Atividade para impressão - Verbete de livro infantil
Plano de Aula
Plano de aula: Quais são as regularidades estruturais de um verbete?
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação da vida cotidiana, campo artístico e literário e campo da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica
Materiais necessários: Projetor de slides e tela, envelopes com os quebra-cabeças (atividades impressas e recortadas da maneira indicada), folhas de sulfite, cola branca, fita adesiva cadernos dos alunos para anotar as conclusões em forma de “Você sabia que …”
Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.
Dificuldades antecipadas: Embora esta seja a quinta aula de estudo do gênero “verbete”, mesmo que se tenha optado pela execução da sequência de atividades, é possível que os alunos apresentem dificuldade em organizar a forma como os verbetes aparecem: por ordem alfabética ou por tema, em colunas, grafados em letras com cores diferentes e fontes menores do que as comumente usadas em outros portadores textuais, entre outras características. Por isso, ao formar os grupos para a realização da atividade, opte por integrantes de níveis de conhecimentos diferenciados, a fim de que um ajude o outro verbalizando as características de diagramação e formatação. A organização da aula permite que seja usada unitariamente, pois há o levantamento de conhecimentos prévios, a observação das regularidades finalizando com a sistematização dos conhecimentos construídos nesta aula.
Referências sobre o assunto:
ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente o título da aula aos alunos. Pergunte: Qual seria a resposta?
- Diga-lhes que esta aula terá o objetivo de observar a maneira como o verbete se apresenta: formatação e diagramação. Ao descobrirmos, iremos sistematizar o aprendizado em forma de curiosidade: “Você sabia que…”
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos (3 minutos para cada slide)
Orientações:
- Peça-lhes que observem o slide. Questione o que vêem? Chame atenção para as características comuns: as letras são relativamente pequenas, há pouco espaçamento, há palavras em destaque, algumas pela cor azul, outras pela preta, algumas trazem ilustrações, outras não.
- Instigue-os a refletir sobre essas características apresentadas pela imagem. Inclua, no diálogo que estabelecerem, a expressão “diagramação de uma página de dicionário”. Conduza o olhar dos alunos para a formatação em colunas dos textos ali expostos, para a disposição das frases que lembram a forma de caixas retangulares.
- Proponha que levantem hipóteses sobre o motivo dessa organização. Neste momento é importante que nomeiem o veem: “páginas de um dicionário”. São assim diagramadas e formatadas para registrar, resumidamente, o significado e particularidades dos vocábulos de uma língua.
- A fonte ou título da imagem não aparece no slide propositalmente, para não antecipar a informação para os alunos. Legenda: “página de um dicionário, Google imagem”.
Materiais complementares: Link da busca no google imagens “página de um dicionário”. https://goo.gl/TzkD7j Acesso em 19/09/2018.
Introdução
Orientações:
- Pergunte aos alunos se identificam esta página. Certamente o visual dela (diagramação e formatação) fará com que a reconheçam como pertencente à internet. Pergunte sobre a sua finalidade? Leia em voz alta o nome do dicionário e o verbete, passando o cursor. se tiver internet disponível, será interessante mostrar o que acontece ao clicar em cima do verbete com o mouse, leia para que ouçam e, ao mesmo tempo, visualizem o que acontece.
- Peça-lhes que descrevam essa página: cores, formas, letras, espaços. Chame a atenção para o colorido, para as distâncias entre as palavras. Pergunte-lhes se essas características facilitam ou dificultam a leitura. Espera-se que digam que é importante porque dinamizam a leitura, pois quem busca significados pretende que seja tarefa rápida e objetiva. Sendo assim, os portadores são organizados para isso, como nesse caso.
Materiais complementares: Link para busca: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/gorgonzola/. Acesso em 16/09/2018.
Introdução
Orientações:
- As características dos gêneros textuais estão diretamente ligadas à função social que desempenham, é importante destacar essa informação e exemplificar por meio do “gênero verbete”. O verbete tem a função, entre outras, de desvendar para o leitor o significado de uma palavra ou expressão que o impede de dialogar com o texto que está utilizando. Desempenha a função metalinguística da linguagem, quando a língua é usada para decifrar a própria língua. Por isso, para facilitar a compreensão esse gênero é repleto de explicações que giram em torno do “objeto de pesquisa”, no caso a palavra a ser “significada” pelo dicionário ou por uma enciclopédia.
- Questione os alunos: “Vocês conseguem identificar a que portador pertence o texto exposto no slide?” Provavelmente reconheçam a Wikipédia, devido às buscas no google, se tiverem acesso aos recursos tecnológicos contemporâneos. Caso não reconheçam, apresente-a como uma enciclopédia digital.
- Questione: “Qual a função social da enciclopédia online?” Ouça as respostas, esclarecendo que enciclopédia digital é um recurso disponível para pesquisarmos os significados ou ter mais informações sobre determinados assuntos, assim como a enciclopédia física.
- A Wikipédia é uma enciclopédia digital que traz diversas informações sobre os vocábulos e assuntos nela pesquisados, apresenta recursos como os hiperlinks que podemos acessar dando apenas um clique com o mouse. A busca sendo feita pela “aba de pesquisa” também otimiza bastante o tempo de pesquisa, pois não há um tempo dedicado a “localização” da palavra (como ocorreria no meio físico). Para que os alunos compreendam, leve-os a pensar sobre. Se tiver internet disponível, acesse o link da Wikipedia e faça a pesquisa de alguma palavra, para os alunos acompanharem como funciona.
Materiais complementares: Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Madre_Teresa_de_Calcut%C3%A1. Acesso: 29/09/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Prepare antecipadamente o material que será utilizado nessa atividade. Faça cópias, se possível coloridas, dos arquivos que estão nos materiais complementares. As imagens de verbetes deverão ser recortadas e embaralhadas. Nos documentos já sugerimos a divisão das partes, como se fosse um quebra-cabeça. Há mais de uma imagem por página, para facilitar a impressão. Calcule uma imagem completa de cada verbete para cada grupo.
- Proponha-lhes o desafio: “Quem sabe, monta!”. Forme grupos de quatro alunos, unindo-os por nível de conhecimento. Garanta que em cada grupo haja alunos com níveis de leitura diferentes, para que um possa ajudar o outro.
- Explique-lhes que o desafio será o de organizar verbetes, que foram recortados em partes, esclareça que pensar sobre o meio em que foram veículados (físico ou digital) pode ajudar na montagem.
- Faça no quadro da sala 4 colunas com os títulos das fontes dos verbetes que irão montar: livro infantil, dicionário infantil, dicionário online e enciclopédia online. Avise os alunos que quem terminar de montar e colar, deve identificar a fonte do verbete e colar com fita adesiva, na coluna correspondente, no quadro.
Materiais complementares:
Verbete de livro infantil: EDUAR, Gilles. Brasil 100 palavras. São Paulo: 2016. p.18. Clique aqui.
verbete de dicionário infantil: SARAIVA, Infantil de A a Z. Dicionário da Língua Portuguesa Ilustrado. 3.ed. São Paulo: 2017.p.325. Clique aqui.
dicionário online: Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=&t=&palavra=lontra. Acesso em 09/10/2018. Clique aqui.
enciclopédia online: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Capuchinho_Vermelho. Acesso em 10/09/2018. Clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete no slide as instruções do jogo ou forneça a cada grupo uma cópia dessas orientações para que saibam com proceder.
- Cada grupo receberá quatro folhas de papel A4, um envelope contendo recortes, como se fosse mini quebra-cabeças, de verbetes de: enciclopédia infantil, dicionário infantil de Língua Portuguesa, enciclopédia on-line e dicionário on-line.
- Após a montagem dos verbetes, deverão colá-los, cada um em uma folha de papel A4, classificando-os quanto a sua origem.
- Em seguida, deverão fixar, classificando, os verbetes formulados no quadro da sala que estará dividido em quatro colunas nomeadas com o nome das fontes dos verbetes em estudo.
2. O propósito dessa atividade é que vivenciem a diagramação e formatação de páginas onde veiculam esse gênero, experimentando diagramar e formatar.
3. Enquanto estiverem trabalhando nesta tarefa, ande pela sala, ouça as hipóteses, faça intervenções pontuais por meio de perguntas. Estimule o pensamento para encontrar respostas baseadas no conhecimento que já possuem sobre; que conversem com os colegas e, assim, interajam melhor com o estudo que está sendo realizado. Determine o tempo máximo de quinze minutos para realização.
Materiais complementares: quatro folhas de papel A4 para cada grupo, cola branca, fita crepe ou durex largo, canetinhas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a montagem do painel, peça-lhes que observem e vejam se algum grupo fez alguma colagem muito diferente do outro. Se houver, poderá ajudá-los a perceber as regularidades por meio dos questionamentos e da sistematização que segue.
- Proponha uma análise geral das características da diagramação e da formatação dos verbetes por meio de perguntas:
- “Todas as montagens trazem o verbete e sua definição com letras, cores e tamanhos diferentes?
- “Qual estão dispostos em ordem alfabética?” “Quais trazem aba de pesquisa?” (os verbetes de dicionários e enciclopédia física estão dispostos ordem alfabética, os digitais não necessitam desse tipo de organização, justamente pelo possibilidade de busca pela aba de pesquisa).
- “Como é o formatação do texto?” (As frases que compõem o significado do verbete são dispostas em forma de retângulos. Ao olharmos para o conjunto de verbetes de um dicionário ou de uma livro infantil, identificamos colunas de palavras, com pouquíssimo espaço entre as frases. No meio digital há mais espaçamento e a possibilidade de haver maior quantidade de informação)
- “Quais informações aparecem no texto? Todos seguem o mesmo padrão?” (Espera-se que notem o padrão das enciclopédias: termo, comentário ou definição, detalhamento ou curiosidades, palavras de remissão ou índice com hiperlinks; e nos dicionários: termo, aspectos gramaticais (divisão silábica, classe da palavra, variações, como a escrita no feminino ou plural) definição, frase que contextualiza o uso do termo)
Desenvolvimento
Orientações:
- À medida que forem respondendo a essas perguntas, registre no flip chart. Observe alguns aspectos comuns do gênero verbete:
- O termo que o verbete visa definir é grafados com destaque, com cores ou tamanhos diferentes do resto do texto (recurso da formatação digital).
- O significado é registrado de maneira breve, podendo haver ou não palavras de remissão (hiperlink nos meios digitais).
- As frases que compõem o significado do verbete são dispostas em forma de retângulos.
- Livros compostos por verbetes dedicados ao público infantil possuem ilustrações, assim como as enciclopédias digitais.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Retome a pergunta que inicia a aula: “A organização de um verbete tem forma geométrica?” Certamente, responderam que sim.
- Para encerrar o estudo do dia, organize as respostas anotadas no flip chart para redigirem juntos a sistematização desse estudo por meio do gênero descontraído “Você sabia que …”
- Peça-lhes que registrem no caderno de anotações escolares o texto que produzirão juntos. Redija no flip chart para que fique exposto na sala de aula para consulta.
A seguir, algumas ideias para o “Você sabia…”:
- Os termos definidos pelos verbetes são grafados em destaque de cor e tamanho, esse termo pode aparecer com letra inicial maiúscula (como no dicionário).
- O significado é registrado, geralmente, de maneira breve, com palavras separadas por vírgulas e pontos.
- As frases que compõem o significado do verbete são dispostas em forma de retângulos.
- Ao olharmos para o conjunto de verbetes de um dicionário ou de um livro infantil, identificamos colunas de palavras, com pouquíssimo espaço entre as frases.
- Os livros compostos por verbetes dedicados ao público infantil possuem ilustrações e a enciclopédia digital também.Os verbetes dos dicionários de Língua Portuguesa e as enciclopédias físicas são organizados por ordem alfabética. As digitais possuem “aba de pesquisa”.
- Enciclopédias e dicionários digitais possuem hiperlinks, é possível acessar palavras que se relacionam com o verbete em um clique.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes;
Verbete de livro infantil, disponível aqui;
Verbete de dicionário infantil, disponível aqui;
Verbete de dicionário online, disponível aqui;
Verbete de enciclopédia digital, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Drive (Docs – tutorial disponível aqui; Apresentações – tutorial disponível aqui, e Jamboard, disponível aqui).
Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a observarem a formatação e diagramação dos verbetes (se estiverem seguindo essa sequência de planos de aula, eles já devem estar familiarizados com o gênero). Envie a 1ª imagem que está na Introdução do plano original com as perguntas: “O que vocês veem? Imaginam o porquê desta organização (letras pequenas, pouco espaçamento, formatação em uma caixa de texto retangular)?” Depois, envie as duas outras imagens e pergunte o que mudou e por quê. Diga para eles enviarem as respostas no grupo, de modo que todos possam vê-las. Envie uma devolutiva em áudio ou texto. É importante que eles percebam que é possível ter mais liberdade na formatacão dos verbetes digitais/online, pois não há preocupação com a extensão ou peso das publicações. Vale a pena chamar a atenção também para o uso de hiperlinks nos verbetes online, que são associações rápidas a outras páginas ou verbetes complementares.
Desenvolvimento
Convide os estudantes, usando este mesmo canal de comunicação, a montarem alguns verbetes e dizer de onde foram retirados (dicionário infantil, livro infantil, dicionário online e enciclopédia online). Você vai precisar recortar e embaralhar as partes dos verbetes antes de enviar aos estudantes, pois nas imagens disponíveis no plano original elas estão ordenadas (há marcações de onde recortar). Se os estudantes de sua escola estiverem buscando materiais físicos, procure entregar as partes já recortadas. Caso prefira enviá-las digitalmente, faça prints das imagens e apare as laterais. Com as imagens separadas, você pode colocá-las em um arquivo no Google Drive para que os estudantes organizem. Faça uma cópia do arquivo para cada estudante e envie o link. Em todos os casos, estipule um prazo para o término desta tarefa e combine uma videochamada para socialização.
Fechamento
Combine uma videochamada para socialização da atividade. Utilize os questionamentos e orientações do plano original para aprofundar a discussão sobre a montagem dos verbetes, suas características e relação com seus portadores. Compartilhe sua tela para mostrar os verbetes montados e apoiar a reflexão. Depois, abra um arquivo no Word ou no Google Docs e convide os estudantes a escrever coletivamente um “Você sabia…” sobre os verbetes. Utilize as orientações do plano original. Envie o arquivo digitado ou solicite que copiem as conclusões no caderno. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Caso não seja possível realizar a videochamada, solicite que comentem sobre a experiência da atividade e elaborem um “Você sabia…” sobre os verbetes. Reúna as respostas em um só arquivo para compartilhar com todos e organize uma devolutiva para toda a turma. Para compartilhar as respostas, você pode propor que os estudantes utilizem um mural virtual como o Padlet (tutorial disponível aqui).
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a participar da montagem dos verbetes, sem dar as respostas as crianças, mas chamando a atenção para detalhes que podem ser observados. As famílias podem auxiliar também no envio das tarefas e no recebimento das devolutivas enviadas pelo professor.