14449
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Elementos da narrativa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre elementos que compõe uma narrativa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Júlia de Araújo Tenório

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fábia Tenório 
Mentor: Luciana Chiele 
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Elementos da narrativa

Finalidade da aula: Reconhecer os elementos que constituem a sequência narrativa, distinguindo cenário, personagens, ponto de vista, conflito e resolução.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Contos e Conto popular afro-brasileiro

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de narrativa

Prática de linguagem: Análise Linguística/Semiótica

Habilidade(s) da BNCC:EF35LP29

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: 5 contos acompanhados de fichas para preenchimento dos elementos da narração: personagens, cenários, conflitos, ponto de vista e resoluções.

Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter mais dificuldade em ler os contos, devido à pouca autonomia na leitura.

Referências sobre o assunto:

DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23,  p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 04/07/2018.

FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração. Módulo 1, Unidade 6. Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível em https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Linguagens_Codigos_Unidade_6_Seja.pdf. Acesso em 24/08/2018.

MACIEL, Débora Amorin da Costa. Conte, reconte e encante: os contos infantis na sala de aula. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 39-54. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf


Código: LPO5_02SQA04

(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas