14448
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de verbete

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre leitura e compreensão de verbete

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Leitura de verbete.

Finalidade da aula: Apresentar  as informações  coletadas através  de leitura de verbete, explicando  e destacando a sua função de instrução.

Ano:2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Verbetes de enciclopédia infantil.

Objeto(s) do conhecimentoEstratégia de leitura / Compreensão em leitura.

Prática de linguagem:Leitura.

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02,  EF15LP03, EF12LP17

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Papel A3 ou cartolina para a escrita do verbete do Gambá e da construção de tabela sobre o gambá.Lápis, borracha, atividade de impressão do verbete do gambá(clique aqui para acessar),atividade de impressão - modelo da tabela ( clique aqui para acessar), piloto e projetor para apresentação dos slides.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na leitura e consequente incompreensão da informação solicitada.

Referências sobre o assunto:

  • BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
  • BEZERRA,Maria Auxiliadora.Gêneros textuais e ensino / organizadores Angela Paiva Dionisio e Anna Rachel Machado. - 5.ed. - Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. 232p.

Código: LPO2_03SQA03

(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas