Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Leitura de verbete.
Finalidade da aula: Apresentar as informações coletadas através de leitura de verbete, explicando e destacando a sua função de instrução.
Ano:2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbetes de enciclopédia infantil.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura.
Prática de linguagem:Leitura.
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF12LP17
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Papel A3 ou cartolina para a escrita do verbete do Gambá e da construção de tabela sobre o gambá.Lápis, borracha, atividade de impressão do verbete do gambá(clique aqui para acessar),atividade de impressão - modelo da tabela ( clique aqui para acessar), piloto e projetor para apresentação dos slides.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na leitura e consequente incompreensão da informação solicitada.
Referências sobre o assunto:
Código: LPO2_03SQA03
(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
AULA 05
AULA 06
AULA 08
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes