Resolução da atividade - Perguntas de sondagem
Perguntas de sondagem
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: - Cópias das três partes do texto (crônica A Volta, de Luís Fernando Veríssimo) para todos os alunos
- Cópia das questões que serão sorteadas
- Caixa para dispor as perguntas para o sorteio
- Folhas de papel A4 para a ilustração
- Lápis de cor / canetinhas
- Fita adesiva para fixação das ilustrações
- Pincel para quadro
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, será trabalhada uma crônica humorística, que lança mão da ironia e do humor como forma de criticar aspectos da sociedade, política, cultura ou economia, garantindo uma leitura envolvente e a reflexão acerca dessas questões.
Dificuldades antecipadas: As informações de cunho inferencial exigem compreensão mais elaborada e, por isso mesmo, requerem estratégias de trabalho pensadas para esse propósito.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em: 10 de setembro de 2018.
CABRAL, Marina. A Crônica. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-cronica.htm. Acesso em 10 de setembro de 2108.
PORTILHO, Gabriela. Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa. 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa. Acesso em: 10 de setembro de 2018.
Redação Brasil Escola. Crônica. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm. Acesso em 10 de setembro de 2108.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título com os alunos e questione o sentido da expressão “caixinha de surpresa”.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
As perguntas são:
Escolha um dos lugares descritos no texto (rua, estação ou a casa, por exemplo) e faça um desenho, ilustrando como você o imagina. Faremos uma exposição na sala com todos os desenhos.
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Sugestão de atividade complementar, para ser realizada em casa: Pesquise mais informações sobre a obra de Luís Fernando Veríssimo e leia outras crônicas dele.
Sugestões de livros: Festa de Criança, Comédias para se ler na escola, O Santinho.
Sugestões de sites: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/luis-fernando-verissimo.htm
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas e orientações das atividades;
Texto para leitura, disponível aqui;
Atividade disponível aqui;
PowerPoint (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade por áudio, vídeo ou mensagem de texto. Fale que eles lerão crônicas e convide-os a relembrar o que já aprenderam sobre esse gênero. Para isso, lance as questões propostas nas orientações da Introdução do plano de aula e oriente os alunos a refletir sobre cada questão para respondê-las no caderno. Caso considere necessário, envie à turma, em outro momento, as questões respondidas para que possam compará-las com as suas próprias respostas e refletir sobre os possíveis erros.
Desenvolvimento
Fale para os alunos que, nesta atividade, eles conhecerão crônicas humorísticas e um escritor muito popular: Luis Fernando Verissimo. Explique um pouco sobre crônicas humorísticas e fale sobre o autor. Envie o texto e a atividade aos alunos junto com um áudio ou vídeo lendo em voz alta a crônica A volta. Oriente os alunos a ouvir com atenção a leitura, acompanhando-a com o texto em mãos, caso seja possível. Oriente os alunos a ler silenciosamente o texto e resolver a atividade. Para ajudá-los com a análise, fale que o texto está dividido em três partes e que cada parte ajuda a responder as questões de cada etapa da atividade. Proponha aos alunos que se comuniquem com um colega da turma pelo WhatsApp, caso seja possível, para dialogar sobre suas respostas. Envie as questões respondidas e oriente os alunos a analisar suas respostas para rever possíveis equívocos, consultando novamente o texto para entender as questões.
Fechamento
Solicite aos alunos que façam uma ilustração correspondente a cada parte do texto, de acordo com o que compreenderam. Solicite que enviem seus desenhos e faça um painel de ilustrações dos alunos utilizando o PowerPoint.
Convite às famílias
Ler crônicas de humor em família pode ser um momento de diversão e integração. Sugira aos alunos que leiam a crônica A volta para os familiares e mostrem a eles suas ilustrações.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: A Crônica humorística
Finalidade da aula: - Ler com autonomia o gênero Crônica, compreendendo as marcas de humor presentes e identificando situação inicial, personagens, ambiente, conflito e desfecho. - Diferenciar o tipo de narrador, reconhecendo o foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Formas de composição de narrativas
Prática de linguagem:Análise Linguística / Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP29
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: - Cópias das três partes do texto (crônica A Volta, de Luís Fernando Veríssimo*) para todos os alunos
* Texto ainda aguardando liberação para uso. Solicitação já foi enviada.
- Cópia das questões que serão sorteadas
- Caixa para dispor as perguntas para o sorteio
- Folhas de papel A4 para a ilustração
- Lápis de cor / canetinhas
- Fita adesiva para fixação das ilustrações
- Pincel para quadro
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, será trabalhada uma crônica humorística, que lança mão da ironia e do humor como forma de criticar aspectos da sociedade, política, cultura ou economia, garantindo uma leitura envolvente e a reflexão acerca dessas questões.
Dificuldades antecipadas: As informações de cunho inferencial exigem compreensão mais elaborada e, por isso mesmo, requerem estratégias de trabalho pensadas para esse propósito.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em: 10 de setembro de 2018.
CABRAL, Marina. A Crônica. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-cronica.htm. Acesso em 10 de setembro de 2108.
PORTILHO, Gabriela. Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa. 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa. Acesso em: 10 de setembro de 2018.
Redação Brasil Escola. Crônica. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm. Acesso em 10 de setembro de 2108.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: