14444
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reescrita de lenda: primeira ou terceira pessoa?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Reescrita de lenda: primeira ou terceira pessoa?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andréia Cristina Berretta Martins

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Texto “É índio ou não é índio?”, disponível aqui;
Texto “Juruá vira peixe”, disponível aqui;
Atividade do plano 5, disponível aqui, e resolução disponível aqui;
Texto “Iauaretê-mirim e o rio”, disponível aqui, e atividade do plano 6, disponível aqui;
Link para texto lacunado no Google Forms, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Capa do Livro “As fabulosas fábulas de IAUARETÊ” e biografia da ilustradora, disponíveis aqui;
Ilustração da história “Iauaretê-mirim e o rio”, disponível aqui;
Google Formulários (tutorial para criar um teste com gabarito disponível aqui).

Introdução
Esta é a adaptação dos planos 05 e 06 desta sequência, por isso em alguns momentos haverá mais de uma opção de percurso. Para iniciar, apresente aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, uma outra versão da história “É índio ou não é índio?”, lida na aula passada. Essa versão está nas imagens dos slides da introdução do plano original. Se não for possível enviar as imagens, grave um áudio com a sua leitura. Depois, pergunte se houve algum estranhamento na leitura da história e o que poderia ser feito para melhorá-la. Diga para enviarem suas respostas ao grupo, de modo que todos possam compartilhar ideias. Dê uma devolutiva esclarecendo que a história foi contada por um narrador personagem, mas que alguns verbos não estão concordando com o sujeito.

Desenvolvimento
Escolha uma das histórias do livro “As fabulosas fábulas de IAUARETÊ” para enviar aos estudantes (se possível, envie o texto e o áudio com a sua leitura). O plano 05 propõe a história “Juruá vira peixe” e o plano 06, “Iauaretê-mirim e o rio”. Em ambos os casos, comente sobre o livro e as ilustrações, de forma que os estudantes possam antecipar o que vão ler. Envie os primeiros questionamentos, que dizem respeito à forma de composição das histórias: quando e onde a história se passa? Quais são os personagens? Qual é o conflito inicial ou “conflito gerador”? Qual é o desfecho? O narrador é personagem ou observador?
Envie a segunda parte da atividade, para reflexão sobre concordância verbal, no caso da história “Juruá vira peixe” (disponível aqui), ou foco narrativo, no caso de “Iauaretê-mirim e o rio” (disponível aqui). Escolha um dos dois percursos para realizar com os estudantes e siga as orientações dos planos originais. Estipule um prazo para o término e envio da atividade a você.
Analise o material recebido para dar uma devolutiva aos estudantes. Tanto o plano 05 quanto o 06 trazem muitas orientações para condução das discussões e aprofundamento da reflexão dos estudantes sobre as temáticas desenvolvidas; utilize-as para enriquecer suas devolutivas e mediações.

Fechamento
Para concluir a atividade, envie o link do Google Forms (disponível aqui) que traz um texto lacunado sobre a estrutura do gênero, com alternativas de respostas, e uma pergunta com resposta aberta: “Se você fosse produzir uma lenda indígena, qual foco narrativo escolheria? Por quê?” Com essa ferramenta, logo após responderem, os estudantes já têm acesso a um gabarito para autocorreção.
Mas para que você, professor, tenha acesso ao nome e às respostas dos estudantes de sua turma, será necessário criar um formulário de sua autoria. Para isso, utilize o modelo que criamos e assista ao tutorial que separamos para você (disponível aqui). Estipule um prazo para o término dessa atividade e organize uma devolutiva final para toda a turma.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a ler as lendas junto com as crianças, conhecendo mais sobre a literatura e os autores indígenas. As famílias podem auxiliar também na comunicação dos estudantes com a turma e no recebimento e envio das tarefas ao professor.

Sugestão Enviada Por: Renata Capovilla e Greta Fragata


Código: LPO4_02SQA06

(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas