14441
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificando sinais de pontuação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Identificando sinais de pontuação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Vídeo “Trânsito na Índia”, disponível aqui;
Texto “Carta para o Homem-Mico”, disponível aqui;
Cartela de pontuação e suas funções, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Apresentações (tutorial disponível aqui) e Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o vídeo da introdução do plano com as seguintes perguntas: “Vocês já presenciaram um trânsito assim? Por que vocês acham que isso ocorre nesse local? O que vocês acham que poderia organizar esse trânsito?”. Diga para enviarem as respostas ao grupo, para que todos possam vê-las. Complete as respostas de modo que percebam que sinais e placas de trânsito poderiam favorecer muito a organização dos carros (se possível, envie a imagem de algumas placas de trânsito, para que percebam que cada uma corresponde a uma orientação diferente para o trânsito). A ideia é estabelecer uma comparação entre os sinais de trânsito e os sinais de pontuação, que estabelecem organização e dão sentido aos textos.

Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, um trecho da fábula “A cigarra e a formiga” (está no desenvolvimento do plano e não possui pontuação). Solicite que digam se houve algum estranhamento na leitura. Após receber algumas respostas, envie o mesmo texto, agora com pontuação, e questione se a compreensão foi melhorada. Diga que agora eles vão ler um texto mais longo, “Carta ao Homem-Mico”, e que o desafio será grifar toda pontuação que encontrarem e escrever sobre a função de cada uma delas no texto. Se possível, grave um áudio com sua leitura, favorecendo a compreensão daqueles que ainda não têm leitura fluente. Caso não seja possível entregar o texto impresso para os estudantes grifarem, crie um arquivo no Google Docs ou Jamboard, que permitirá cumprir esta tarefa (lembre-se de enviar uma cópia do arquivo a cada um, caso contrário todos editarão o mesmo texto). Estipule um prazo para término e envio da atividade.

Fechamento
Combine uma videochamada para lerem juntos o texto, grifarem e nomearem as pontuações, e atribuírem suas funções na escrita. Para fazer essa análise junto com os estudantes, abra o arquivo digitalmente e compartilhe sua tela. Vá controlando as respostas e mediando eventuais equívocos. Apoie-se nas orientações do plano original para aprofundar a discussão. Para finalizar, preencham juntos a tabela que traz as pontuações e espaços para nomear e descrever suas funções. Solicite que os estudantes façam o registro dessa tabela no caderno, ou envie o arquivo digitado a todos. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Caso não seja possível realizar a videochamada, envie alguns questionamentos do plano original para que possam refletir sobre a função de cada pontuação no texto. Depois, envie a tabela para preenchimento das conclusões sobre os sinais e suas funções. Incentive os estudantes a conversarem entre si, por mensagem ou telefonema, para trocarem ideias sobre essa atividade e elaborarem respostas juntos. Estipule um prazo para envio das respostas e dê uma devolutiva geral para a turma.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a ler a “Carta ao Homem-Mico” junto com as crianças. Essa é uma carta divertida e que, em alguns momentos, traz ironia, que pode não ser compreendida tão facilmente pelas crianças. As famílias podem auxiliar também na reflexão sobre a função da pontuação na escrita, além de favorecer o acesso aos materiais enviados pelo professor e a entrega das atividades.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_01SQA07

(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas