Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Título: Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Título: Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete a imagem destas cartas de baralho para os alunos, ou desenhe-as no quadro. Peça que eles coletivamente quantifiquem as cartas apresentadas através de desenhos, palitinhos ou dedo das mãos. Faça pequenos desafios juntando quantidades, de acordo com as questões no discuta com a turma, e certifique-se de que os alunos saibam:
- A relação entre símbolo e quantidade;
- O registro, a leitura e a escrita numérica de quantidades;
- A quantificação com palitos.
Propósito: Quantificar os números e trabalhar a ideia de juntar e acrescentar.
Discuta com a turma:
- Qual carta do baralho tem menor valor?
- Qual tem maior?
- Se eu juntar a carta com o número 7 com a de número 1, com que número eu fico?
- E se eu tirar a carta número 3 e depois a 4, com quanto eu ficarei?
Título: Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 8)
Orientações: Confeccione todo o material antecipadamente. Disponibilize para cada grupo: palitos de picolé, as 45 cartas e as regras do jogo. É importante que esse material seja organizado pelas crianças no grupo, de forma que facilite a manipulação. Forme grupos com até quatro crianças. Apresente as regras e, se preferir, entregue uma cópia para cada um. Possibilite a leitura individual e coletiva, mas se considerar necessário leia para a turma. Deixe as crianças explorarem os materiais que fazem parte do jogo. É importante garantir o entendimento das regras. Portanto, amplie as possibilidades de discussão entre eles e certifique-se de que todos compreenderam antes de iniciá-lo.Caso considere necessário, faça adaptações nas cartas para quantidades até cinco, ampliando progressivamente a complexidade para quantidades até nove. Também é possível combinar que a cada rodada usem apenas duas cartas e, posteriormente, as três, como é proposto no jogo.
Propósito: Conhecer e se familiarizar com o jogo. Resgatar conhecimentos sobre contagem.
Discuta com a turma:
- O que faremos com as cartas retiradas?
- O que faremos com o palitos? Para que eles servem no jogo?
- Para ganhar o jogo o que é necessário?
Materias Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Título: Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8)
Orientações: Confeccione todo o material antecipadamente. Disponibilize para cada grupo: palitos de picolé, as 45 cartas e as regras do jogo. É importante que esse material seja organizado pelas crianças no grupo, de forma que facilite a manipulação. Forme grupos com até quatro crianças. Apresente as regras e, se preferir, entregue uma cópia para cada um. Possibilite a leitura individual e coletiva, mas se considerar necessário leia para a turma. Deixe as crianças explorarem os materiais que fazem parte do jogo. É importante garantir o entendimento das regras. Portanto, amplie as possibilidades de discussão entre eles e certifique-se de que todos compreenderam antes de iniciá-lo.Caso considere necessário, faça adaptações nas cartas para quantidades até cinco, ampliando progressivamente a complexidade para quantidades até nove. Também é possível combinar que a cada rodada usem apenas duas cartas e, posteriormente, as três, como é proposto no jogo.
Propósito: Conhecer e se familiarizar com o jogo. Resgatar conhecimentos sobre contagem.
Discuta com a turma:
- O que faremos com as cartas retiradas?
- O que faremos com o palitos? Para que eles servem no jogo?
- Para ganhar o jogo o que é necessário?
Título: Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8)
Orientações: Explique que o registro faz parte do jogo colaborando para que eles não se percam com as quantidades. Explore a tabela com os alunos. O registro contribuirá para a construção do algoritmo formal da adição. Portanto, é extremamente importante a verbalização matemática.
Exemplo: João não tinha nada, mas tirou no jogo as cartas 2, 3 e 4, ficando com um total de 9 palitos, ou seja, 2 mais 3 mais 4 é igual a 9 palitos. Ele tinha 9 na segunda rodada, tirou as cartas 8, 2 e um coringa, ficando com um total de 20 palitos na segunda rodada. Acrescentando os 9 que ele já tinha, fica um total de 29 palitos.
Propósito: Trabalhar a ideia de juntar e acrescentar.
Título: Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8)
Orientações: Entregue a atividade ao final da jogada, uma para cada participante, trata-se de uma atividade de metajogo. O jogo, como contexto significativo de problematização, vai possibilitar muitas aprendizagens matemáticas. Faça intervenções de modo a potencializar essas aprendizagens. Desafie a criança a pensar sobre o jogo, provocando reflexão sobre a atividade matemática. O desafio vai desestabilizar a criança e favorecer a metacognição e autorregulação do pensamento. Portanto, durante o jogo questione, faça perguntas que estimulem a reflexão.Você encontra exemplos de intervenção no Guia de Intervenção.
Propósito: Trabalhar a ideia de juntar, acrescentar e comparar quantidades.
Título: Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8)
Orientações: Esta atividade é um complemento da atividade anterior de metajogo. Peça que cada participante anote na tabela o seu nome e o total de pontos que fez ao final do jogo. Explique que depois apresentarão estes resultados para a classe.
Propósito: Fazer comparações de quantidades.
Título: Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)
Orientações: Peça que cada grupo apresente os resultados ( tabela do slide 8). Permita que contem como foi participar do jogo e o que aprenderam com ele. Nesse espaço da aula, estimule-os a comunicar suas impressões sobre o jogo. Ouví-los é sempre uma excelente oportunidade para que você reveja seu planejamento e avalie se a proposta foi interessante e gerou aprendizagem. Discuta com as crianças sobre algumas resoluções e registros que podem ter ocorrido durante o jogo ou que você observou.
Propósito: Compartilhar a resolução das problematizações que surgiram do jogo.
Discuta com a turma:
- Vocês gostaram do jogo? Gostariam de repetí-lo?
- Qual foi a parte mais difícil? Vocês conseguem ensinar o jogo para outros colegas?
- Aconteceu algo no seu grupo que você gostaria de compartilhar com a turma?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Título: Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)
Orientações: Essa atividade é um desafio em que as crianças vão precisar comparar as quantidades de pontos entre os ganhadores da turma. Eles poderão mobilizar diferentes conceitos do campo aditivo. Então, sugerimos que você professor(a) estimule-as a construir procedimentos próprios de resolução, seja individualmente na mesa, seja no grupo. Mas é importante que as crianças socializem seus caminhos no quadro para que suas estratégias sejam validadas. Lembrando que errar é permitido nas aulas de matemática, assim como nos diz Boaler (2018, p. 12): “nosso cérebro reage com maior atividade quando cometemos um erro [...]”
Propósito: Comparar quantidades entre os ganhadores.
Referência: BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Tradução: Daniel Bueno. Porto alegre: Penso, 2018.
Título: Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Retome com as crianças as ideias de juntar e acrescentar trabalhadas durante o jogo. Esse é um momento rico para as crianças elaborarem sínteses de conceitos e ampliarem a linguagem matemática.
Propósito: Sistematizar o conceito da adição e as ideias de acrescentar e juntar.
Discuta com a turma:
- Quem ganhou o jogo?
- Há alguma estratégia para ganhar?
- Quem tem mais chance nesse jogo de ganhar?
- O que conseguimos aprender com o jogo?
Encerramento
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: O encerramento da aula é uma retomada das ações e das atividades realizadas através do resumo da aprendizagem.
Propósito: Finalizar a aula, resumindo o aprendizado.
Título: Raio X
Tempo estimado: 6 minutos.
Orientações: A atividade proposta é uma situação simples, em que será possível perceber se as crianças conseguem compreender que um número pode ser formado por diferentes arranjos numéricos.
Propósito: Avaliar se os conceitos trabalhados na aula foram alcançados.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar