14450
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Mudando o ponto de vista de um conto popular afro-brasileiro

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre mudança de ponto de vista numa narrativa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Júlia de Araújo Tenório

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Trechos dos contos para adaptação, disponíveis aqui.

- Opcional:
Videoaula disponível aqui.

Introdução: desafio: Vamos brincar de autor?
Envie aos alunos, por vídeo, áudio ou mensagem de texto, uma orientação sobre a atividade. Convide-os a transformar o foco narrativo de trechos de um conto popular afro-brasileiro. Para ajudá-los, dê alguns exemplos de como transformar um texto com narrador em primeira pessoa em um narrador observador, e vice-versa. Sugira que os alunos retomem, antes de realizar a atividade, a videoaula analisada na aula anterior e as notas sobre o ponto de vista do narrador.

Desenvolvimento
Envie aos alunos um trecho do texto disponível na atividade do plano. Proponha que realizem a transformação do foco narrativo dos dois fragmentos. Oriente que o primeiro trecho tem foco narrativo em terceira pessoa, e a tarefa é adaptá-lo transformando o foco em primeira pessoa. O segundo fragmento, por sua vez, está com foco narrativo em primeira pessoa, e precisará ser transformado em terceira pessoa. Para melhor ajudar os alunos, utilize as orientações do slide 2 do Desenvolvimento do plano de aula. Proponha que eles enviem uma foto dos textos transformados e circule-os entre a turma para que conheçam a versão dos colegas.

Fechamento
Proponha aos alunos que gravem um áudio lendo a versão transformada do conto e contem como fizeram para produzir essa versão.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que leiam para os familiares as versões originais e as versões transformadas por eles, compartilhando o que aprenderam sobre a posição do narrador nos contos.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_02SQA06

(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas