Sugira aos alunos que leiam a crônica A volta para os familiares e mostrem a eles suas ilustrações.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_05SQA04

(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas