14440
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Carta de leitor: Adjetivos na composição

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Carta de leitor: Adjetivos na composição

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Materiais complementares:
Texto lacunado, disponível aqui.

- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Site para sortear nomes, disponível aqui;
Vídeo: Belezas do Cerrado, disponível aqui;
Dicionário Online, disponível aqui;
Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Oriente os alunos sobre a brincadeira inicial através de um áudio, pelo WhatsApp. Você pode usar o próprio aplicativo do WhatsApp ou um site para sorteios. Marque uma videochamada pelo Google Meet ou pelo Zoom, ou crie um mural no Padlet, para que cada aluno descreva quem tirou, sem citar o nome. Os demais poderão tentar descobrir pela descrição de quem se trata comentando no próprio mural.

Desenvolvimento
Compartilhe o texto lacunado em um documento do Google. Desafie os alunos a identificarem o problema utilizando o recurso “comentários” no documento. Compartilhe um áudio pelo WhatsApp com as orientações, ou, se estiver na videochamada, faça a atividade coletivamente, utilizando as perguntas sugeridas no plano. Se achar necessário, envie o link do vídeo sobre o Cerrado pelo WhatsApp. Depois de identificarem que faltam palavras, peça que tentem completar coerentemente o texto, depois de assistirem ao vídeo. Para isso, crie um documento individual, de modo que os alunos possam escrever suas respostas. Você poderá dar devolutivas individuais nos próprios documentos ou em áudios enviados pelo WhatsApp.

Fechamento
Compartilhe novamente o texto completo, pelo documento do Google ou pelo WhatsApp (como foto), e mande as orientações sugeridas no slide por áudio. Peça que façam a lista de outras palavras possíveis no caderno, e que compartilhem através de foto pelo mesmo canal.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero explorando outras cartas e matérias dos sites indicados nas atividades. Convide-os a assistirem ao vídeo juntos e compartilharem com o professor ou com os colegas o que acharem interessante. Quem sabe não surge a vontade de enviar uma carta para um site de revista ou jornal?

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_06SQA07

(EF03LP23) Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), digitais ou impressas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas