14448
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de verbete

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre leitura e compreensão de verbete

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Papel A3 ou cartolina para a escrita do verbete do Gambá e da construção de tabela sobre o gambá.Lápis, borracha, atividade de impressão do verbete do gambá(clique aqui para acessar),atividade de impressão - modelo da tabela ( clique aqui para acessar), piloto e projetor para apresentação dos slides.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na leitura e consequente incompreensão da informação solicitada.

Referências sobre o assunto:

  • BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
  • BEZERRA,Maria Auxiliadora.Gêneros textuais e ensino / organizadores Angela Paiva Dionisio e Anna Rachel Machado. - 5.ed. - Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. 232p.

Tema da Aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minuto.

Orientações:

  • Nessa terceira aula da sequência de atividades sobre o verbete iremos realizar a leitura do verbete de uma enciclopédia infantil. Como no gênero em questão a leitura tem a função de divulgar conhecimentos científicos, a proposta de completar uma tabela com informações sobre o gambá alcança o objetivo esperado. Espera-se que o aluno perceba o uso desses tipos de textos para busca de dados mais específicos e precisos.Dentro desta perspectiva, estimule as curiosidades deles, dizendo que existem muitas informações interessantes sobre o gambá, despertando a vontade neles de descobrir e aprender.
  • Antes de iniciar aula, faça a leitura prévia do verbete do gambá e da atividade proposta. Caso não consiga o acesso ao projetor, escreva o tema da aula no quadro e construa a tabela sugerida em papel metro antecipadamente,afixando-a no quadro e organize a sala em grupos de 4, colocando alunos com hipóteses de escritas diferentes, garantindo que todos participem das atividades que serão feitas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Após a leitura do tema,faça algumas perguntas mais amplas sobre o animal,mediando as falas deles, lembrando a importância de ouvir com atenção o colega, até mesmo para não falar o que já foi dito. Sugere-se um tempo de 2 minutos para realização das perguntas.
  • O que vocês sabem sobre o mundo dos gambás?
  • Quais curiosidades vocês gostariam de saber sobre o gambá?
  • Depois de escutar essas ideias mais gerais deles, apresente a tabela no slide ou afixada no quadro ( atente-se que caso opte pela produção da tabela é necessário que a mesma já tenha sido previamente construída.) e entregue uma impressão para cada grupo.
  • Informe que na tabela tem as perguntas sobre o gambá, que estão pintada de cinza, uma coluna onde deverá ser escrita as informações que forem socializadas por eles a outra que será preenchida com informações novas em outro momento.Explique que você os ajudará, fazendo os registros à medida que eles forem falando o que já sabem sobre o bicho. A ideia de completar essa tabela nesse primeiro momento é mobilizar nos alunos os seus conhecimentos prévios sobre o gambá.
  • Comece a preencher a tabela,registrando de uma a três possíveis respostas.Faça as seguintes intervenções, estabelecendo um prazo de 5 minutos.
  • Onde vivem os gambás? Vocês acham que eles vivem em florestas, campos, em desertos ou lugares frio? (Resposta pessoal)
  • Características físicas: Como são os gambás? Eles têm pelos? De qual cor? E o seu tamanho? Eles possuem bico, focinho, olhos grandes ou pequenos? (Resposta pessoal)
  • O que eles gostam de comer: Vocês acham que eles se alimentam de outros animais, de frutas ou sementes? (Resposta pessoal)
  • Curiosidades: O que vocês acham que seria interessante falar sobre ele, ou seja, uma informação importante alguém saber? (Resposta pessoal)

5. Como a sala nesse momento já deve estar organizada em grupos, medeie para que um aluno que já esteja na hipótese alfabética faça os registros na tabela deles.

6. Após, realizar o registro das respostas pessoais da turma,convide-os para a próxima atividade:

  • Muito bem! Vejo que já é um animal conhecido por vocês! Além disso, que tal, também, vocês aprenderem mais sobre esse animal tão diferente fazendo novas descobertas? Para isso, vamos fazer agora a leitura de um verbete divulgado em uma enciclopédia virtual chamada Britannica Escola.
  • Mas, quem pode relembrar o que é um verbete? Como esse plano trata-se de uma sequência, espera-se que os alunos já tenham sido apresentado ao gênero verbete.
  • Quais informações sobre o gambá vocês acham que iremos encontrar na leitura do verbete? Espera-se que eles afirmem que nos verbetes encontramos informações mais específicas,verdadeiras e técnicas sobre um determinado assunto, neste caso, o gambá.
  • E no verbete do gambá será que vamos encontrar imagens sobre o animal? Espera-se que eles digam que sim e que no verbete as imagens ajudam a compreender melhor as informações do texto.

Materiais complementares: Atividade de impressão - tabela.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Esta primeira parte do desenvolvimento deve durar de 10 a 15 minutos

  • Ao término dos registros deles,passe para atividade principal do plano, entregando a impressão para cada um do grupo, propondo a leitura do verbete (você pode acessar o texto na íntegra aqui) Aqui, é importante ressaltarmos a finalidade da aula, que é realizar leitura de um gênero, que tem como característica divulgar conhecimentos científicos, então, o preenchimento da tabela se faz pertinente pois permite que eles percebam que através da leitura de um verbete é possível obter mais informações e ampliar os seus conhecimentos sobre um determinado tema, neste caso, sobre o gambá.
  • Mantenha a sala organizada com os mesmos grupos.Atente-se que em turmas onde ainda há crianças no processo de alfabetização, é importante colocar um leitor em cada grupo.
  • Antes de começar a leitura, realize algumas antecipações sobre as informações do verbete, inclusive, mostrando e destacando a imagem do animal. Discuta com a turma:
  • Quem pode ler o título do verbete? Ele dá muitas dicas de que tipos de informações vocês vão encontrar no texto?
  • E a imagem nos dá? Por que é importante ter imagens no verbete?
  • Ao observar a imagem vocês acham que o texto vai trazer dados sobre o local onde vivem os gambás e suas características físicas?
  • E sobre a alimentação? Já podemos citar um tipo de alimentos do gambá? Como foi possível descobrir essa informação antes de ler o texto?

5. Escute as ideias deles e retome a importância das imagens ou tabelas/ gráficos na compreensão dos verbetes, podendo trazer até informações que não são ditas no texto.

6. Estabeleça um prazo de 5 minutos para que cada integrante do grupo faça uma leitura silenciosa do verbete.Se em algum grupo tiver alunos que não tenha uma leitura autônoma, oriente para que os leitores fluentes assumam o papel de direcionar a leitura, oportunizando o momento para servir também de leitor modelo para aqueles que ainda estão no processo de aquisição da língua materna.

Materiais complementares: Verbete do gambá.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Esta segunda parte do desenvolvimento deve durar 15-20 minutos.

  • Depois que eles acabarem de ler, comece, então, a leitura do verbete. Peça que eles prestem atenção na entonação, ritmo e da pontuação para a compreensão. Sugere-se que você, professor, faça a leitura prévia do texto. Em seguida, diga que a leitura será compartilhada.Essa estratégia de leitura é bastante rica,pois pausas para possíveis explicações sobre o que foi lido, ajuda no entendimento global do texto, assim como, para a produção de inferências.Questione:
  • O texto diz que os gambás carregam os filhotes em bolsas.Vocês acham que é possível que eles sejam parente do canguru? (Resposta pessoal)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continue a leitura do verbete,realizando inferências:
  • Quais animais que vocês conhecem que moram no mesmo local que os gambá e que gostam de comer outros animais vivos? (Resposta pessoal)
  • Será que somente os animais são os inimigos dos gambás? (Resposta pessoal)
  • Vocês acham possível que o predador perceba o “truque” do gambá? (Resposta pessoal)
  • Por que vocês acham que esses predadores preferem animais vivos?
  • Vocês já tinha ouvido falar na palavra marsupiais? (Resposta pessoal)

Destaque o uso de termos mais técnico e específicos nos verbetes, visto que, essa é a linguagem usada em textos de divulgação científica.

  • O que essa expressão no texto quis dizer: ” tem um jeito único”?

Ouça as ideias dos alunos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Nessa etapa final, após a leitura do verbete, retorne à tabela e peça que o grupo retorne à tabela para o preenchimento da última coluna.
  • À medida que for registrando, peça que o grupo indique no textos as novas descobertas, pergunte:
  • Quem pode me dizer os nomes dos lugares onde vivem os gambás? Quem pode indicar no texto esses nomes?

No texto o aluno deve indicar que os gambás vivem em florestas na América do Sul, Central e ainda pode ser encontrado a espécie gambá-da- virgínia na América do Norte.

  • E as características, quem pode encontrá-las no texto?

Espera-se que eles leiam a parte do texto onde o gambá tem focinho pontudo, nariz rosado e olhos pretos e brilhantes, medem apenas 15 centímetros de comprimento, podendo ser do tamanho gato doméstico e ainda têm pelagem rala, de cor acinzentada ou quase preta.

  • Quais informações podemos considerar como curiosidade no texto? Considere se eles responderem que os gambás carregam seus filhotes em uma bolsa, por isso, são chamados de marsupiais.Além disto, eles podem falar sobre a outra técnica de defesa utilizada pelos gambás.

3. Depois dos registros feitos, faça a leitura das informações da tabela, destacando as informações que eles escreveram antes da leitura do verbete Esse momento é bastante oportuno pois eles irão também confrontar as ideias iniciais sobre o animal e perceber que aprenderam novas informações reais e técnicas.

Segue um exemplo da intervenção:

  • Veja que o que vocês colocaram antes em relação ao local onde vivem! Depois da leitura já possível saber os nomes dos locais! Siga esse modelo de intervenção com os outros tópicos.

4. Em seguida, afixe-os nos murais das escolas ou nas parede dos corredores as produções dos grupos,permitindo que outros alunos tenham acesso às informações sobre o gambá, divulgando esse tipo de conhecimento mais específico.Ainda cabe aqui questioná-los sobre os verbetes:

  • De que maneira a leitura e a análise do verbete foi importante para o preenchimento da última coluna ?

Espera-se que eles concluam que foi através da leitura que eles obtiveram essas informações.

  • As informações que descobrimos são reais ou inventadas? Quem vocês acham que coletam essas informações?

É importante que eles afirmem que no verbete, apesar de não trazerem o nome do autor, são informações reais , coletadas e divulgadas por cientistas.

  • Em quais outras situações fora da escola, por exemplo, vocês podem buscar a leitura de um verbete?

Considerem se eles responderem que a busca do verbete ocorre quando surge uma curiosidade , para uma explicação e exposição sobre um determinado tema, podendo também para o preenchimento de uma ficha técnica do animal ou produção de painéis em feiras de conhecimentos.

Espera-se que os alunos percebam a função do gênero, alcançando a finalidade da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Papel A3 ou cartolina para a escrita do verbete do Gambá e da construção de tabela sobre o gambá.Lápis, borracha, atividade de impressão do verbete do gambá(clique aqui para acessar),atividade de impressão - modelo da tabela ( clique aqui para acessar), piloto e projetor para apresentação dos slides.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na leitura e consequente incompreensão da informação solicitada.

Referências sobre o assunto:

  • BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
  • BEZERRA,Maria Auxiliadora.Gêneros textuais e ensino / organizadores Angela Paiva Dionisio e Anna Rachel Machado. - 5.ed. - Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. 232p.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minuto.

Orientações:

  • Nessa terceira aula da sequência de atividades sobre o verbete iremos realizar a leitura do verbete de uma enciclopédia infantil. Como no gênero em questão a leitura tem a função de divulgar conhecimentos científicos, a proposta de completar uma tabela com informações sobre o gambá alcança o objetivo esperado. Espera-se que o aluno perceba o uso desses tipos de textos para busca de dados mais específicos e precisos.Dentro desta perspectiva, estimule as curiosidades deles, dizendo que existem muitas informações interessantes sobre o gambá, despertando a vontade neles de descobrir e aprender.
  • Antes de iniciar aula, faça a leitura prévia do verbete do gambá e da atividade proposta. Caso não consiga o acesso ao projetor, escreva o tema da aula no quadro e construa a tabela sugerida em papel metro antecipadamente,afixando-a no quadro e organize a sala em grupos de 4, colocando alunos com hipóteses de escritas diferentes, garantindo que todos participem das atividades que serão feitas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Após a leitura do tema,faça algumas perguntas mais amplas sobre o animal,mediando as falas deles, lembrando a importância de ouvir com atenção o colega, até mesmo para não falar o que já foi dito. Sugere-se um tempo de 2 minutos para realização das perguntas.
  • O que vocês sabem sobre o mundo dos gambás?
  • Quais curiosidades vocês gostariam de saber sobre o gambá?
  • Depois de escutar essas ideias mais gerais deles, apresente a tabela no slide ou afixada no quadro ( atente-se que caso opte pela produção da tabela é necessário que a mesma já tenha sido previamente construída.) e entregue uma impressão para cada grupo.
  • Informe que na tabela tem as perguntas sobre o gambá, que estão pintada de cinza, uma coluna onde deverá ser escrita as informações que forem socializadas por eles a outra que será preenchida com informações novas em outro momento.Explique que você os ajudará, fazendo os registros à medida que eles forem falando o que já sabem sobre o bicho. A ideia de completar essa tabela nesse primeiro momento é mobilizar nos alunos os seus conhecimentos prévios sobre o gambá.
  • Comece a preencher a tabela,registrando de uma a três possíveis respostas.Faça as seguintes intervenções, estabelecendo um prazo de 5 minutos.
  • Onde vivem os gambás? Vocês acham que eles vivem em florestas, campos, em desertos ou lugares frio? (Resposta pessoal)
  • Características físicas: Como são os gambás? Eles têm pelos? De qual cor? E o seu tamanho? Eles possuem bico, focinho, olhos grandes ou pequenos? (Resposta pessoal)
  • O que eles gostam de comer: Vocês acham que eles se alimentam de outros animais, de frutas ou sementes? (Resposta pessoal)
  • Curiosidades: O que vocês acham que seria interessante falar sobre ele, ou seja, uma informação importante alguém saber? (Resposta pessoal)

5. Como a sala nesse momento já deve estar organizada em grupos, medeie para que um aluno que já esteja na hipótese alfabética faça os registros na tabela deles.

6. Após, realizar o registro das respostas pessoais da turma,convide-os para a próxima atividade:

  • Muito bem! Vejo que já é um animal conhecido por vocês! Além disso, que tal, também, vocês aprenderem mais sobre esse animal tão diferente fazendo novas descobertas? Para isso, vamos fazer agora a leitura de um verbete divulgado em uma enciclopédia virtual chamada Britannica Escola.
  • Mas, quem pode relembrar o que é um verbete? Como esse plano trata-se de uma sequência, espera-se que os alunos já tenham sido apresentado ao gênero verbete.
  • Quais informações sobre o gambá vocês acham que iremos encontrar na leitura do verbete? Espera-se que eles afirmem que nos verbetes encontramos informações mais específicas,verdadeiras e técnicas sobre um determinado assunto, neste caso, o gambá.
  • E no verbete do gambá será que vamos encontrar imagens sobre o animal? Espera-se que eles digam que sim e que no verbete as imagens ajudam a compreender melhor as informações do texto.

Materiais complementares: Atividade de impressão - tabela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Esta primeira parte do desenvolvimento deve durar de 10 a 15 minutos

  • Ao término dos registros deles,passe para atividade principal do plano, entregando a impressão para cada um do grupo, propondo a leitura do verbete (você pode acessar o texto na íntegra aqui) Aqui, é importante ressaltarmos a finalidade da aula, que é realizar leitura de um gênero, que tem como característica divulgar conhecimentos científicos, então, o preenchimento da tabela se faz pertinente pois permite que eles percebam que através da leitura de um verbete é possível obter mais informações e ampliar os seus conhecimentos sobre um determinado tema, neste caso, sobre o gambá.
  • Mantenha a sala organizada com os mesmos grupos.Atente-se que em turmas onde ainda há crianças no processo de alfabetização, é importante colocar um leitor em cada grupo.
  • Antes de começar a leitura, realize algumas antecipações sobre as informações do verbete, inclusive, mostrando e destacando a imagem do animal. Discuta com a turma:
  • Quem pode ler o título do verbete? Ele dá muitas dicas de que tipos de informações vocês vão encontrar no texto?
  • E a imagem nos dá? Por que é importante ter imagens no verbete?
  • Ao observar a imagem vocês acham que o texto vai trazer dados sobre o local onde vivem os gambás e suas características físicas?
  • E sobre a alimentação? Já podemos citar um tipo de alimentos do gambá? Como foi possível descobrir essa informação antes de ler o texto?

5. Escute as ideias deles e retome a importância das imagens ou tabelas/ gráficos na compreensão dos verbetes, podendo trazer até informações que não são ditas no texto.

6. Estabeleça um prazo de 5 minutos para que cada integrante do grupo faça uma leitura silenciosa do verbete.Se em algum grupo tiver alunos que não tenha uma leitura autônoma, oriente para que os leitores fluentes assumam o papel de direcionar a leitura, oportunizando o momento para servir também de leitor modelo para aqueles que ainda estão no processo de aquisição da língua materna.

Materiais complementares: Verbete do gambá.

Slide Plano Aula

Orientações:

Esta segunda parte do desenvolvimento deve durar 15-20 minutos.

  • Depois que eles acabarem de ler, comece, então, a leitura do verbete. Peça que eles prestem atenção na entonação, ritmo e da pontuação para a compreensão. Sugere-se que você, professor, faça a leitura prévia do texto. Em seguida, diga que a leitura será compartilhada.Essa estratégia de leitura é bastante rica,pois pausas para possíveis explicações sobre o que foi lido, ajuda no entendimento global do texto, assim como, para a produção de inferências.Questione:
  • O texto diz que os gambás carregam os filhotes em bolsas.Vocês acham que é possível que eles sejam parente do canguru? (Resposta pessoal)

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continue a leitura do verbete,realizando inferências:
  • Quais animais que vocês conhecem que moram no mesmo local que os gambá e que gostam de comer outros animais vivos? (Resposta pessoal)
  • Será que somente os animais são os inimigos dos gambás? (Resposta pessoal)
  • Vocês acham possível que o predador perceba o “truque” do gambá? (Resposta pessoal)
  • Por que vocês acham que esses predadores preferem animais vivos?
  • Vocês já tinha ouvido falar na palavra marsupiais? (Resposta pessoal)

Destaque o uso de termos mais técnico e específicos nos verbetes, visto que, essa é a linguagem usada em textos de divulgação científica.

  • O que essa expressão no texto quis dizer: ” tem um jeito único”?

Ouça as ideias dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Nessa etapa final, após a leitura do verbete, retorne à tabela e peça que o grupo retorne à tabela para o preenchimento da última coluna.
  • À medida que for registrando, peça que o grupo indique no textos as novas descobertas, pergunte:
  • Quem pode me dizer os nomes dos lugares onde vivem os gambás? Quem pode indicar no texto esses nomes?

No texto o aluno deve indicar que os gambás vivem em florestas na América do Sul, Central e ainda pode ser encontrado a espécie gambá-da- virgínia na América do Norte.

  • E as características, quem pode encontrá-las no texto?

Espera-se que eles leiam a parte do texto onde o gambá tem focinho pontudo, nariz rosado e olhos pretos e brilhantes, medem apenas 15 centímetros de comprimento, podendo ser do tamanho gato doméstico e ainda têm pelagem rala, de cor acinzentada ou quase preta.

  • Quais informações podemos considerar como curiosidade no texto? Considere se eles responderem que os gambás carregam seus filhotes em uma bolsa, por isso, são chamados de marsupiais.Além disto, eles podem falar sobre a outra técnica de defesa utilizada pelos gambás.

3. Depois dos registros feitos, faça a leitura das informações da tabela, destacando as informações que eles escreveram antes da leitura do verbete Esse momento é bastante oportuno pois eles irão também confrontar as ideias iniciais sobre o animal e perceber que aprenderam novas informações reais e técnicas.

Segue um exemplo da intervenção:

  • Veja que o que vocês colocaram antes em relação ao local onde vivem! Depois da leitura já possível saber os nomes dos locais! Siga esse modelo de intervenção com os outros tópicos.

4. Em seguida, afixe-os nos murais das escolas ou nas parede dos corredores as produções dos grupos,permitindo que outros alunos tenham acesso às informações sobre o gambá, divulgando esse tipo de conhecimento mais específico.Ainda cabe aqui questioná-los sobre os verbetes:

  • De que maneira a leitura e a análise do verbete foi importante para o preenchimento da última coluna ?

Espera-se que eles concluam que foi através da leitura que eles obtiveram essas informações.

  • As informações que descobrimos são reais ou inventadas? Quem vocês acham que coletam essas informações?

É importante que eles afirmem que no verbete, apesar de não trazerem o nome do autor, são informações reais , coletadas e divulgadas por cientistas.

  • Em quais outras situações fora da escola, por exemplo, vocês podem buscar a leitura de um verbete?

Considerem se eles responderem que a busca do verbete ocorre quando surge uma curiosidade , para uma explicação e exposição sobre um determinado tema, podendo também para o preenchimento de uma ficha técnica do animal ou produção de painéis em feiras de conhecimentos.

Espera-se que os alunos percebam a função do gênero, alcançando a finalidade da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP17 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano